VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Quarta-feira, 7 de Novembro de 2018

Selado

Sinceramente, já não me sobra muita paciência para continuar a escrever muito sobre jogos de uma equipa que parece insistir em sabotar-se a si própria. Hoje essa sabotagem ditou um empate em casa com o Ajax, que praticamente deixa selado o nosso destino na Champions.

 

 

O Ajax veio jogar para o empate e obviamente que saiu de Lisboa com o empate. A primeira parte quase que meteu dó, com longos períodos em que os holandeses se limitavam a trocar a bola na sua zona defensiva, sem quaisquer intenções de avançar no terreno. As jogadas de ataque deles consistiam quase todas em bolas chutadas para a frente, e pouco mais. O Benfica, sem jogar grande coisa, sempre ia tentando chegar ao golo e acabou por se apanhar em vantagem à meia hora de jogo, depois de uma dupla prenda do guarda-redes adversário. Primeiro deixou-se pressionar pelo Jonas e acabou por ter que atirar a bola para fora nas imediações da área. Na sequência do lançamento lateral longo feito pelo Salvio, saiu disparatadamente da baliza e permitiu ao Jonas marcar. O Ajax fez o primeiro remate do jogo aos 38 minutos, na sequência de um livre ainda bem longe da baliza. E o segundo em tempo de descontos, em novo livre a uma boa distância (em ambos os livres esteve perto de marcar). Na segunda parte, o Benfica dedicou-se à sua tradicional gestão do resultado. Ou, como eu prefiro chamar a essa táctica, 'Fazer o adversário acreditar'. E o adversário acreditou mesmo, e acabou por chegar ao golo ao fim de quinze minutos num lance que é uma autêntica ode à imbecilidade. Foi tão simples quanto isto: um chuto da linha do meio campo para a frente. Foi esta a elaboradíssima jogada que o Ajax fez para chegar ao golo. Lá na frente estava um jogador do Ajax sozinho e entalado entre os dois centrais. Apesar dos centrais terem partido à frente, ninguém atacou a bola, o Odysseas saiu já demasiado tarde, e quase em cima da linha de fundo o jogador do Ajax fez um remate enrolado que conseguiu pôr a bola para lá da linha de golo. Depois, como habitualmente, foi preciso correr atrás do prejuízo e nos minutos finais, sempre muito mais com o coração do que com a cabeça e à base de muito pontapé para a frente, quase que chegámos à vitória. Na sequência de um pontapé de canto a bola sobrou para o Gabriel no interior da área, que completamente à vontade rematou para um defesa por instinto do guarda-redes.

 

O apuramento na Champions é uma espécie de miragem (passaria sempre por ganhar os dois últimos jogos) e com sorte pode ser que consigamos passar para a Liga Europa, o que seria um mal menor. Assumindo que não mantemos este nível exibicional até ao jogo com o AEK, senão até isso somos capazes de estragar. A nossa equipa parece andar emocionalmente descontrolada (basta ver a linguagem corporal dos jogadores) e pior do que isso, estamos sem fio de jogo nenhum. Dependemos sobretudo de iniciativas individuais (Rafa pela direita, Grimaldo pela esquerda) para fazer a bola chegar ao ataque e quando ela lá chega (isso viu-se neste jogo) muitas vezes ninguém tem coragem para assumir a finalização. Muita coisa tem que mudar na forma como estamos a jogar.

 

 

tags:
publicado por D`Arcy às 23:23
link do post | comentar
19 comentários:
De Anónimo a 8 de Novembro de 2018 às 01:17
Não desgostei da equipa porque acreditaram e quiseram mesmo ganhar.
Não tivemos sorte nenhuma nos 2 jogos, marcaram no último minuto lá com desvio e nós falhámos 2 golos nos 2 últimos minutos.
Azar, aselhice? Whatever!!!

Eu chamo-lhe pouca sorte, algo que existe e faz parte da vida, no desporto em geral, e no futebol em particular.

E não me venham dizer que marcámos um golo porque tivemos a ajuda do guarda desde deles, porque no deles a nossa defesa também não ficou bem na foto. Isto de arranjar desculpas idiotas é mato!

Outro que não ficou bem na foto foi o árbitro que devia ter expulsado pelo menos um dos holandeses. Há quem fale em dois.

Do outro lado esteve uma boa equipa, muito bem orientada e com bons jogadores que irá fazer uma boa carreira na Champions.

Não estou nada preocupado irmos à Liga Europa, aconteceu o mesmo no tempo do Jasus, é preferível pois temos de recuperar alguns pontos para o ranking.

Por coincidência, aconteceu exactamente o mesmo na UEFA Young League, onde temos os melhores jogadores e aquele que é considerado o melhor treinador em Portugal da formação. Não se chama Rui Vitória.

Lá apanhámos 3-0, quando podíamos ter goleado (com o Florentino lesionado), cá empatámos 3-3 com os 2 melhores avançados lesionados (Jota e Umaro) e falhámos alguns golos.

Não me venham dizer que a culpa é do treinador ou da falta de qualidade do plantel ou da falta de fio de jogo (wtf is that?). E também não me digam que as lesões dos miúdos se deve à incompetência do treinador.
E temos um dos melhores juniores, David Tavares, lesionado desde Julho com rotura de ligamentos.
Não me digam que a culpa também é do treinador ou da direcção.

É futebol, são contingências do jogo, coincidências infelizes que acontecem em todos os desportos todos os dias.

Arranjar culpados para a pouca sorte não é de homem.
De Anónimo a 8 de Novembro de 2018 às 08:12
Deixe-me dar os parabéns pela análise correta e fria sobre o momento da nossa equipa, se todos os adeptos fossem como nós se calhar a crise já tinha passado.
De D`Arcy a 8 de Novembro de 2018 às 10:41
Falta de 'fio de jogo' é basicamente vermos uma equipa sem ideias sobre como chegar ao golo. Quase não fazemos uma transição rápida (como disse, apenas quando o Grimaldo ou o Rafa pegam na bola e disparam por ali fora é que isso acontece, e são acções individuais e não em equipa). A maior parte das vezes vemos a bola chegar ao meio campo e voltar para trás, andar a circular pelos centrais, acabar atrasada para o guarda-redes e este a despachar com um pontapé para a frente.

Não é que eles não queiram, porque ontem vi vontade nos jogadores. Mas todos eles me parecem nervosos e muitas vezes sem ideias sobre o que fazer com a bola. O azar é uma coisa demasiado etérea, não é algo palpável ou controlável. Azar em quatro jogos seguidos já é demasiado para acharmos que não há nada de errado a ser feito.
De Dias Pereira a 8 de Novembro de 2018 às 01:17
Boa noite.
Sinceramente, não posso dizer que esteja desiludido. E não estou, porque nunca estive iludido!...
Não há, mesmo, volta a dar. Este é o futebol do Benfica de Rui Vitória. É um futebol sem chama, sem garra, previsível, chato mesmo, sem progressão, monocórdico, inconsistente e inconsequente. Os jogadores são os instrumentos desse futebol e, de tão talhados que estão para ele, não disputam os lances de forma determinada, enérgica, chegam sempre depois à bola, tropeçam nela ou caem mesmo com a atrapalhação... enfim, uma coisa inenarrável, quase mesmo patética!
Só mesmo alguns visionários - como alguns que continuo a ver comentar os nossos jogos na BTV... - é que conseguem vislumbrar alguma coisa que valha a pena no meio desta miséria total...
Claro que a Champions League já não é para nós este ano. E eu bem que gostaria que fosse! A dobrar. Primeiro porque a venceríamos. E depois porque Luís Filipe Vieira poderia ir-se, então, embora do Benfica. Se cumprisse a sua palavra, claro...
Mas, infelizmente não é só a Champions League que terminou para nós este ano - e, se calhar, pelo andar da carruagem, também a do próximo ano. Infelizmente, como já tenho escrito, estamos a caminhar perigosamente para o abismo. E se cairmos nele, vai ser terrível a recuperação. Eu vivi a horrorosa década de 90 do século passado e, ao ver o nosso futebol actual, tenho tido vários flash-back do futebol daqueles anos...
Eu, que sou bem menos optimista do que o D'Arcy, teria de reescrever as últimas palavras do post. Em vez de "Muita coisa tem que mudar na forma como estamos a jogar.", escreveria, simplesmente "Isto não é nada! E porque nada se aproveita, há que mudar tudo!".
Para vos deixar a exacta medida do buraco negro que me vai na alma, deixem-me só dizer-vos isto: o Ajax jogou menos, incomparavelmente menos, do que jogou o Moreirense na passada 6.ª feira...
Vou ver se consigo ler qualquer coisa, porque dormir está completamente fora de hipótese.
Viva o Benfica!
Saudações benfiquistas!
De Redpower a 8 de Novembro de 2018 às 09:00
Não adianta, não sabem melhor do que isto. Nada a dizer quanto à entrega, mas qualidade de jogo temos muito pouca neste momento. Assobiar a equipa nunca será bom para ninguém, a não ser o adversário, mas a verdade é que os jogadores também têm que incentivar as bancadas. E neste momento o nosso futebol é muito fraquinho...
De D`Arcy a 8 de Novembro de 2018 às 10:32
Eu até acho que o público se comportou relativamente bem neste jogo. Eu pelo menos não reparei em assobios ou muitas manifestações de desagrado durante o jogo, e a equipa foi apoiada até ao último minuto. Depois do apito final é que aí sim, houve assobios e vaias.
De Manuel Gonçalves a 8 de Novembro de 2018 às 12:45
Lá está Darcy, parece que nós vimos o mesmo jogo, só vi a equipa vaiada já depois de ter terminado, quando vieram cumprimentar os adeptos. Há por aí outros iluminados que ouviram assobios e manifestações de desagrado durante o jogo. Enfim..
Quanto ao jogo, não consigo ter os mesmos paninhos quentes e prefiro chamar os nomes pelos bois. Há um culpado e esse chama-se RUI VITÓRIA.
De Anónimo a 8 de Novembro de 2018 às 13:20
Boa tarde,

Os arautos da desgraça continuam a desfilar o seu fel contra os presidentes, treinadores e funcionários do Benfica. Continuam contentes com as derrotas. Nas próximas eleições que se candidatem para os lugares que tanto os desgastam, que eu cá estarei para os apoiar....

Saudações benfiquistas
De antonioSLB a 8 de Novembro de 2018 às 13:55
Amesterdão, 92 min empate 0-0, remate á baliza do Benfica, a bola bate num jogador do Benfica e ENTRA! Final 1-0, Ajax 3 pontos Benfica 0 pontos
Lisboa, 92 min empate1-1, remate á baliza do Ajax, a bola bate num jogador Do Ajax e NÃO ENTRA! Final 1-1, Benfica 1 ponto, Ajax 1 ponto
Total Ajax 4 pontos Benfica 1 ponto;

Mudando um pequeno detalhe, opção alternativa:
Amesterdão, 92 min empate 0-0, remate á baliza do Benfica, a bola bate num jogador do Benfica e NÃO ENTRA! Final 0-0, Ajax 1 pontos Benfica 1 ponto
Lisboa, 92 min empate1-1, remate á baliza do Ajax, a bola bate num jogador do Ajax e ENTRA! Final 2-1, Benfica 3 pontos, Ajax 0 pontos
Total Ajax 1 pontos Benfica 4 pontos;

O que faz um pequeno detalhe chamado Sorte ou Estrelinha do jogo!

Achas que o discurso agora seria o mesmo? Alguém falava em fio de jogo, o que quer achem que isso seja?
De D`Arcy a 8 de Novembro de 2018 às 16:13
Isso é uma visão demasiado resultadista. Que até é o que a comunicação social portuguesa faz. Mas no meu caso, mesmo que a equipa ganhe, se eu achar que jogou mal, digo que jogou mal. Eu tento simplesmente ser objectivo naquilo que escrevo. Acho que nunca ninguém me viu estar a fazer extrapolações e a pedir as cabeças de treinadores, roupeiros ou presidentes por causa de um resultado. Eu limito-me a ver um jogo, e a dizer se achei que o Benfica jogou bem ou jogou mal. Em Amesterdão perdemos e eu achei que o Benfica jogou bem. Ontem empatámos e eu achei que o Benfica jogou mal.
De antonioSLB a 8 de Novembro de 2018 às 19:53
Jogar bem ou jogar mal e subjetivo, o que interesssa e fazer mais golos que o adversario, isto e factual e faz parte das regras do jogo. Sim, ha pessoal que se esquece que o futebol e um jogo. E a sorte e o azar fazem parte de qualquer jogo. Eu prefiro jogar mal e ganhar do que jogar bem e perder. E tu? Ainda me lembro bem da final do Mundial de 82 entre o Brasil e a Italia
De D`Arcy a 8 de Novembro de 2018 às 20:27
Não é isso que está em causa. Toda a gente obviamente prefere ganhar. Mas ganhar não muda a realidade. Se uma equipa joga mal, mesmo que ganhe não deixou de jogar mal. O que me parece absurdo é alguém achar que não devo dizer que a minha equipa jogou mal depois disso ter acontecido. Não é por isso que quero menos que a minha equipa ganhe, não é por isso que gosto menos dela, simplesmente estou a ser objectivo. Eu não faço crítica indiscriminada e tento não sair do âmbito dos 90 minutos dentro do campo. Se um filho meu passasse um exame com 9,5, eu não lhe iria dizer 'Parabéns, grande nota!', mas sim 'Ainda bem que passaste, mas tens que fazer melhor do que isso'.
De E Pluribus Unum a 9 de Novembro de 2018 às 01:40
Muitíssimo bem argumentado.
É também assim que eu vejo o jogo.
Claro que se pode ganhar a jogar mal, mas a jogar mal, as probabilidades de se não ganhar são muito maiores.
Ora, logicamente que jogar bem não garante que se ganhe os jogos, mas conclui-se facilmente que a jogar bem as probabilidades de se ganhar são muito maiores.
Isto não é um sofisma. Isto é a REALIDADE. É a VERDADE.

Por isso, penso e sempre pensei, e irei continuar a pensar, que a crítica, desde que construtiva, deve sempre ser feita quando se joga mal ou se verifiquem insuficiências mais ou menos graves, independentemente se ter ter ganho ou não o jogo.
Só dessa forma é que se coloca um travão à estagnação, e se impulsiona e acelera a correcção dos erros e insuficiências, para que cada vez mais as críticas sejam menores, e até acabem por desaparecer.

Julgo ser essa a postura mais correcta e profícua de um Sócio / Adepto de um clube qualquer, e muito especialmente de um Clube da Grandeza e Prestígio Europeu e Mundial do Glorioso e Inigualável SPORT LISBOA E BENFICA.

Agora aquele Sócio / Adepto que só olha para o resultado e fica contente só porque ganhou, e depois quando perde já diz que não liga nada ao futebol, e "desaparece do mapa", isto é, deixa de ir ao Estádio apoiar o Clube, etc, etc, etc,.... esses para mim é que são os MAUS Sócios / Adeptos.
Deixam de ir ao Estádio apoiar o Clube mas andam - a maioria deles - a passear debaixo do braço os pasquins A BOSTA e o RASCORD.

Façam como eu que só compro o Jornal O BENFICA - o jornal de Desporto mais antigo de Portugal, e que, mesmo sendo um Jornal de Clube, dá lições de isenção, imparcialidade, verdade, etc,etc,etc, a todos os outros deste QUASE país - , e não alimento nem com meio cêntimo esses pasquins de ABSOLUTA MERDA DE PORCO que extinguiram os verdadeiros Jornalistas, substituindo-os por autênticos jornaLIXEIROS. Por mim, que vão à GRANDE PUTA PÔDRE QUE OS PARIU. Que lhes aconteça MIL VEZES pior do que aquilo que eles desejam ao nosso Benfica.

Ainda falando dos pasquins, passando os olhos pela A BOSTA num café onde costumo parar, qual não é o meu espanto - na verdade não me espantou nada -, ao ver a nota atribuída ao apitador italiano, um QUALQUER MERDA QUE NEM QUERO SABER O NOME -, que fez uma apitadoragem a roçar o MISERÁVEL em desfavor do nosso Benfica, pois deixou DUAS EXPULSÕES NÍTIDAS por fazer aos holandeses, e teve a LATOSA de inventar pelo menos MEIA DÚZIA de faltinhas contra a nossa equipa!!!!... e, vejam bem, numa escala de ZERO a DEZ, o jornaLIXEIRO de A BOSTA, um tal acéfalo de nome paulo cunha, tem a LATOSA de dar nota SETE ao apitador /"jogador" do Ajax!!!!!!

Por isso digo e repito: À grande PUTA PÔDRE que DEFECOU esse, e todos os jornaLIXEIROS.

Quanto ao jogo, fomos de facto infelizes, mas é verdade que defrontámos uma muito boa equipa, que ontem ganharia com naturalidade, quer a oporco corruptos, quer a riporting de alvaLADRA.

Os nossos jogadores empenharam-se muito, nada tendo a ver com as "mulherzinhas de calções" que foram passear ao Jamor no jogo contra o Belenenses, e que fizeram o mesmo "trabalho" na Luz contra o Moreirense. Resultado: Duas derrotas ( 1 golo marcado e 5 sofridos) e zero pontos!!!!!! (ISTO NÃO SE PODE ESCONDER NEM BRANQUEAR).

Não senhor, ontem, pela atitude, atenção, abnegação, profissionalismo, etc,etc,etc,... foram dignos de envergarem o MANTO SAGRADO VERMELHO. Isso é REAL. Por isso lhes deixo o meu aplauso e o meu apoio.
Nesse aspecto, o meu apoio e aplauso são extensivos ao treinador Rui Vitória, mas a verdade, e a verdade tem de ser dita, é que o nosso Benfica não tem treinos que lhe possam dar ANDAMENTO, RAPIDEZ DE PROCESSOS E EXECUÇÃO, MAIOR CAPACIDADE FÍSICA E VELOCIDADE COM E SEM BOLA, etc,etc,etc,...

O que temos, são uns treinos para podermos ganhar a equipas médias e médias-pequenas, quando muito a oporco e a riporting, e mais nada para além disso!!!

( continua.....)
De E Pluribus Unum a 9 de Novembro de 2018 às 01:41
(....continuação)

E o mal disso acontecer não está na base, isto é, não está no Sócio / Adepto - embora devêssemos todos ser mais e mais exigentes, pois só assim o Clube pode se elevar cada vez mais -, o mal disso acontecer está na famosa "estrutura", mormente no topo da pirâmide, que é o seu Presidente, que não têm MENTALIDADE de Clube verdadeiramente Europeu, que é o que de facto é e tem de ser, o nosso Glorioso BENFICA.

É a minha opinião. Penso que estou certo, penso. Se não estiver, alguém que tenha a bondade de mo provar e esclarecer.

BENFICA BENFICA BENFICAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.. Sempreeeeeeeee acima de tudo e de todos..................
De Anónimo a 8 de Novembro de 2018 às 20:16
D`Arcy, parabéns pela lucidez.
De antonioSLB a 9 de Novembro de 2018 às 15:47
Gonçalo, eu percebo perfeitamente o que queres dizer, até porque já te conheço e te sigo há alguns anos e até temos um lugar próximo no estádio. Como é óbvio tens todo o direito de escrever o que sentes e o que pensas, tal como qualquer um de nós.
Só que toda a polémica a que temos estado sujeitos nos últimos dias e que nos tem de algum modo afectado, mais a uns que a outros, é apenas a eterna questão "a bola bate no poste e entra e está tudo bem, ou a bola bate no poste e não entra e está tudo mal". Ou alguém acha que se tivéssemos transformado em golos 50% das oportunidades que criámos (jogando bem ou jogando mal cada um terá a sua opinião, é subjectivo), nos jogos com o Ajax, fora e em casa e com o Belenenses e Moreirense, se criaria toda esta polémica sobre a competência do treinador por parte da comunicação social e que tenta dividir os nossos adeptos que vão na onda? Tínhamos ganho os jogos todos. Alguém colocaria em causa a competência do treinador? Ou a sua permanência?
Alguém deixou de ir ao Marquês de Pombal em 2005 quando fomos campeões com Trappatoni após 11 anos de jejum, pela fraca qualidade do futebol praticado? Com algumas vitórias caídas do céu pelo pouco futebol de qualidade que a equipa jogava? Não contou como um título?
A questão que se passa é essencialmente falta de confiança no momento de decidir na finalização e no ultimo passe. E isso acontece porque os jogadores sabem perfeitamente, melhor que qualquer um de nós, que têm falhado nessa área, e isso deixa-os nervosos. A ansiedade provocada pela falta de eficácia em tantos lances cria mais ansiedade e nervosismo. E os assobios e desconfiança das bancadas não aumentam a competência ou a eficácia de ninguém. Acrescentando a falta de estrelinha de campeão, que também não temos tido. A juntar a tudo isto, alguma quebra física em alguns jogadores nucleares motivada pelo duro mas excelente começo de época, com futebol de qualidade, na sequência do aumento de jogos de grande grau de exigência pela obrigação de entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Se fores ver a gravação deste jogo irás constatar que o rendimento da equipa começou a piorar por volta dos 55-60 minutos, quando alguns jogadores começaram a acusar o desgaste fisico. E não vale a pena dizer que o treinador não roda os jogadores, porque neste jogo entraram 4 que não tinham jogado no anterior, e quase todos os jogadores do plantel já tiveram minutos esta época, ao contrário de outras equipas.
Esperemos que este seja o nosso período mau na época que todas as equipas têm, umas mais cedo outras mais tarde, e que o retomar da confiança e das vitórias aconteça já no Domingo, a caminho da desejada Reconquista.
Viva o Benfica!
De D`Arcy a 10 de Novembro de 2018 às 00:17
A questão da má finalização para mim já nem tem explicação lógica possível. Porque mesmo no início da época, em que andámos a jogar bem e a obter bons resultados, ela já era péssima - portanto isto afasta a possibilidade de agora estar a ser causada por nervosismo ou instabilidade. Tem aliás sido quase o cartão de visita da nossa equipa esta época. Já ganhámos vários jogos em que ficámos a dever-nos a nós próprios uma goleada das antigas. E outros houve que não ganhámos única e exclusivamente por causa da má finalização (Sporting, PAOK na Luz, Belenenses...). Não é normal criarem-se tantas ocasiões de golo e falhar-se tanto.
De E Pluribus Unum a 11 de Novembro de 2018 às 17:10


Faltam cerca de 20 minutos para começar o jogo em Tondela contra a equipa de Pepa que quero que GANHE TODOS OS SEUS JOGOS, exceptuando os que fizr com o Glorioso Benfica.

Quanto ao jogo apenas desejo isto:

Espero que o Glorioso Benfica apenas jogue contra 11 (ONZE) adversários e não contra 16 (DEZASSEIS) como tem sido "norma" desde que os Árbitros foram amestrados e transformados e APITADORES CORRUPTOS e/ou VASSALOS quer a oporco corruptus quer a riporing de alvaLADRA.

BENFICA BENFICA BENFICA Semrpeeeeeeeeeeeeee o MAIOR E O MELHORRRRRRRRRRRR

O Benfica precisa de arranjar um Presidente a SÉRIO e um Direcção a SÉRIO, pois o que actualmente tem é uma VARA DE ANJINHOS E ANJOLAS COVARDES E MEDROSOS SEM CO..LHÕES para DEFENDER O MAIOR E MELHOR CLUBE DE PORTUGAL.
De E Pluribus Unum a 11 de Novembro de 2018 às 17:30
Na mais importante Liga de futebol Profissional do Mundo, a Premier Leage de Inglaterra, efectua-se hoje um grande jogo, um verdadeiro Derby da cidade de Manchester, com as grandes equipas Manchester City e Manchester United.
Só para relembrar a todos os jornaLIXEIROS que omitem tudo o que possa prestigiar o Glorioso Benfica, informo que estão em campo 4 (QUATRO) grandes jogadores que iniciaram o jogo como titulares e que têm a CULTURA E QUALIDADE DESPORTIVA do Benfica, pois foram nossos jogadores em épocas recentes:
MATIC e LINDLOF no M. United e EDERSON MORAES e BERNARDO SILVA no M. City!!!!

Só para que conste, e esses VERDADEIROS FILHOS DA PUTA não esqueçam.

Temos tudo de bom,só não somos capazes - nós Sócios / Adeptos e a direcção e Presidente - de DEFENDER o nosso Glorioso e Inigualável BENFICA como ele tanto precisa e sobretudo MERECE!!!!!

BENFICA BENFICA BENFICA Sempreeeeeeeeeeeeee.. acima de tudo e de todosssssssssss.

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Normalidade

Selado

Horrível

Sem comentários

Cruel

Competente

Batalha

Masoquismo

Péssimo

Fácil

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds