VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Quinta-feira, 10 de Dezembro de 2015

Segundo

Não conseguimos o empate frente ao Atletico Madrid, que nos garantiria o primeiro lugar no grupo, e agora ficaremos numa expectativa maior sobre o que é que o sorteio nos poderá reservar para a próxima fase. Era relativamente previsível, apesar da surpresa que conseguimos no jogo em Madrid. Mas ontem ganhou a equipa mais forte.

 

 

A inovação para este jogo foi colocar o Jonas como homem mais avançado, com o Gaitán solto nas suas costas para permitir um maior reforço do meio campo. Mas o Atletico também jogou com muita gente no meio campo, abdicando de um avançado fixo.  A equipa dispunha-se, quando não tinha bola, num 4-1-4-1, que ocupava muito bem quase todos os espaços e pressionava a saída de bola de uma forma como vi muito poucas equipas fazer na Luz. É uma equipa muito bem orientada, na qual os jogadores sabem bem o que têm que fazer em campo, e por isso mesmo se explica que consiga bater-se de igual para igual com Real Madrid ou Barcelona tendo um orçamento muito menor (que é, no entanto, muito superior ao nosso). O Benfica acabou por ter mais posse de bola, mas foi quase sempre muito estéril, porque não conseguimos jogar com velocidade suficiente para ultrapassar a organização dos espanhóis. Durante muito tempo a posse de bola foi no nosso meio campo defensivo, com a bola a viajar entre os nossos defesas, guarda-redes, ou médios centro sem sermos capazes de ultrapassar a pressão feita pelo Atletico, que nos bloqueava quase por completo a saída de bola. Os espanhóis, por sua vez, saíam muito rapidamente para o ataque com três ou quatro jogadores assim que a recuperavam, e conseguiam causar perigo. Foi asism que chegaram ao golo, numa jogada rápida pela direita na qual conseguiram libertar um jogador para aparecer completamente à vontade na área e finalizar. Da parte do Benfica, sinceramente, não me recordo de um único remate feito durante a primeira parte.

 

 

Para a segunda parte apostámos numa presença mais fixa na área (Mitroglou) que poderia ter marcado logo na primeira intervenção que teve, aos trinta segundos. Faz tudo bem, tirou o adversário da frente, mas depois não acertou com a baliza. Estivemos um pouquinho melhor, mas não houve muitas diferenças para aquilo que vimos na primeira parte, pois o Atletico parecia continuar a conseguir manter o jogo sob controlo. E chegou mesmo ao segundo golo, num desvio subtil ao primeiro poste após centro vindo da direita. Não me parece que o Júlio César tenha ficado isento de culpas neste lance, já que tentou antecipar demais o cruzamento e acabou por desguarnecer demasiado o primeiro poste. Talvez devido à vantagem confortável, o Atletico pareceu afrouxar um pouco a pressão sobre o portador da bola, e foi nessa fase que o Benfica acabou por estar melhor no jogo. Conseguimos reduzir a um quarto de hora do final pelo Mitroglou (muito bom trabalho dentro da área, à ponta de lança, a receber e a rodar para marcar) e depois disso, muito mais com coração do que cabeça, conseguimos submeter o Atletico a alguma pressão e o empate até chegou a estar perto de acontecer em algumas ocasiões, como numa cabeçada do Jiménez (que tinha entretanto substituído o Jonas) que passou rente ao poste, ou num remate de longe do Renato Sanches, quase da mesma zona de onde tinha marcado à Académica, que também levou a bola a passar muito próxima do alvo. Foi uma fase mais atípica do jogo, mas bem mais interessante de ver (por uma questão de emotividade, não pela qualidade do futebol) do que aquela enfadonha primeira parte. Infelizmente a nossa pressão final acabou por não dar em nada, e vimos assim o primeiro lugar fugir-nos.

 

 

É difícil fazer um destaque no jogo de ontem. O Renato Sanches deu nas vistas, mas parece-me que se está a colocar demasiado peso nos ombros dele. O entusiasmo do público de cada vez que ele tem uma boa intervenção acaba por contagiá-lo, e isso leva-o a cometer alguns exageros de individualismo que lhe via na equipa B e à consequente perda de bola - embora, verdade seja dita, muitas vezes ele subia praticamente sozinho, já que os colegas não o acompanhavam, e depois ficava sem qualquer opção de passe.

 

O segundo lugar deixa-nos expostos a algumas equipas que seria muito bom evitar, embora, vendo as coisas de um forma pragmática, eu nunca achei que as nossas probabilidades de sucesso na próxima fase da Champions fossem particularmente altas, mesmo que terminássemos no primeiro lugar. Quando muito haveria uma ou duas equipas que nos permitiriam acalentar esperanças legítimas de qualificação (o Gent, por exemplo), mas a maior parte das equipas que passaram seriam sempre um obstáculo difícil. A Champions é para fazer dinheiro, e neste momento o objectivo mínimo está alcançado. Tudo o que vier a mais, será um bónus.

publicado por D`Arcy às 00:17
link do post | comentar
9 comentários:
De António Matos a 10 de Dezembro de 2015 às 00:30
Nesta competição, o máximo a que o Benfica pode aspirar, foi alcançado. Diria mais. Com o actual plantel e com esta equipa técnica, ter conseguido passar aos oitavos, é um feito digno de realce.
De Zico a 10 de Dezembro de 2015 às 01:07

Não gostei da saída ao intervalo do Gonçalo Guedes. É o nosso avançado mais RAÇUDO, que mais procura o remate e que mais sente o nosso MANTO SAGRADO VERMELHO. Fejsa jogou jogou bem, mas penso que com Samaris seríamos mais fortes em termos atacantes. Jonas é bom profissional mas anda a fazer CAIXINhAS A MAIS e a ser muito lento a decidir as jogadas na parte final das mesmas. Gaitán INCONSEQUENTE. Rematamos muito pouco de meia-distância. É RARÍSSIMO ganharmos um cabeceamento na área adversária. Raúl Jiménez entrou DEMASIADO TARDE. é o ÚNICO capaz de ganhar CABECEAMENTOS na área do adversário. O segundo golo dos espanhóis só é possível pela LENTIDÃO de caracol de Jardel, que com 1,93 metros e um pegão nr. 47 não é capaz de evitar o desvio do jogador do Atl. Madrid para golo. Enfim, as REPETIDAS E BANAIS FACILIDADES e a mesma displicência de sempre, vistas vezes sem conta nos jogos que disputamos entre-portas, mas que a este nível se tornam FATAIS.
Outra vez o RENATO SANCHES O MELHOR E MAIS ESCLARECIDO E MAIS LUTADOR EM CAMPO. Se Gonçalo Guedes não tivesse sido ESTUPIDAMENTE substituído ao intervalo, teria muito provavelmente sido o segundo melhor Benfiquista em campo.
O nosso melhor defesa actual é o LIZANDRO LOPEZ. Melhor do que Jardel e do que Luisão. o Jardel envaideceu-se e julga que é TITULARÍSSIMO, por isso acha-se no direito de se esforçar APENAS o QUANTO BASTE.
Pena é que quando Luisão estiver curado da lesão, vai entrar na equipa e o Lizandro Lopez vai outra vez para a BANCADA, pois com este treinador banal, não joga quem é melhor, joga quem tem NOME E estatuto!!!!

Enfim, mais uma DESILUSÃO. Gaitán nestes jogos FALHA SEMPRE. Nunca é capaz de FAZER A DIFERENÇA. Que ao menos ganhem em Setúbal no próximo sábado.
amanhã sou do Chelsea desde pequenino. Menos de três secos é DERROTA.

BENFICA BENFICA BENFICA semrpeeeeeeeeeeeeeeeeeee sempreeeeeeeeeeeeeeeeeee o Maior e o Melhorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr



P.S. 1. Caro D'Arcy, não concordo com a última parte deste teu artigo. Isso é PENSAR PEQUENO. O Benfica tem de pensar sempre em ganhar, tem de INTERIORIZAR que sendo o adversário o Real Madrid, o Barcelona, o Bayern, o M. United ou o City, etc,etc, etc, tem sempre pelo menos 50% de possibilidades de ganhar os jogos e as passagens às eliminatórias seguintes.
Nós temos GRANDES JOGADORES. Nada lhes falta, nem os outros comem ou treinam em melhores condições do que os nossos. Pergunto: o que é que sabe mais de futebol qualquer treinador desses clubes que citei que o nosso treinador Rui Vitória não saiba?!?!?! Resposta: NADA. ABSOLUTAMENTE NADA. Eles são tubarões?!?! Pois que sejam, mas nós além de também sermos tubarões, somos ÁGUIAS. Águias do BENFICA. Não conheço nenhum jogador do mundo que tenha QUATRO PERNAS. Nem o Leo Messi, que para mim é de longe o MELHOR dos últimos 25/30 anos. O que precisamos é de grandes profissionais, competentes e de qualidade elevada, e de MENTALIDADE DE CAMPEÕES.
Enquanto a MENTALIDADE reinante no nosso Clube for aquela que deixas perceber na parte final do teu artigo, o nosso BENFICA será sempre um "FIGURANTE" na Liga dos Campeões, e mesmo na Liga Europa não será mais do que um mero "ACTOR SECUNDÁRIO".

MUDANÇA DE MENTALIDADES, PRECISA-SE. Se na década de 60 do Séc. XX, quando atingimos o APOGEU Europeu, tivéssemos essa MENTALIDADEZINHA que parece que te guia, em vez de termos sido BI-CAMPEÕES EUROPEUS, teríamos sido "VERGASTADOS" e GOLEADOS quer por Barcelona quer por Real Madrid, aos quais ganhámos as Finais Europeias por 3-2 e 5-3 respectivamente.

P.S. 2. Os corruptos do porco foram c'o CARALHO.
Estou feliz e vou dormir MUITO BEM esta noite.
ODEIO INFINITAMENTE quem odeia o MEU GLORIOSO E INIGUALÁVEL SPORT LISBOA E BENFICA.
De Redpower a 10 de Dezembro de 2015 às 09:10
O seu a seu dono! Se estamos aqui para criticar o Rui Vitória quando as coisas não correm bem, temos que dizer agora que, apesar de herdar uma equipa que foi seis anos treinada pelo mesmo treinador, e de se adivinharem dificuldades de adaptação, num Benfica que tem sempre que ganhar e cujos adeptos são muito pouco pacientes, considero que esta passagem à fase seguinte da liga dos campeões mostra que Rui Vitória sabe bem o que está a fazer e conhece bem o Benfica. Auguro um futuro risonho, principalmente quando vemos uma equipa com cada vez mais personalidade e com jogadores à Benfica a aparecerem com uma frequência, que acho que tem posto muita gente de boca aberta.
Lembremo-nos que em 4/5 meses de trabalho, a nossa equipa técnica já conseguiu potenciar 3 jogadores da formação do Benfica: Gonçalo Guedes, Nelson Semedo e Renato Sanches, como jogadores do onze e muito importantes para a equipa.

O Atlético de Madrid simplesmente joga muito à bola... De qualquer forma acho que nos batemos muito bem, e pequenos erros ou falhas de concentraçáo contra equipas destas por vezes são fatais.
Sinceramente, desvalorizo esta ideia de evitar grandes equipas.

Conseguimos a qualificação que é o mais importante, e agora venha quem vier, de certeza que vamos jogar com ambição de chegar aos quartos. É esse o discurso que ouço do nosso treinador e gosto!

Só temos que estar orgulhosos por estar entre as melhores 16 equipas da Europa e por nos estarmos a sair muito bem dadas as circunstâncias, mesmo após o apocalipse estar anunciado por muitos depois da saída do Jesus.

O caminho ainda é longo, mas eu estou optimista. Cada vez mais vejo uma equipa com personalidade e você D'Arcy, já consegue ver algum fio de jogo na nossa equipa? :)

VAMOS BENFICA!
De Manuel Afonso a 10 de Dezembro de 2015 às 10:28
Foi um jogo entretido, em que tivemos bons e maus momentos, mas sempre com vontade de ganhar e de dignificar a camisola contra uma equipa que neste moimento nos é superior.
Resumindo, o jogo teve duas partes distintas. A primeira e a segunda.
De antonio fonseca a 10 de Dezembro de 2015 às 14:05
Boa tarde,

No comentário ao jogo por parte do D´Arcy (que parece correcto), falta dizer que além do Júlio César que não ficou bem no 2º golo, também falta dizer que o Jardel tem largas culpas nos dois golos, o 1º deixou a sua posição deixando caminho aberto para o remate do avançado madrileno, no 2º deixou antecipar-se numa bola que era sua. As prestações dele não têm nada a ver com as prestações da época passada.

Para mim o jogo dividiu-se em três partes: 1ª até á marcação do 1º golo do atlético, muita posse de bola da nossa parte mas sem resultados,passes laterais e para trás e mais nada. 2ª após o 1º golo o domínio foi total por parte do atlético. 3ª nos 20 minutos finais e já com o desnível do resultado houve um assomo de benfiquismo e aí sim dominámos o jogo e até podíamos ter empatado.

Porém o resultado é justo porque o atlético é uma das melhores equipas da Europa com uma defesa quase intransponível e um meio campo que dá luta até mais não poderem, o ataque com uma pressão sobre os nossos defesas e meio campo, onde foram raras as vezes que a bola chegava ao nosso ataque em posição de golo.

Enfim estamos sós na liga dos campeões (os andrades levaram com a ripa) e só espero que logo os viscondes também não ganhem aos turcos (palavra de benfiquista) para a satisfação ser total.

Saudações benfiquistas.
De Zico a 10 de Dezembro de 2015 às 17:05

"Nesta competição, o máximo a que o Benfica pode aspirar, foi alcançado. Diria mais. Com o actual plantel e com esta equipa técnica, ter conseguido passar aos oitavos, é um feito digno de realce."

Discordo ABSOLUTAMENTE com o comentário acima descrito da autoria de António Matos. COMPLETA E ABSOLUTAMENTE, passe a redundância.
Oh caro António, você já se deixou MANIPULAR e INFLUENCIAR com os GRANDES FILHOS DA PUTA anti-Benfica que andam desde o início da época a DESCONSTRUIR a nossa equipa. Tivesse o a nossa equipa e o nosso Inigualável Clube a BOA IMPRENSA que tem o riporting de alvalixo, e os Antónios Matos tinham uma visão diferente da valia do nosso plantel.
O nosso plantel perdeu apenas Lima, em fim de carreira e "mini" pereira que foi substituído por um Nelson Semedo, que é muito melhor em TUDO do que o "mini" pereira, que desde que passou a ser jogador do porco corrupto deixou de ser apelidado de CACETEIRO e que não deveria acabar nenhum jogo sem ser expulso, bla.bla.bla', e passou ser considerado um grande jogador e vítima das arbitragens!!!!! LOL. LOL. LOL. LOL.
O Benfica reforçou-se com dois grandes AVANÇADOS, o Mitroglou e o Raul Jiménez. Ganhou o Gonçalo Guedes e o Nélson Semedo e agora o Renato SANCHES, e ainda há DISTRAÍDOS que se deixam manipular e que vão na cantiga dos que nos têm ÓDIO E INVEJA ao nosso Benfica?!?!

Metam na CABEÇA isto: O BENFICA, tendo embora algumas insuficiências, tem mesmo assim o MELHOR PLANTEL de todos os clubes em Portugal.
Só tenho dúvidas em relação ao treinador. Dúvidas apenas, pois espero que ele venha a ser melhor, MUITO MELHOR do que o j-JUDAS, aquela coisa que eu ODEIO e que passou de CAVALO PARA BURRO.

BENFICA BENFICA BENFICA SMERPEEEEEEE O MAIOR E O MELHORRRRRRRRRRRRRR
De António Matos a 10 de Dezembro de 2015 às 22:30
Caro Zico , já estás como o Marta Soares, quando questiona, referindo-se ao contrato entre a NOS e o Benfica: "Porque não haverá o Sporting, de receber o mesmo que o Benfica?". Porque estamos a falar de realidades distintas, responder-lhe-ia, eu. Exactamento o que se passa, comparando o plantel do Benfica, com os dos grandes colossos da Europa. Basta ter presente, que 1 dos 2 adversários mais acessíveis que nos podem tocar no próximo sorteio, é o Zenit . Falo dos russos, porque do Wolfsburgo, nada conheço. Apesar disso, isto é, apesar de ser um dos 2 mais acessíveis, compara o plantel da equipa de Garay , Javi Garcia, Witsel , Danny , Criscito , Hulk e Companhia, com o nosso! Emprenhar pelos ouvidos, é uma coisa, ser benfiquista e realista, é outra.
De Zico a 11 de Dezembro de 2015 às 00:56

Caro António Matos, eu só não consigo entender é a facilidade que os Benfiquistas têm de se deixarem manipular por todo e qualquer junta-letras e CUmentadeiros anti-Benfica que desde o início da época tudo fazem para DIMINUIR o valor dos nossos jogadores e de toda a equipa.
Por exemplo, anda aí a escrevinhar no RASCORD um MENTECAPTO, autenticamente ACÉFALO, esse ASQUEROSO E ESCABROSO josé antónio saraiva, directorzeco do falido jornaleco Sol, que além de dizer que o plantel do riporting dos falidos de alvalixo é superior ao plantel do nosso Benfica - ah,ah,ah,.. deixa-me rir, mas que grande FILHO DA PUTA me saíu este ESCARRO com duas patas - tem o desplante, a lata de dizer que só o Nico Gaitán, talvez tenha lugar na equipazeca do riporting de alvalixo, que se não fosse a AJUDA dos APITADORES teria neste momento pelo menos, MENOS 8 (OITO) pontos.
O Raúl Jimenéz não é nenhum TRATADO DA BOLA, mas é um GRANDE AVANÇADO com lugar garantido e qualquer equipa em Portugal. O Kostas Mitroglou idem idem, aspas aspas. o Gonçalo Guedes, o Nelson Semedo, o Renato Sanches, o Nuno Santos, o Cristante, etc,etc,etc, são TUDO grandes jogadores. Estivessem eles no riproting de alvalixo ou no porco corrupto e eram logo cognominados como Estrelas inter-galácticas. Nós somos os BI-CAMPEÕES Nacionais contra TUDO e contra todos, ao contrário do que querem fazer passar para o povo da bola, esses escrevinhadores e fazedores de opinião em TVs e Rádios, de que esse ASQUEROSO saraiva do jornaleco Sol é um espécime perfeito, e temos de facto um plantel muito bom. Para mim, é o melhor plantel que existe em Portugal. Agora para nos darem valor é a mesma coisa que se passa com os penalties a favor do BENFICA. Só são marcados quando quase arrancam a cabeça ou partem as duas pernas a um dos nossos jogadores. A favor de porco corrupto e/ou riporting de alvalixo basta um ESPIRRO MAIS FORTE dos defesas adversários e a consequente queda ou ATIRANÇO para a "piscina", que os homens que bufam no apito entram logo em acção. A nós BENFICA, só esta época já nos estão a dever 9 PENALTIES . NOVE. nÃO É UMA OPINIÃO. SÃO FACTOS. SÃO REALIDADES.
Os BENFIQUISTAS DEVIAM SER MAIS "DOENTES" pelo seu Enorme e INIGUALÁVEL CLUBE. Nos jogos deviam cantar menos e PRESSIONAR E INTIMIDAR mais os apitadores. Vê-se várias vezes os APITADORES INVENTAREM faltas contra a nossa equipa, e os espectadores ficam todos calados. CALADINHOS. Parecem que estão na MISSA a ouvir o padreco a cantar HOSSANAS. tÊM QUE INTERVIR MAIS. mUITO MAIS. Vociferar com todas as forças CONTRA ESSES apitadores QUE TUDO FAZEM PARA que não ganhemos os jogos.
A cartilha que faz MODA e "Lei" em Portugal é considerar GALÁCTICO qualquer jogador, mesmo que seja do 6º mercado, que venha para o porco corrupto. Se o destino for o Estádio da Luz arranjam-se todos os defeitos para DESVALORIZAR o jogador. É isso que os Benfiquistas têm de ver e revoltar-se contra essa meda de saraivas, santos da sic, albertos rosários, santos neves, e outros tantos CAGALHÕES com duas patas que vivem TRAUMATIZADOS com a GRANDEZA INIGUALÁVEL DO NOSSO BENFICA, e que por isso recorrem a toda a mentira e distorção de factos e realidades para APEQUENAR e DIMINUIR o nosso Clube e os seus profissionais.
Por exemplo e só para acabar: o nosso Lisandro Lopez é um grande DEFESA CENTRAL, mas como está no Benfica ninguém dos pasquins e CUmentadeiros lhe dá o devido valor. Se o jogador argentino estivesse no porco corrupto, já o pasquim o nojo e os dois pasquins de Lisboa, a bosta e o rascord, tinham escrito vários vezes que o Lisandro era um dos melhores centrais do Mundo, um central à porco, bla,bla,bla,bla,.....
Temos de se NÓS BENFIQUISTAS a defender e a valorizar os nossos atletas, pois se ficarmos à espera que sejam os jornaLIXOS a fazê-lo bem poderemos esperar.. DEITADOS.

BENFICA BENFICA BENFICA Semrpeeeeeeeeeeee o Maioir e o Melhorrrrrrrrrrrrrrrrrrr em TUDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.
De ÁGUIA GENIAL a 15 de Dezembro de 2015 às 19:54
INACREDITÁVEL INCOMPETÊNCIA DO TREINADOR... A EQUIPA SÓ JOGOU MELHOR QUANDO COMEÇOU A FAZER O CONTRÁRIO DAQUILO QUE O TREINADOR QUERIA... O ENORME SE TEM JOGADOR EM CONDIÇÕES DESDE O INICIO PODIA TER PERFEITAMENTE GANHO.
O APURAMENTO JÁ ESTAVA GARANTIDO, MAS O 1ºLUGAR DO GRUPO ERA ALCANÇÁVEL.
É PRECISO MELHORAR MUITO.

FORÇA BENFICA!

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Desnecessário

Desilusão

Estrelinha

Paciência

Incontestável

Difícil

Serenata

Crença

Evidente

Talento

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds