Não vale a pena estar com meias palavras: era um jogo de sobrevivência para o Benfica, porque regressarmos do Porto a sete pontos da liderança seria um golpe demasiado forte nas ambições do Benfica - para além do enorme reforço de confiança que isso daria aos adversários. O primeiro objectivo era portanto não perder, e isso foi alcançado até com muito menos dificuldade do que eu antecipava.

Foi com o mesmo onze de Londres que entrámos, e mais uma vez fiquei com a sensação de ver uma equipa organizada em campo. O Porto este ano joga muito na base da pressão sobre o adversário - o que conseguem fazer de forma bastante eficaz - e transições muito rápidas assim que a bola é recuperada, sobretudo em zonas mais adiantadas. O Benfica conseguiu na maioria do jogo lidar bem com a pressão adversária e anulou os pontos que têm sido mais fortes no adversário. A colocação do Aursnes mais sobre a esquerda, num apoio mais directo ao Dahl, ajudou a conter a ala direita do Porto e a travar as subidas do Alberto Costa. O Sudakov, partindo também da esquerda, ocupou mais vezes a zona central no apoio ao Pavlidis. Outro dos médios, o Ríos, ocupou-se de controlar as movimentações do Froholdt, que provavelmente por consequência disso esteve muito menos influente do que aquilo que costuma ser no jogo do Porto. Como o Porto também (admitido pelo seu treinador) não quis arriscar demasiado com receio de ser surpreendido num contra-ataque, as equipas acabaram por encaixar uma na outra e assistimos a um jogo que, apesar de bastante disputado, acabou por ser até aborrecido de ver. Poucas finalizações e poucas situações de perigo - o primeiro remate à baliza que houve no jogo até foi do Benfica, num livre do Sudakov que o Diogo Costa segurou com facilidade. A resposta do Porto foi a melhor ocasião de golo da primeira parte, numa bola que acabou por sobrar solta no meio da área e que o Pepê atirou por cima. Perto do intervalo, a segunda ocasião de perigo, em mais uma bola que sobrou na área do Benfica depois de uma primeira tentativa de remate bloqueada sobre o nosso lado direito, e que o Gabri Veiga rematou contra o Trubin. A segunda parte foi ainda mais calma e o Benfica pareceu-me sempre bastante confortável no jogo. A única enorme excepção foi já no período de descontos, quando o Benfica (em particular, o Barrenechea) não matou uma transição logo no meio campo - e já sofremos vários dissabores nos últimos tempos por via disso - e o lance acabou com um remate colocado do recém-entrado Rodrigo Mora que levou a bola à barra da nossa baliza. O jogo foi típico de um nulo, e foi mesmo assim que acabou.

Achei que o António Silva fez um jogo bastante positivo, tendo conseguido controlar o Samu quase sempre sem grandes problemas. O Barrenechea também fez um jogo defensivamente bastante sólido. Mas acima de tudo acho que fomos uma equipa geralmente bem organizada e solidária.
Não foi particularmente surpreendente para mim que tenhamos conseguido anular os pontos fortes do Porto e não perder o jogo. Toda a gente sabe que observar bem os adversários para depois fazer isso é uma das especialidades do Mourinho. Nesta situação, e não tendo eu qualquer vontade de celebrar um empate, tenho que admitir que isto foi-nos útil. Em comparação com os tempos mais recentes, nos dois últimos jogos vi o Benfica jogar mais organizado como equipa. Agora quero ver se haverá evolução da equipa em jogos em que terá a obrigação de ter a iniciativa, desmontar defesas reforçadas, e vencer. Esse continua a ser o grande ponto de interrogação.
De Nick Name a 6 de Outubro de 2025
Que jogo mais desinteressante... O autocarro do Mourinho e a cobardia do Farioli, foi um longo bocejo, às vezes com os 22 jogadores práticamente parados no campo a olharem uns para os outros.
Não contem comigo para bater palmas a este tipo de futebol lá porque se conseguiu um ponto. O Benfica para mim não é esta mentalidade. Acabar o jogo a trocar jogadores de ataque por jogadores defensivos, ao ponto de se acabar o jogo com 3 defesas centrais e 3 médios defensivos, enfim... Isto perante uns porquistas que pouco ou nada fizeram.
2 jogos com zero vitórias, zero golos e quase zero remates enquadrados. 2 vitórias em 5 jogos com este treinador, as únicas vitórias, aliás, nos últimos 7 jogos, conseguidas contras os gigantes Gil Vicente e AVS. É esta a realidade do clube neste momento, e não são espéctaculos tristonhos como o jogo de ontem que dão muita esperança para o futuro próximo.
De Luís Manuel a 6 de Outubro de 2025
Obrigado pelo post, D'Arcy. Boa análise ao jogo. Uma derrota significaria um atraso provavelmente irreversível na luta pelo campeonato, e uma enorme injecção de ânimo para os nossos adversários - afinal, o Porto não é a tão apregoada máquina de triturar os opositores. Fomos pragmáticos e estivemos bem a anular as principais armas deles. Mérito do treinador e dos jogadores. Vendo tudo friamente, seria muito bom ter ganho mas era fundamental não perder. Acho que a equipa tem vindo a melhorar colectivamente, todos se bateram bem, correram e lutaram até ao fim. O Pavlidis foi um bom exemplo disso. Gostei muito do António Silva e do Otamendi, o Ríos esteve bem, o Enzo igualmente (mas naquela jogada do fim teria que ter feito a falta, já sofremos demasiados golos decisivos por causa disso), e o Aursnes ajudou muito o Dahl - que até esteve num plano bastante razoável. Esperemos que a equipa possa continuar a crescer nos próximos jogos, e contra o Chaves poderemos ver como fará para ganhar a equipas que se fecham no seu meio-campo. Até lá, infelizmente, pausa para os jogos da selecção.
De Henrique Teixeira a 7 de Outubro de 2025
Gostei do resultado. Efetivamente, depois do que se tinha visto até este jogo no campeonato em curso, em que o Benfica com um calendário teoricamente mais fácil já tinha perdido 4 pontos em casa contra equipas pequenas e tinha vencido jogos teoricamente fáceis à tangente e até com sorte, enquanto o Porto só tinha vitórias e jogava bem, havia razões de sobra para ter poucas esperanças de pontuar neste jogo.
Digam o que disser, mas os campeonatos ganham-se com pontos e não com bons jogos, mas com derrotas. Esta é que é a realidade.
Deve-se dar os parabéns a Mourinho pela tática montada e aos jogadores por a terem cumprido bem.
Com sorte o Benfica até podia ter trazido os 3 pontos com um autogolo.
O título de "Sobrevivência" dado na análise de D`Arcy ao jogo é perfeito.
Agora há que ter esperanças da equipa no final do campeonato festejar no Marquês.
Agora há é que escolher um Presidente capaz.
De Fernando Valente a 7 de Outubro de 2025
Empatamos menos mal,é confrangedor ver este futebol nacional, gastam-se milhões em jogadores que mais parecem puros amadores,Táticas não justificam tudo, as televisões gastam horas a falar em derbys que mais parecem canções para nos embalar,coitado do meu Benfica! Não haver perdido foi quanto me restou.Saudações Benfiquistas!...
De tinoni a 7 de Outubro de 2025
mto boa analise do Jogo
competencia do Benfica,permite que a equipa respire melhor e mantenha os objetivos intactos
Arbitro esteve mal ,prejudicou o Benfica .ficou 1 cartao vermelho por mostrar
Estamos Vivos e mostraram respeito .sabiam que podiamos ganhar
Hoje veio a publico mais uma treta para manchar o nome do Benfica
Comunicacao Comprada para deitar abaixo o Clube
Esta gente nao olha a meios para atingir e denegrir
De Ricardo a 7 de Outubro de 2025
Excelente Post.
Apenas uma nota, a agressividade "da boa" dos jogadores deles.
Demasiado "pau" para tão pouco amarelo.
Viva O Benfica!
De BI-CAMPEÃO EUROPEU 1960/61 e 1961/62 a 7 de Outubro de 2025
Caro, isto é o futeboleco do TUGÃO!!!! Naquele antro de símios joga-se tudo menos futebol.
Neste Portugalzinho de COVARDES e MEDROSOS toda a gente teme essa gentalha produto do falecido bimbo da costa.
O meu grande desgosto é que as Direcções do Benfica façam parte do número dos medrosos.
Um clubeco PROVINCIANO e com mentalidade do início da Idade Média consegue estar acima da Lei com o maior dos à vontades!!!!
Correm como LABRÊGOS e batem em tudo o que mexe!!!! Discutem todas as decisões dos árbitros contra eles, coisa que não se vêm em mais lado nenhum do Mundo!!!!
Só lhes falta uma coisa, é cada um desses simuladores/caceteiros covardes disfarçados de jogadores, "jogarem" com um APITO NA BOCA!!!
Assim, haveria sempre ZERO FALTAS marcadas contra eles, e haveria também as que fossem necessárias marcar a favor deles!!!
Enfim, um VERGONHA INCOMENSURÁVEL. Nem no Biafra se vê este futeboleco ESCABROSO.
Se nós BENFICA jogássemos como eles, não acabaríamos nenhum jogo com menos de três expulsões e o resto da equipa toda com cartões amarelos!!!!!
É isso que os nossos dirigentes têm de dizer alto e bom som, se de facto amam o BENFICA e defendem a VERDADE DESPORTIVA.
Enquanto formos MANSINHOS e CALADINHOS, seremos sempre papados e até gozados, e ver-nos-emos em palpos de aranha para ganhar um campeonato de 6 em 6 anos!!!!
Não é por acaso que digo que a minha maior alegria - valeria por DEZ Campeonatos seguidos ou um novo Bi-Campeonato Europeu -, seria ver o nosso BENFICA cagar para esta ligazeca PORCOguesa infestada de APITADORES FORMATADOS para ROUBAREM o Maior e Melhor de Portugal, e ir jogar para Espanha na GRANDE LIGA ESPANHOLA com Real Madrid, Barcelona, At. Madrid, Valência, Sevilha, At. Bilbau, etc,etc,etc,etc,...... e deixarmos este campeonacozeco TUGÃO definhar até à INSOLVÊNCIA TOTAL.
Foda-se que este TUGÃO FORMATADO PARA SER ENTREGUE AOS DRAGARTOS ÀS RISCAS ME METE NOJO PROFUNDO.
Benfica Benfica Benfica...................... Sempreeeeeeeeeeeeeeeee
Comentar post