VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Segunda-feira, 2 de Setembro de 2019

Resposta

A melhor resposta possível ao mau jogo da semana passada: vitória convincente numa das saídas mais complicadas no campeonato. Sem sermos brilhantes, voltámos pelo menos a ser uma equipa mais ligada, mas voltámos a exibir uma das facetas mais preocupantes do nosso futebol: a extrema falta de inspiração da nossa dupla de avançados, que só à sua conta deve ter desperdiçado uma meia dúzia de ocasiões flagrantes de golo.

 

 

Notas de destaque na nossa equipa para o regresso do André Almeida e a presença do Taarabt no meio campo para formar dupla com o Florentino. Quanto ao jogo, após um período inicial em que ambas as equipas estiveram algo expectantes, tornou-se depois relativamente aberto, com as equipas a tentar chegar rapidamente à frente quando tinham a bola. Mas apesar do jogo ser repartido em termos de posse de bola e ataques, o Benfica conseguiu quase sempre ser muito mais perigoso, sobretudo quando foi capaz de subir a linha de pressão bem para dentro do meio campo do Braga. Uma diferença óbvia e para melhor no nosso jogo foi dada pela presença do André Almeida na direita. Mesmo sem precisar de fazer um grande jogo, termos um lateral com a capacidade de conduzir a bola e cruzar com o pé direito deu-nos logo muito mais profundidade por aquele lado e não fomos uma equipa tão balanceada para a esquerda, como tinha sucedido nos últimos jogos. No meio, o Taarabt foi extremamente agressivo nas tarefas defensivas, o que é uma faceta que definitivamente não lhe associava. Uma característica essencial para um 'numero oito' e uma demonstração que está mesmo um jogador transfigurado com o Bruno Lage. Logo nos minutos iniciais a arbitragem não viu um corte grosseiro de um jogador do Braga com a mão quando o De Tomas tinha a possibilidade de se isolar após um pontapé longo do Vlachodimos. O Benfica chegou ao golo aos vinte e cinco minutos, num penálti marcado pelo Pizzi depois do Florentino ter sido pontapeado na cara. Em vantagem, o Benfica começou a criar ocasiões de golo sucessivas e suficientes para ficar mais descansado no jogo, mas só o Seferovic conseguiu desperdiçar três escandalosas quando o que parecia mais fácil era marcar. O que nos podia ter custado caro, porque o Braga não criou muitas ocasiões de golo mas quando criou uma, o Ricardo Horta acertou no poste quando estava em muito boa posição para marcar.

 

 

Se podíamos recear uma segunda parte complicada, depressa ficámos descansados. Ao fim de apenas seis minutos já tínhamos dilatado a vantagem para três golos. Primeiro com mais um golo do Pizzi, logo aos dois minutos. Uma boa jogada colectiva do Benfica, a fazer circular a bola em jogo interior para libertar o André Almeida na direita, que depois fez o cruzamento a meia altura para a área, onde surgiu o Pizzi a finalizar muito bem de primeira e com o pé esquerdo. Nada melhor para o André Almeida do que assinalar o regresso à equipa com uma assistência para golo, a exemplo daquilo que tantas vezes fez a época passada. Quatro minutos depois, um autogolo do Bruno Viana quando tentou interceptar um cruzamento do Seferovic, que fugiu pela esquerda, para o De Tomas. O jogo ficou praticamente decidido aí, apesar de ainda haver muito tempo para jogar. Mas o Benfica estava muito confortável no jogo, e apesar do Braga nunca ter deixado de tentar chegar ao golo a verdade é que não conseguia criar muito perigo, enquanto que o Benfica ia tendo cada vez mais espaço para tentar contra-atacar com sucesso. Já com o Jota em campo, no lugar do De Tomas, o Benfica deu uma expressão ainda mais dilatada ao marcador e chegou ao quarto golo a cerca de um quarto de hora do final. Novo autogolo, desta vez do Esgaio, quando cortou de forma desastrada um cruzamento do Jota que seguia na direcção do Seferovic ao segundo poste. Uma vitória bastante folgada num campo onde muitos antecipavam que passássemos por dificuldades e o resultado ideal para espantar os maus espíritos criados com a exibição da semana passada.

 

 

Os melhores do Benfica foram a dupla do meio campo, Taarabt e Florentino. Uma boa parte do nosso jogo passou sempre pelos pés do marroquino, que ainda mostrou a agressividade defensiva suficiente para podermos vê-lo finalmente como uma alternativa válida ao Gabriel. O Florentino fez mais uma exibição ao nível do que tem vindo a mostrar e que o tornam neste momento praticamente um titular indiscutível. À medida que ganha experiência e confiança está também a aventurar-se cada vez mais em zonas próximas da área adversária. O Pizzi voltou a ser decisivo e mais uma vez se confirma que quando ele se ausenta de um jogo, como na semana passada, somos muito diferentes para pior. Uma menção também para o Ferro, que na minha opinião fez um jogo muito bom, dando também uma óptima resposta à exibição menos feliz no Clássico.

 

Vamos para a primeira pausa no campeonato no segundo lugar, um ponto atrás do surpreendente Famalicão. Depois do enorme apagão da semana passada foi bom ver o Benfica responder desta forma e voltar a ganhar confortavelmente. Esperemos que entretanto o Gabriel possa recuperar da lesão para que nos apresentemos mais fortes no regresso.

tags:
publicado por D`Arcy às 00:22
link do post | comentar
19 comentários:
De BI-Campeão EUROPEU a 2 de Setembro de 2019 às 01:02
Hoje sim, hoje houve verdadeiro Benfica e não uma equipazinha em greve como se viu no jogo contra o porto.
A jogarmos assim em todos os jogos e não deixando os árbitros prestarem "serviços" ao porto, seremos de certeza Campeões Nacionais.

Depois de ver o porto - guimarães em que o melhor jogador do porto foi o árbitro carlos xistra, ainda não me cabe na cabeça como é que o Benfica perdeu contra essa equipazita so sérgio conceição.

O Benfica, maior do que todos os outros, não pode andar a dar abébias e consequentes desgostos aos seus fidelíssemos sócios e adeptos.

Viva o Benfica.
De Anónimo a 2 de Setembro de 2019 às 01:02
Um jogo normal, dentro do que tínhamos vindo a fazer. O Jogo da semana passada não conta, foi feito contra uma equipa que estava dopada. Estava, realmente, toda dopada.

Quem viu o jogo que fizeram hoje com o Guimarães, uma equipa cansada que tinha jogado há 3 dias, como o Braga, percebe-se o estado em que os jogadores estavam há uma semana. Hoje ressacaram.

Por isso tiveram de ter a ajuda do árbitro, um árbitro que habitualmente nesta ocasiões os ajuda sempre.
Um árbitro que devia já estar reformado mas que continuou mais um ano para fazer o serviço de hoje e mais algum que iremos ver no futuro.

Já vimos isto feito muita vezes. Só alguém muito distraído, ignorante ou crédulo ainda não percebeu.
De Redpower a 2 de Setembro de 2019 às 09:09
100% de acordo!
De Redpower a 2 de Setembro de 2019 às 09:08
Plenamente de acordo. Com o Rafa mais apagado surgiu um Taarabt que penso ter ganho o lugar ao Samaris.

Para os lados do Porto começou a badalhoquice. Aos 46s viu-se logo o que estava preparado. E o que dizer do amarelo patético dado ao Taarabt?

Enfim, parabéns à equipa que nos está a habituar mal. Tudo o que seja menos de 3, já parece pouco. E ontem foram mais 4 ao Braga em sua casa...
Servirá para acalmar os maluquinhos? Acho que não!

Esses vão dizer que os avançados falharam muitos golos (o que até nem é mentira), que o Lage é um menino e que se fosse outro teria dado 10, que o Pizzi só joga quando lhe dão espaço, que não gostam do penteado do Raul de Tomas, e tudo o que de mais negativo encontrarem. Desde já peço desculpa a esses malucos por lhes tirar as idiotices da boca, mas assim até lhes poupo o trabalho de escreverem.

VIVA O BENFICA!
De Anónimo a 2 de Setembro de 2019 às 18:04
O Taarabt já tinha ganho o lugar na pré-época. A estratégia de Lage é que falhou, e eu que não sou treinador já esperava que falhasse. A estratégia consistia em rodar Samaris para o jogo com os porcos. Nem Samaris conseguiu ganhar ritmo, e Taarabt perdeu ritmo.
De antonio fonseca a 2 de Setembro de 2019 às 10:01
Bom dia,

Completamente de acordo com o comentário. Este jogo não teve nada a ver com o que disputámos com os corruptos de contumil, onde ontem eles foram ajudados pelo xistra para se imporem contra o Vitória.

Dizer que da exibição da nossa equipa o que menos me impressionou foi o Rafa, algo distante daquilo que já o vimos fazer esta época.

Saudações benfiquistas.
De RedRyan a 2 de Setembro de 2019 às 10:45
A ver mesmo se os nossos avançados começam a acertar com a baliza. Ja esta na hora de mostrar serviço.
O Benfica aproveitou bem o cansaço do Braga e tivemos um Pizzi em forma. Mais do que tudo isso precisamos de alternativas para quando não temos Pizzi em forma ou não joga. Convinha imenso termos alternativas.
De Anónimo a 2 de Setembro de 2019 às 10:56
Boa D' Arcy...gosto quase sempre muito de ler o q escreves.

No post sobre este jogo, acho q faltou a referência ao melhor em campo, q concordarás cmg...deveria ter sido o BF :)
De D`Arcy a 2 de Setembro de 2019 às 12:22
O BF estava ocupado a ser o melhor em campo no jogo do Real Madrid. A par do Beto.
De Henrique Teixeira a 2 de Setembro de 2019 às 15:33
Concordo plenamente com o que o D´Arcy escreveu.
Posto isto gostaria de expressar o seguinte:
Desagrada-me ouvir chamar RDT ao nosso ponta de lança espanhol. RDT soa a sigla de empresa, de companhia, de sociedade, de banco, etc.
Porque o DÁrcy merece, se ele, que é pessoa que admiro, estiver de acordo veria com muito agrado o regresso a este blog de ex-comentadores que aqui opinavam com alguma frequência. Caso tenham vida e saúde como é óbvio, e esta minha lembrança chegue ao conhecimento de pelo menos alguns e a mesma lhes faça voltar a vontade de escreverem.. Muitos mais haverá, mas com pedido de desculpas para os que não me ocorreram, aqui deixo a identidade dos que me vieram à memória:
Com nomes próprios: Vítor Monteiro, António Barreto, João Coelho, Joaquim Rato, Rui Sérgio Guerra, Ricardo Antunes, Miguel Barata, Artur Hermenegildo, Francisco B, Rui Pedro Nascimento, Manuel, Luís Agostinho, Jorge Ventura, José. o Alfredo, Fernando Lopes, Conceição, Clara, Inês Lima. Com outra identificação: Moléculas de amor, Angolano Vermelho , Gramoxone, Arrifana, Ogamaras, Marcorijo, Mega.
Como ultimamente têm aparecido muitos anónimos é natural que entre eles estejam alguns que mencionei, como também é natural que um ou outro dos mencionados tenham escrito ultimamente algo que me tenha passado despercebido..
O Manuel Afonso, que era assíduo, escreve noutro blog e o mais assíduo de todos E Pluribus Unum, se não mudou de identidade, ultimamente não tem aparecido.
Goste-se muito ou goste-se pouco das opiniões e dos comentários de cada um, todos fazem parte da Grande Família Benfiquista.
Caso esta minha lembrança não seja apreciada, desde já peço desculpa.
Feliz pela vitória em Braga despeço-me com Saudações Benfiquistas.
De Joaquim Rato a 3 de Setembro de 2019 às 12:17
RDT até é engraçado, e penso que ele não se importa. E o que interessa é que é bom jogador. Apesar de não estar a jogar na sua posição. O que desagrada mesmo, é ir-mos disputar este campeonato com os porcos com, possivelmente, um plantel inferior. E isto acontece quando estamos robustos economicamente, e os porcos praticamente falidos. Mas ao ventoinha só interessa as negociatas com o mendes. Por isso, pela quantia com que comprámos dois jogadores, e um é suplente, os porcos compraram 4 ou 5 titulares. E como o ventoinha pensa que a maioria dos benfiquistas não passa de uma cambada de néscios, e se calhar tem razão, lá comprou mais um jogador, ao preço a que o porto compra titulares, para a equipa B. O ventoinha anda há 5 anos a gozar com o pessoal. Primeiro manda embora um técnico muito competente, porque não papava as negociatas que ele tem andado a fazer, esta é que é a verdade, a treta do projecto da formação não passa de um embuste para papalvos e para alimentar a propaganda dos avençados, que são mais que as mães, e vai buscar um chouriço muito incompetente, mas que papava as negociatas todas, por isso o foi buscar. E como mentiroso compulsivo e populista que é, ainda deixou a mensagem:ainda íamos ter muitas saudades dele. O chouriço que ele uns meses antes queria vender, como se tivesse na feira da ladra.

Só um alerta para o ventoinha. Andas a esticar muito a corda, mesmo muito. Este ano, mais uma vez, não me esqueço do ano do penta, estás a dar o braço aos porcos. Estes, mesmo falidos, tem o guarda-redes que Lage queria, e que tu não lhe deste, depois de tudo o que ele fez por ti. E também parece, como fizeste com o chouriço, que já andas a dar ordens aos avençados para fazerem cair a responsabilidade sobre Lage se as coisas correrem mal. Olha que o ano que vem é ano de eleições, a liga dos campeões pode correr muito mal, e há muito benfiquista que está farto das tuas mentiras e negociatas. E mais, gostam muito de Lage, ao contrário da tua pessoa, que já não conseguem ver.
De Anónimo a 3 de Setembro de 2019 às 15:46
Bom dia benfiquista.

Olha melhor um Vieira que um Vale e ezvede ! Porque os socios no tempo deste estavam à dormir durante anos no Vietnam.
Dorme por favor e deixa o Benfica ganhar ! Obrigado.
De Anónimo a 4 de Setembro de 2019 às 12:24
Com os meus 20 votos não se vai reeleger.
De Artur Hermenegildo a 3 de Setembro de 2019 às 12:46
Viva meu caro. Obrigado pela referência à minha pessoa.

Tenho comentado aqui de vez em quando, e é sempre com prazer que o faço, neste blogue onde até já escrevi noutros tempos.
De Jose Marcelino a 2 de Setembro de 2019 às 15:52
Belo jogo Melhor resultado Como diz o anônimo no domingo passado hoje confirmou se que tínhamos jogado contra uma equipa A SUPER DOPADA

De Dias Pereira a 3 de Setembro de 2019 às 11:44
Bom dia.
Foi, de facto, a resposta que era indispensável depois do jogo da jornada anterior...
Mas, não faz - nem pode fazer! - esquecer a miserável exibição da semana passada, contra um adversário que nos é bem inferior, independentemente de todas as considerações que queiram fazer, ou que tentem descortinar para servir de desculpa a tudo - e foi muito! - o que não fizemos nesse jogo. Jogadores e treinador.
O jogo de Braga foi, sim, diferente. Mas não tanto quanto se queira fazer crer...
Jogámos com a determinação que se impunha, impondo pressão constante sobre o adversário e sobre a bola, privilegiámos um futebol bem mais objectivo e vertical do que o da semana passada, cometemos muito menos erros na saída para o ataque, e... e pouco mais. Na zona da verdade voltámos a debitar uma série de cruzamentos para as cabeças dos defesas adversários e, nas ocasiões de golo que criámos - quase todos através de passes em profundidade - vimos os pontas-de-lança estarem ao nível do que é comum num jogo de casados e solteiros.
É verdade que o jogo ficou mais fácil depois do penalty que deu o primeiro golo, mas também é verdade que continuámos a não construir grande coisa, em termos de ataque.
De tal forma, que se pode dizer, com toda a verdade, que a melhor jogada do desafio - e uma das únicas com pés e cabeça... - foi a que deu o segundo golo, logo a abrir a segunda parte.
De resto, muita parra e pouca uva. O que quer dizer: muito sprint do Rafa e resultados nenhuns; muitos lances de bola parada e aproveitamento nulo; muitos cruzamentos para a área adversária e quase nenhuns com conclusão dos nossos jogadores... mau grado os dois auto-golos dos defesas do Braga.
Globalmente, como equipa, estivemos melhor - bem melhor, mesmo... - do que na jornada anterior. Também era praticamente impossível não estar melhor!
Individualmente, concordo com o D'Arcy quando destaca o duplo pivot do meio campo. O Ferro esteve melhor - o que também não era difícil... - e o Rúben Dias foi competente. Os laterais estiveram regulares, embora o Grimaldo às vezes se esqueça que é lateral esquerdo. Rafa fez uma exibição pobre, e Pizzi... correu mais do que é habitual! E marcou um bom golo. Os dois avançados continuam num nível impensável, e inadmissível. É que, se fosse só para pressionar os adversários, provavelmente arranjaríamos soluções muito mais eficazes no plantel!...
Dos que também jogaram, apenas o Jota me pareceu poder corresponder. O Vinicius mostrou muito pouco. Ao contrário do Caio, que mostrou muito; mostrou - pelo menos a mim... - que o Cervi, mesmo se estiver manco da perna esquerda e tiver o braço direito ao peito, é incomparavelmente muito mais jogador do que ele, tanto a atacar como a defender.
Quanto a Bruno Lage, continua sem me convencer. Compreendo a sua postura no futebol, mas não a elejo como a que melhor serve o Benfica. O elogio fácil, e repetitivo, a tudo o que mexe à volta do futebol, não só não lhe fica bem - porque é exagerado!... - como, a meu ver, funciona em detrimento dos interesses do clube que lhe paga o ordenado, porque introduz um factor de desculpa em caso de insucesso, ao mesmo tempo que não incute a indispensável ambição - e obrigação! - de vencer, no grupo de trabalho. Ainda ontem, na "Gala das Quinas", ou lá como se chamou aquele circo, depois de ser distinguido, não deixou de se rebaixar a todos os outros nomeados para o prémio, num exercício de forçadíssima humildade, que fica mal até ao mais genuinamente humilde...
No futebol, como em qualquer disputa, não é preciso humilhar; mas é indispensável esticar ao máximo o nosso desempenho e não condescender, nunca, com o adversário. Porque, como diz o ditado, "Quem o inimigo poupa, às mãos lhe morre".
Como cantaram Fausto, José Mário Branco e Sérgio Godinho, nas célebres "Quatro Quadras Soltas":
Ó i ó ai, Disse-me um dia um careca
Ó i ó ai, Quando uma cobra tem sede
Ó i ó ai, Corta-lhe logo a cabeça
Encosta-a bem à parede

Era isso que tínhamos que ter feito na jornada passada...
É isso que temos de fazer nos nossos jogos todos, porque futebol é disputa, é vitória. Com fair-play, mas sempre com o propósito, único, da superação e da vitória!
Viva o Benfica!
Saudações benfiquistas!
De BI-Campeão EUROPEU a 3 de Setembro de 2019 às 18:17
Comentário notável.
O ventoinha e o lage que o leiam e releiam, e continuem a ler a ver se aprendem alguma coisa.

Viva o Benfica.
De BI-Campeão EUROPEU a 4 de Setembro de 2019 às 20:35
Comentário notável.
Aliás, como sempre.

Viva O Maior. Viva o Glorioso Benfica.
De Anónimo a 3 de Setembro de 2019 às 12:50
Olha, estou a notar uma "coisa": O Benfica ganhou e o Dias Pereira foi de férias outra vez, Então umas boas e "loooooooongas" férias.

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Pormenores

Resposta

Aberração

Retranca

Bis

Manita

#Reconquista

Um

Crer

Proveitosa

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds