VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Domingo, 19 de Março de 2023

Rotina

O Vitória foi durante toda a semana apresentado e promovido como a primeira equipa a travar o Benfica de Roger Schmidt, e um difícil teste que o Benfica teria que ultrapassar. No final, uma goleada tão natural que para quem tenha assistido ao jogo foi como mais um dia no escritório. Quase que se pode considerar que aquilo que se passou não foi mais do que uma simples rotina.

3.jpg

Já todos conhecemos o núcleo duro do plantel, por isso era óbvio quem seriam os onze escolhidos para iniciar o jogo. Sem o Aursnes disponível, mas com o Rafa novamente disponível, foi esta a troca óbvia. A novidade foi mesmo que ao contrário do habitual, o João Mário manteve-se sobre a direita e o Neres actuou do lado esquerdo, com o Rafa a ter o seu habitual papel de vagabundo nas costas do avançado. Da parte do Vitória, não sei se eles próprios acreditaram muito na promoção que lhes foi feita de serem uma equipa temível, porque se apresentaram com um estratégia muito clara: autocarro. Uma equipa que pode e sabe jogar futebol enfiou toda a gente atrás na expectativa de manter o nulo desde o apito inicial e nem contra-ataques faziam, porque o Chiquinho e o Florentino no meio campo limpavam tudo o que fosse tentativa de invadir a nossa metade do campo com maior perigo. Depois aconteceu aquilo que de pior pode acontecer a equipas que apostam forte nesta estratégia: sofrem um golo cedo e desmorona-se tudo. O Vitória teve o azar do Benfica, ao contrário do que tem acontecido muitas vezes, ter estado extremamente eficaz - fizemos até muito poucas finalizações para aquilo que nos é habitual. Foram treze os minutos que passaram até a bola entrar pela primeira vez na baliza do Vitória, quando depois do Neres a partir da esquerda levantou a bola, de pé direito, para a área, onde o Rafa deu um toque de cabeça para trás e permitiu ao Gonçalo Ramos aparecer solto na zona da marca de penálti para voar para a bola e cabecear para o golo. Sem reacção visível por parte do Vitória - foi o Benfica quem já tinha estado perto do segundo, quando o Gonçalo Ramos não conseguiu acertar na baliza vazia desde muito longe, depois de ter recolhido a bola após uma saída do guarda-redes da área para cortar um lance de ataque - o segundo golo apareceu aos vinte e oito minutos e nasceu de uma jogada muito simples. Pontapé de baliza do Vlachodimos, o Gonçalo Ramos ganhou no ar ao defesa e tocou para a desmarcação do Rafa nas suas costas, que seguiu isolado para a baliza. Foi derrubado por trás por um defesa e o respectivo penálti assinalado (achei que seria um lance claro para cartão vermelho, mas pelos vistos conseguiram considerar que o defesa tentou jogar a bola), que o João Mário converteu. E aos trinta e seis o terceiro (pouco antes o Otamendi tinha atirado uma bola ao poste) numa boa transição que é uma imagem de marca desta equipa. Tudo começa à saída da nossa área e depois, sempre em progressão e velocidade, Neres, João Mário, Rafa e Gonçalo Ramos levaram a bola até à outra baliza, com o último a assistir para uma boa finalização de pé esquerdo do João Mário. São jogos assim que se querem, resolvidos cedo, sem causarem stress nem grandes correrias e a mostrar uma equipa bem entrosada, que sabe muito bem aquilo que quer e deve fazer em campo, e que depois sim, pode até dar-se ao luxo de gerir o esforço e os tempos de jogo.

1.jpg

E foi mesmo isso que fizemos na segunda parte. Foi notório o menor ritmo com que reentrámos, e como mencionou o nosso treinador no final, por vezes talvez até o tenhamos feito em excesso, embora seja compreensível. O resultado era confortável, o adversário estava completamente manietado - e mesmo a perder por três, não abandonava o autocarro e mantinha uma linha de cinco defesas, com outra linha de quatro colocada imediatamente à frente - e mesmo a jogar num ritmo baixo ainda assim mantinha-se a expectativa de poderem surgir mais golos, porque embora em menor quantidade as oportunidade iam surgindo. A primeira foi até uma séria ameaça de autogolo: livre do Grimaldo na direita, bola cruzada tensa para a área e o desvio de cabeça de um defesa levou a bola a passar a centímetros do poste. Da ameaça passou-se à concretização, e aos sessenta e nove minutos foi mesmo através de um autogolo que o Benfica aumentou a vantagem. Mais uma boa transição ofensiva com o Rafa a soltar a bola na altura certa para o João Mário, e quando já na área este tentou fazer o passe atrasado para o Neres, que aparecia solto na zona frontal, o Dani Silva interceptou a bola na direcção da baliza. Um outro defesa ainda conseguiu fazer o corte no limite em cima da linha, mas fê-lo na direcção do mesmo Dani Silva, com a bola a embater nele e a entrar na baliza junto ao poste mais distante. Pouco depois, a quinze minutos do final, entraram os dois do costume, João Neves e Musa, para os lugares do Florentino e do Gonçalo Ramos, mas com o extra de termos também trocado o Otamendi pelo Morato, que precisa de ganhar minutos para estar mais bem preparado para o jogo da Champions. O Vitória aproveitou para ter um assomo de brio e ir à frente, chegando mesmo ao golo num lance em que o recém-entrado Morato não ficou muito bem na fotografia, já que foi ele quem deixou escapar o Safira para fazer a assistência para o golo do André Silva, com o Grimaldo a não conseguir chegar a tempo para interceptar o passe. Mas a um minuto do final, já com o Gilberto em campo, o Benfica repôs a diferença no marcador. Foi mais um canto marcado à maneira curta na direita, entre o Chiquinho e o Neres, com o cruzamento deste último a seguir para a zona do segundo poste onde o Musa cabeceou para o chão, com a bola a seguir para o poste oposto onde o António Silva cabeceou com toda a calma do mundo para a baliza. Nos minutos de compensação, oportunidade para a estreia pela equipa principal do Cher N'Dour. Espero que seja sinal que a renovação está bem encaminhada.

2.jpg

Acho que no Benfica poderíamos destacar praticamente qualquer um dos jogadores da frente, o que é indicativo da forma como jogamos como equipa. Toda a gente parece entender-se quase de olhos fechados, jogam com alegria e sempre para a equipa, sem sinais de egoísmo. Por exemplo, o João Mário voltou para a frente da lista dos melhores marcadores a passe do seu concorrente mais directo, o Gonçalo Ramos. Mas também a dupla do meio campo poderia perfeitamente ser destacada. O Florentino voltou a fazer um grande jogo e a sua ausência dos convocados da selecção (não que eu me queixe disso) parece-me uma injustiça. O Chiquinho não é o Enzo mas também joga e faz a equipa jogar, e mostra um enorme compromisso com as tarefas defensivas. Eu até acho que o Florentino se sente ainda mais à vontade para subir um pouco mais com ele a seu lado.

 

Mais um passo dado e agora a vantagem para o segundo classificado passou para dez pontos. Significa isto que se vencermos seis dos nove jogos que faltam nos sagraremos campeões. Não sei o que irão inventar agora para manter a 'pressão', mas pode ser que a informação contida nos envelopes da acusação que nos foram entregues abertos e rasgados seja útil. Da minha parte eu sugeriria por exemplo investigar o motivo pelo qual uma equipa que já mostrou saber jogar futebol se apresentou na Luz completamente enfiada na defesa e sem um traço de futebol positivo. Vem agora mais uma indesejada pausa para as selecções jogarem, cuja única vantagem é dar mais um bocadinho de tempo para a recuperação do Gonçalo Guedes. E se calhar também deixar os nossos adversários a ruminar os dez pontos, porque deve ser frustrante anunciar em Dezembro que vamos ser campeões, passar meses a repetir isso e a fomentar uma campanha imunda de tentativas de desestabilização à espera de uma anunciada quebra, e chegar a este ponto ainda mais longe do primeiro lugar do que estávamos.

tags:
publicado por D'Arcy às 22:38
link do post | comentar
7 comentários:
De Henrique Teixeira a 20 de Março de 2023
Exibição de gala nos primeiros 45 minutos e de tranquilidade nos restantes.
A equipa está a jogar futebol de grande qualidade, ao nível das melhores do mundo!
Muitos jogadores têm mostrado uma classe, uma categoria, que não lhes eram conhecidas. O Chiquinho, por exemplo, andava de empréstimo em empréstimo e quando passou pelo Braga nunca foi titular, sendo logo devolvido em janeiro. O Florentino, igualmente de empréstimo em empréstimo, não brilhou nas equipas por onde passou. Pois estes 2 são agora titulares indiscutíveis e imprescindíveis, tal tem sido a qualidade das suas exibições. O João Mário nunca tinha chegado ao nível de agora, O Gonçalo Ramos, de possível dispensado passou a super jogador, O antes quase desconhecido Aursnes é um jogador fabuloso, O António Silva, que entrou na equipa devido a lesões dos colegas da mesma posição, já é um dos melhores defesas centrais da Europa, e todos os outros estão a jogar melhor do que nunca.
Grande visão teve quem foi buscar Roger Schmidt..
Ainda nada está ganho e com a sobrecarga de jogos que aí vem tudo pode acontecer, mas tudo está a correr bem.
Satisfeito por Grimaldo, Florentino e Chiquinho, não serem chamados às seleções; preocupado com os que vão estar ausentes e aborrecido com esta paragem, por as paragens para jogos da seleção normalmente prejudicarem a equipa.
Saudações Benfiquistas
De Jose Marcelino a 22 de Março de 2023
completamente de acordo
a seleção nao merece os jogadores do Benfica

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Março 2024

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Persistência

Cumprida

Chave

Reflexo

Desastrosa

Inócua

Rajada

Consistência

Revolução

Medíocre

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds