VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Segunda-feira, 6 de Outubro de 2025

Sobrevivência

Não vale a pena estar com meias palavras: era um jogo de sobrevivência para o Benfica, porque regressarmos do Porto a sete pontos da liderança seria um golpe demasiado forte nas ambições do Benfica - para além do enorme reforço de confiança que isso daria aos adversários. O primeiro objectivo era portanto não perder, e isso foi alcançado até com muito menos dificuldade do que eu antecipava.

1.jpg

Foi com o mesmo onze de Londres que entrámos, e mais uma vez fiquei com a sensação de ver uma equipa organizada em campo. O Porto este ano joga muito na base da pressão sobre o adversário - o que conseguem fazer de forma bastante eficaz - e transições muito rápidas assim que a bola é recuperada, sobretudo em zonas mais adiantadas. O Benfica conseguiu na maioria do jogo lidar bem com a pressão adversária e anulou os pontos que têm sido mais fortes no adversário. A colocação do Aursnes mais sobre a esquerda, num apoio mais directo ao Dahl, ajudou a conter a ala direita do Porto e a travar as subidas do Alberto Costa. O Sudakov, partindo também da esquerda, ocupou mais vezes a zona central no apoio ao Pavlidis. Outro dos médios, o Ríos, ocupou-se de controlar as movimentações do Froholdt, que provavelmente por consequência disso esteve muito menos influente do que aquilo que costuma ser no jogo do Porto. Como o Porto também (admitido pelo seu treinador) não quis arriscar demasiado com receio de ser surpreendido num contra-ataque, as equipas acabaram por encaixar uma na outra e assistimos a um jogo que, apesar de bastante disputado, acabou por ser até aborrecido de ver. Poucas finalizações e poucas situações de perigo - o primeiro remate à baliza que houve no jogo até foi do Benfica, num livre do Sudakov que o Diogo Costa segurou com facilidade. A resposta do Porto foi a melhor ocasião de golo da primeira parte, numa bola que acabou por sobrar solta no meio da área e que o Pepê atirou por cima. Perto do intervalo, a segunda ocasião de perigo, em mais uma bola que sobrou na área do Benfica depois de uma primeira tentativa de remate bloqueada sobre o nosso lado direito, e que o Gabri Veiga rematou contra o Trubin. A segunda parte foi ainda mais calma e o Benfica pareceu-me sempre bastante confortável no jogo. A única enorme excepção foi já no período de descontos, quando o Benfica (em particular, o Barrenechea) não matou uma transição logo no meio campo - e já sofremos vários dissabores nos últimos tempos por via disso - e o lance acabou com um remate colocado do recém-entrado Rodrigo Mora que levou a bola à barra da nossa baliza. O jogo foi típico de um nulo, e foi mesmo assim que acabou.

2.jpg

Achei que o António Silva fez um jogo bastante positivo, tendo conseguido controlar o Samu quase sempre sem grandes problemas. O Barrenechea também fez um jogo defensivamente bastante sólido. Mas acima de tudo acho que fomos uma equipa geralmente bem organizada e solidária.

 

Não foi particularmente surpreendente para mim que tenhamos conseguido anular os pontos fortes do Porto e não perder o jogo. Toda a gente sabe que observar bem os adversários para depois fazer isso é uma das especialidades do Mourinho. Nesta situação, e não tendo eu qualquer vontade de celebrar um empate, tenho que admitir que isto foi-nos útil. Em comparação com os tempos mais recentes, nos dois últimos jogos vi o Benfica jogar mais organizado como equipa. Agora quero ver se haverá evolução da equipa em jogos em que terá a obrigação de ter a iniciativa, desmontar defesas reforçadas, e vencer. Esse continua a ser o grande ponto de interrogação.

tags:
publicado por D'Arcy às 20:48
link do post | comentar
8 comentários:
De Nick Name a 6 de Outubro de 2025
Que jogo mais desinteressante... O autocarro do Mourinho e a cobardia do Farioli, foi um longo bocejo, às vezes com os 22 jogadores práticamente parados no campo a olharem uns para os outros.
Não contem comigo para bater palmas a este tipo de futebol lá porque se conseguiu um ponto. O Benfica para mim não é esta mentalidade. Acabar o jogo a trocar jogadores de ataque por jogadores defensivos, ao ponto de se acabar o jogo com 3 defesas centrais e 3 médios defensivos, enfim... Isto perante uns porquistas que pouco ou nada fizeram.
2 jogos com zero vitórias, zero golos e quase zero remates enquadrados. 2 vitórias em 5 jogos com este treinador, as únicas vitórias, aliás, nos últimos 7 jogos, conseguidas contras os gigantes Gil Vicente e AVS. É esta a realidade do clube neste momento, e não são espéctaculos tristonhos como o jogo de ontem que dão muita esperança para o futuro próximo.
De Luís Manuel a 6 de Outubro de 2025
Obrigado pelo post, D'Arcy. Boa análise ao jogo. Uma derrota significaria um atraso provavelmente irreversível na luta pelo campeonato, e uma enorme injecção de ânimo para os nossos adversários - afinal, o Porto não é a tão apregoada máquina de triturar os opositores. Fomos pragmáticos e estivemos bem a anular as principais armas deles. Mérito do treinador e dos jogadores. Vendo tudo friamente, seria muito bom ter ganho mas era fundamental não perder. Acho que a equipa tem vindo a melhorar colectivamente, todos se bateram bem, correram e lutaram até ao fim. O Pavlidis foi um bom exemplo disso. Gostei muito do António Silva e do Otamendi, o Ríos esteve bem, o Enzo igualmente (mas naquela jogada do fim teria que ter feito a falta, já sofremos demasiados golos decisivos por causa disso), e o Aursnes ajudou muito o Dahl - que até esteve num plano bastante razoável. Esperemos que a equipa possa continuar a crescer nos próximos jogos, e contra o Chaves poderemos ver como fará para ganhar a equipas que se fecham no seu meio-campo. Até lá, infelizmente, pausa para os jogos da selecção.
De Henrique Teixeira a 7 de Outubro de 2025
Gostei do resultado. Efetivamente, depois do que se tinha visto até este jogo no campeonato em curso, em que o Benfica com um calendário teoricamente mais fácil já tinha perdido 4 pontos em casa contra equipas pequenas e tinha vencido jogos teoricamente fáceis à tangente e até com sorte, enquanto o Porto só tinha vitórias e jogava bem, havia razões de sobra para ter poucas esperanças de pontuar neste jogo.
Digam o que disser, mas os campeonatos ganham-se com pontos e não com bons jogos, mas com derrotas. Esta é que é a realidade.
Deve-se dar os parabéns a Mourinho pela tática montada e aos jogadores por a terem cumprido bem.
Com sorte o Benfica até podia ter trazido os 3 pontos com um autogolo.
O título de "Sobrevivência" dado na análise de D`Arcy ao jogo é perfeito.
Agora há que ter esperanças da equipa no final do campeonato festejar no Marquês.
De Ricardo a 7 de Outubro de 2025
Agora há é que escolher um Presidente capaz.
De Fernando Valente a 7 de Outubro de 2025
Empatamos menos mal,é confrangedor ver este futebol nacional, gastam-se milhões em jogadores que mais parecem puros amadores,Táticas não justificam tudo, as televisões gastam horas a falar em derbys que mais parecem canções para nos embalar,coitado do meu Benfica! Não haver perdido foi quanto me restou.Saudações Benfiquistas!...
De tinoni a 7 de Outubro de 2025
mto boa analise do Jogo
competencia do Benfica,permite que a equipa respire melhor e mantenha os objetivos intactos
Arbitro esteve mal ,prejudicou o Benfica .ficou 1 cartao vermelho por mostrar
Estamos Vivos e mostraram respeito .sabiam que podiamos ganhar
Hoje veio a publico mais uma treta para manchar o nome do Benfica
Comunicacao Comprada para deitar abaixo o Clube
Esta gente nao olha a meios para atingir e denegrir


De Ricardo a 7 de Outubro de 2025
Excelente Post.

Apenas uma nota, a agressividade "da boa" dos jogadores deles.
Demasiado "pau" para tão pouco amarelo.

Viva O Benfica!
De BI-CAMPEÃO EUROPEU 1960/61 e 1961/62 a 7 de Outubro de 2025
Caro, isto é o futeboleco do TUGÃO!!!! Naquele antro de símios joga-se tudo menos futebol.
Neste Portugalzinho de COVARDES e MEDROSOS toda a gente teme essa gentalha produto do falecido bimbo da costa.

O meu grande desgosto é que as Direcções do Benfica façam parte do número dos medrosos.

Um clubeco PROVINCIANO e com mentalidade do início da Idade Média consegue estar acima da Lei com o maior dos à vontades!!!!

Correm como LABRÊGOS e batem em tudo o que mexe!!!! Discutem todas as decisões dos árbitros contra eles, coisa que não se vêm em mais lado nenhum do Mundo!!!!
Só lhes falta uma coisa, é cada um desses simuladores/caceteiros covardes disfarçados de jogadores, "jogarem" com um APITO NA BOCA!!!
Assim, haveria sempre ZERO FALTAS marcadas contra eles, e haveria também as que fossem necessárias marcar a favor deles!!!
Enfim, um VERGONHA INCOMENSURÁVEL. Nem no Biafra se vê este futeboleco ESCABROSO.

Se nós BENFICA jogássemos como eles, não acabaríamos nenhum jogo com menos de três expulsões e o resto da equipa toda com cartões amarelos!!!!!

É isso que os nossos dirigentes têm de dizer alto e bom som, se de facto amam o BENFICA e defendem a VERDADE DESPORTIVA.

Enquanto formos MANSINHOS e CALADINHOS, seremos sempre papados e até gozados, e ver-nos-emos em palpos de aranha para ganhar um campeonato de 6 em 6 anos!!!!

Não é por acaso que digo que a minha maior alegria - valeria por DEZ Campeonatos seguidos ou um novo Bi-Campeonato Europeu -, seria ver o nosso BENFICA cagar para esta ligazeca PORCOguesa infestada de APITADORES FORMATADOS para ROUBAREM o Maior e Melhor de Portugal, e ir jogar para Espanha na GRANDE LIGA ESPANHOLA com Real Madrid, Barcelona, At. Madrid, Valência, Sevilha, At. Bilbau, etc,etc,etc,etc,...... e deixarmos este campeonacozeco TUGÃO definhar até à INSOLVÊNCIA TOTAL.

Foda-se que este TUGÃO FORMATADO PARA SER ENTREGUE AOS DRAGARTOS ÀS RISCAS ME METE NOJO PROFUNDO.

Benfica Benfica Benfica...................... Sempreeeeeeeeeeeeeeeee

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Novembro 2025

Outubro 2025

Setembro 2025

Agosto 2025

Junho 2025

Maio 2025

Abril 2025

Março 2025

Fevereiro 2025

Janeiro 2025

Dezembro 2024

Novembro 2024

Outubro 2024

Setembro 2024

Agosto 2024

Maio 2024

Abril 2024

Março 2024

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Inaceitável

Zero

Distinção

Generoso

Asas

Involução

Sobrevivência

Evolução

Estouro

Amadorismo

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds