VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Terça-feira, 21 de Setembro de 2021

Sexta

E vão seis seguidas. O bom início de época do Benfica continua apesar de toda a instabilidade criada em redor do clube. A vitória frente ao Boavista acabou por ser tranquila, apesar da boa réplica oferecida por um adversário que nunca baixou os braços, mesmo quando a superioridade do Benfica no jogo parecia ser difícil de contrariar.

2.jpg

A maior parte do onze mais forte do Benfica já é relativamente fácil de adivinhar, restando sempre alguma dúvida em relação aos jogadores que alinharão no sector ofensivo. Ontem foram o Rafa, o Yaremchuk e o Darwin, com este último a cair diversas vezes sobre a esquerda e o Yaremchuk a vir mais para a direita. Mas em posse de bola vi muitas vezes o Benfica a jogar com um triângulo no meio campo, onde o Weigl era o vértice mais recuado e o Rafa, que jogou com bastante liberdade, fazia de interior esquerdo, com o João Mário a fazer o mesmo mais sobre a direita. Os laterais projectavam-se no ataque e os dois pontas-de-lança ficavam em zona de finalização, o que permitia maior presença na área para finalizar - a estes juntava-se muitas vezes um ou mesmo os dois 'interiores'. O Benfica iniciou o jogo naturalmente muito por cima, praticamente não permitindo ao Boavista ter bola. As ocasiões de golo não eram muitas, mas quando marcámos o primeiro ainda relativamente cedo (aos treze minutos) o Boavista ainda mal tinha entrado no nosso meio campo e antes disso já o Darwin tinha desperdiçado uma flagrante ocasião de golo, quando apareceu solto na área para finalizar um passe da direita do Yaremchuk. No golo, o Darwin estava mais uma vez solto de marcação bem no meio para cabecear o cruzamento perfeito do Diogo Gonçalves, sendo de destacar que também o João Mário estava naquela zona a criar uma situação de superioridade numérica sobre o defesa central do Boavista. Já sabemos que nestas coisas nunca se pode facilitar e bastou o Benfica relaxar um pouco por volta da meia hora para sofrer as consequências. No espaço de um minuto o Boavista, que até aí não tinha feito um remate, teve um primeiro remate de fora pelo Sauer, ao qual o Vlachodimos se opôs, e logo a seguir um passe mais arriscado do Otamendi para o Weigl permitiu ao Boavista pressionar e desarmar o alemão logo à entrada da nossa área, para depois o mesmo Sauer desferir um remate de primeira que não deu qualquer hipótese ao nosso guarda-redes. Foi um grande golo mesmo. Mas a reacção do público foi óptima no apoio à equipa e a reacção da equipa foi ainda melhor. No minuto seguinte beneficiámos de um livre sobre a direita e o João Mário cruzou largo para a zona do segundo poste, onde o Otamendi ganhou nas alturas e devolveu a bola para o primeiro poste e permitiu o cabeceamento precisamente do Weigl para voltar a colocar-nos em vantagem. De uma assentada a equipa recuperava a relativa tranquilidade da vantagem no marcador e o Weigl redimia-se do erro cometido instantes antes. Depois disso não voltámos a permitir qualquer aproximação do Boavista à nossa área até ao intervalo.

1.jpg

Durante o descanso fizemos uma alteração forçada, tendo entrado o Lázaro para o lugar do lesionado Diogo Gonçalves. O Boavista veio para a segunda parte mais agressivo e a tentar pressionar mais alto, pelo que apesar do Benfica estar por cima no jogo nunca deu para me sentir completamente confortável com o resultado, isto apesar de a nossa defesa ter conseguido quase sempre manter o perigo longe da nossa baliza - até porque a partir de uma determinada altura o nosso velho 'amigo' Hugo Miguel começou a querer ganhar mais protagonismo e a enervar quer o público, quer a nossa equipa, permitindo o endurecer do jogo por parte do Boavista (o ponta-de-lança Musa, por exemplo, andou por ali alegremente a distribuir pancada até que finalmente viu um amarelo a quinze minutos do final). Era fundamental marcarmos um terceiro golo de forma a colocarmo-nos a salvo de qualquer contratempo. O Yaremchuk tinha dado o primeiro aviso, obrigando o guarda-redes do Boavista a uma defesa mais apertada, e pouco depois foi o Lucas Veríssimo a cabecear por cima após um cruzamento do Grimaldo, quando parecia ter tudo para marcar. O golo surgiu mesmo a fim de um quarto de hora jogado, e num lance aparentemente simples. O Benfica aliás tentou por diversas vezes este tipo de lances, em que um dos centrais colocava a bola longa nas costas da defesa adversária, sobre uma das faixas laterais. O Yaremchuk foi um dos jogadores que explorou estes lances sobre a direita, mas desta vez foi o Rafa quem aproveitou o grande passe do Lucas Veríssimo. O controlo da bola foi perfeito, e depois foi só entrar na área e soltá-la para o lado oposto, onde o Darwin apareceu à vontade para a empurrar para a baliza. O jogo ficou então muito bem encaminhado, e até poderíamos ter construído um resultado ainda mais confortável: o Darwin perdeu uma boa ocasião para o hat trick, quando se isolou pela esquerda depois de um bom passe do Grimaldo mas permitiu a defesa ao guarda-redes, e pouco depois foi o Everton, que tinha entrado para o lugar do Yaremchuk, a ver o mesmo Braccali negar-lhe o golo depois de um bom cabeceamento. Mas parece-me que um quarto golo talvez já fosse um castigo demasiado pesado para aquilo que o Boavista fez, sobretudo durante a segunda parte. O Benfica foi mais forte, mas o Boavista deixou uma boa imagem e fiquei especialmente impressionado com o médio Makouta.

3.jpg

O Darwin acaba por ser o destaque pelos dois golos marcados, mas poderia ter marcado outros tantos já que teve ocasiões para isso. Apesar do erro que resultou no golo do Boavista, ainda assim achei que o Weigl foi um dos melhores, tal como o Otamendi (que também teve algumas responsabilidades nesse lance). O Lucas Veríssimo voltou a exibir-se num nível muito alto e o Rafa foi mais uma vez decisivo - é surpreendente pensarmos que só à sexta jornada foi titular pela primeira vez, mas mesmo saltando do banco tem sido sempre um jogador importantíssimo neste bom arranque.

 

Com a sexta vitória noutros tantos jogos ficámos ainda mais confortáveis no topo da tabela, já que o segundo classificado (Estoril) perdeu. A almofada pontual é agora de quatro pontos, o que significa que aconteça o que acontecer, continuaremos isolados no primeiro lugar no final da próxima jornada. Teremos uma deslocação difícil a Guimarães, e será fundamental continuarmos no registo de competência que temos tido até agora. Por cada semana que passamos no topo da tabela aumenta a nossa confiança e o nervosismo dos nossos adversários.

tags:
publicado por D'Arcy às 14:05
link do post | comentar
7 comentários:
De Anónimo a 21 de Setembro de 2021
Caro D’Arcy
O jogo foi como diz.
Mas o preocupante é ouvir os comentadores encartados a não falar do jogo e da vitória justa do Benfica, mas sim perderem horas a falar da grande penalidade que não foi marcada contra o Benfica por intervenção do Otamendi e indignados pelo VAR não ter informado o árbitro.
O outro caso que fazem do jogo é o Pizzi ter entrado aos 87 minutos.
É assim que estamos!
Sócio há 27 anos, hoje mais Benfiquista que ontem!
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 22 de Setembro de 2021
Esses "comentadores", pior do que lixo, são autênticos poios de merda de porco imundo.
O canal de tv cm-correio da merda é o expoente mâximo da produção de mentecaptos anti-Benfica, a começar pelo director do canaleco que repete e repete e repete vezes sem fim as desgraças que este país vive, pela boca dos jornaliXEIROS e jornaliXEIRAS mais asquerosos e feiosos deste cantinho à beira mar plantado!!!!!

É tempo de os BENFIQUISTAS descartarem de ver essa MERDA ABSOLUTA de canal-tv e formalizarem mesmo um protesto OFICIAL E SUSTENTADO, com a própria Direcção e Presidente do nosso Clube a encabeçarem e dirigirem esse PROTESTO.

Eu a esses FILHOS da puta desses jornaliXEIROS TODOS desse cm-correio da merda tenho-lhes ÓDIO TOTAL. Só lhes desejo o pior de tudo nas suas vidas em todos os aspectos.
Desejo-lhes triliões de vezes mais mal doq ue o que esses MENTECAPTOS desejam ao meu Glorioso, Iniualável e Eterno SLBENFICA.

BENFICA BENFICA BENFICAAAAAAAAAAAAAA... sempreeeeeeeeeeeeeeee o MAIOR E O MELHOR, mesmo GRANDE DE MAIS para esta merdita de jornaleirecos que infestam tudo o que é pasquins e canais de tv de categoria e seriedade absolutamente abaixo de ZERO.
De Luis Agostinho a 22 de Setembro de 2021
Bom dia,
Muito satisfeito com os resultados, já com as exibições, nem tanto. O jogo é como o D'arcy o descreve. Continuo com a convicção de que os três centrais não é táctica para o Benfica, embora compreenda a necessidade de a utilizar (falta de laterais que saibam defender). O que não entendo mesmo é porque não se reforçaram as laterais em vez de adaptar a táctica à falta de laterais com qualidade suficiente para as exigências de um clube como o Benfica. Não gosto principalmente do posicionamento do Darwin na esquerda, muitas vezes no meio campo encostado á linha, para vir para dentro com bola, para geralmente a perder, ou chegar à área já sem capacidade de finalização. Não ficamos nem com um bom extremo e perdemos, em parte, um ponta de lança. Imagine-se agora uma táctica de 4-4-2 com o Roman a ponta de lança e o Darwin como avançado mais móvel, a serem servidos por dois extremos.... já o meio campo, com J. Mário e Rafa, ficou muito frágil sem bola e muitas vezes o meio campo era o...Weigl, que está enorme. Enquanto os mérdia vão tentando valorizar o inimputável palhinha, o Weigl vai fazendo o seu percurso tranquilmente, e que jogador está. O Rafa demorou imenso a entrar no jogo, mesmo ofensivamente e só teve alguns rasgos. Penso que foi o mais inadatado a este sistema de jogo. Contra uma equipa mais forte...
O Benfica vai ganhando e a azia vai crescendo nos sectores anti, que são a comunicação social praticamente toda. Parece-me que a jornada se resumiu a um alegado penalty do Otamendi. Ninguém viu, por exemplo, as invasões de área nos penalties dos dragartos. Que não foram repetidos. O festival de cacetada que Coates, Palhinha, Porro e Neto passaram o jogo todo a distribuir, impunemente...e já aquele imenso esforço para branquear as trocas de jogadores entre o vitória e o contumilense, foi hilariante. Aparentemente, para os comentadores da nossa praça, não há nada de estranho nisto. Já agora, no mesmo dia o vitória apresentou as contas, no vermelho. Esperam-se as dos fruteiros... Acho que as negociatas com o portomonense neste momento estão muito debaixo dos holofotes, e então, o eucalipto do contumil virou-se para outra parceria de lavagens.
Já temos um candidato, Rui Costa. Aguardo o projecto do Rui com muito interesse. Que aproveite o que de muito bom se fez na liderança do Vieira, e que altere o que não estava bem.
De D'Arcy a 22 de Setembro de 2021
Luís, com a chegada do Lázaro temos agora quatro jogadores para a lateral direita, e mais dois para a lateral esquerda (sendo que dois dos laterais direitos também podem fazer o lado esquerdo) isto para além do próprio Vertonghen poder jogar a perfeitamente a lateral esquerdo, porque já o fez diversas vezes no Ajax, Tottenham e selecção belga. Por isso não concordo muito com a ideia de que não reforçámos as laterais.

Eu por acaso acho que no futebol actual os três centrais são a táctica que melhor serve os interesses do Benfica, porque na prática isso significa jogar em 3-4-3 em posse (que nos últimos jogos até tem sido mais 3-1-4-2, porque o Rafa ou o Everton jogaram menos encostados à linha e a assumir muitas vezes uma função interior, jogando quase a par do João Mário). O Darwin pode partir da esquerda, mas a verdade é que está frequentemente na zona de finalização, e não vejo que fosse particularmente útil termos os dois pontas-de-lança a jogar constantemente no mesmo espaço. O posicionamento do Darwin permite normalmente tentar explorar o espaço entre o lateral e central adversários, e muitas vezes quando ele vem para o meio é o Yaremchuk quem se desloca para a direita, arrastando com ele um dos centrais e abrindo assim o espaço para o Darwin.
De Luis Agostinho a 22 de Setembro de 2021
Olá D'Arcy. Discordo de ti nisto. É verdade que temos esses jogadores para a direita, e mais Lázaro, mas, e a saber defender? Acho que só o André, e com as dificuldades físicas que sabemos. Ou outros, para a esquerda foi o Gil Dias, que a defender não é grande coisa, está a aprender...e para a direita o Lázaro, também faz a ala toda, e a esquerda também, mas dizem (não o conheço o suficiente), que é um jogador de fazer toda a ala, com três centrais, porque é fraco a defender. O Diogo, o mesmo, e o Grimaldo a defender, aí Jesus...e mesmo o Gilberto não é "grande espingarda" a defender.

Quanto ao Darwin, eu percebo o que o JJ pretende, que é mesmo isso que descreves, só acho que não tem sido bem sucedido, apesar dos golos que marcou nos últimos dois jogos, e que não se ganha nada em termos de jogador na ponta esquerda e se perde muito do que ele poderia e deveria dar como avançado. Quantas vezes ele perde a bola a tentar transportar do lado esquerdo? Exatamente porque não está talhado para isso. E quando chega à zona de finalização, já cansado, geralmente não finaliza ou finaliza mal. Quando falo em dois avançados, seria o Yaremchuk mais fixo e o Darwin com mais mobilidade, como temos jogado muitas vezes no passado.

No fundo, o que eu quero mesmo, é o Benfica a ganhar, seja como for. Mas repito que não sou nada adepto desta maneira de jogar, parece-me sempre que há ali um desequilíbrio na equipa.

Saudações Benfiquistas
De Ricardo a 22 de Setembro de 2021
Concordo com tudo...e tb com o D'Arcy, que como sempre "relata" os acontecimentos, de forma limpa e clara!

As exibições do Benfica, não são nem de perto nem de longe, as mais agradáveis...mas lá vamos ganhando! Isso era o que mais faltava, com a qualidade do plantel que temos...à imagem da época anterior.

Não sou e nunca FUI adepto do jj...sou sim do Benfica...e tenho que "aceitar" o treinador que temos. E continuo a achar que a gestão que ele faz do plantel, foi e é sempre desastrosa...e espero bem que no futuro...o nosso plantel não sofra com a má gestão do treinador.

Viva o BENFICA!
De Anónimo a 22 de Setembro de 2021
Não acho que o Benfica tenha feito um grande jogo, o posicionamento defensivo do Grimaldo é qualquer coisa aflitiva, de facto de acordo quanto ao artista do apito, como é possível. Quanto ao francês do boavista encheu-me as medidas, de facto para ver com mais atenção mas se for aquilo que mostrou na Luz não creio que fique por cá muito tempo...dito isto, Viva o BENFICA, e quarta feira lá estarei outra vez!!!

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Março 2024

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Persistência

Cumprida

Chave

Reflexo

Desastrosa

Inócua

Rajada

Consistência

Revolução

Medíocre

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds