VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Domingo, 16 de Abril de 2023

Sofrimento

E vão três seguidas. Não há meio da equipa levar um abanão que a tire deste espiral descendente em que ela própria se enfiou. Estamos na fase em que tudo o que pode correr mal corre mesmo, e a descrença parece instalada e com vontade de ficar. Uma vez mais falhámos numa altura decisiva e perdemos de forma quase incrível um jogo que era absolutamente fundamental ter ganho. Depois de tanto e tão bom futebol apresentado durante meses, agora qualquer jogo parece ser um exercício de sofrimento para os adeptos e para a própria equipa.

2.jpg

Em termos de onze nunca há grandes surpresas. Do grupo nuclear de 13-14 jogadores jogam aqueles que estiverem disponíveis, e faltando hoje o Florentino saltou para a titularidade o Neres, recuando o Aursnes para o meio campo. Sobre o jogo, nem vou estar a perder muito tempo a dissertar sobre aquilo que se vai tornando rotina. Contra uma equipa que jogou quase sempre toda enfiada junto à sua área recorrendo às práticas habituais de perdas de tempo e dedicar-se quase em exclusivo a anular o adversário, o Benfica não soube mais uma vez encontrar soluções. Contra uma infinidade de jogadores acumulados no meio, afunilar nunca foi obviamente solução, e explorar as alas também não porque a qualidade dos cruzamentos deixou quase sempre muito a desejar. A percentagem de sucesso dos mesmo foi assustadoramente baixa, e um exemplo concreto disto fica bem reflectido na estatística dos pontapés de canto: o Benfica dispôs de dezanove e praticamente não conseguiu criar perigo a partir de um deles. Aliás, houve vários que tentámos marcar à maneira curta e nem sequer conseguimos chegar a meter a bola na área. Temos unidades nucleares que estão em claro sub-rendimento (casos mais flagrantes são o João Mário ou o Rafa) mas que continuam a ser sempre titulares e até a jogar os noventa minutos, enquanto o nosso treinador espera até aos últimos minutos dos jogos para tentar alterar alguma coisa. Para todo o domínio territorial e em qualquer outra estatística para que se olhe, em termos concretos o Benfica apenas conseguiu criar três ocasiões flagrantes de golo: uma pelo António Silva na primeira parte, que atirou para fora quando tinha tudo para marcar; uma pelo João Mário no início da segunda, em que conseguiu por duas vezes na mesma jogada falhar aquilo que parecia ser mais fácil de fazer; e uma pelo Otamendi mesmo no final, em que o guarda-redes defende quase sem saber como. O Chaves, fazendo muito menos, conseguiu ter duas ocasiões flagrantes, ambas como resultado de falhas grotescas da nossa defesa. Na primeira, em que um jogador do Chaves sozinho enfrenta três dos nossos defesas e acabamos por abrir-lhe uma passadeira vermelha para marcar, foi o Vlachodimos quem nos salvou. Na segunda, uma oferta em bandeja de ouro do Otamendi, marcaram.

1.jpg

O golo do Chaves aliás é um exemplo daquilo que escrevi antes: tudo o que pode correr mal, corre mesmo. Mesmo a acabar o jogo o Otamendi tem uma oportunidade flagrante para marcar. O guarda-redes defende quase sem saber como (e no lance fiquei com a sensação que depois acabou por haver penálti claro sobre o mesmo Otamendi, mas não houve coragem ou vontade do VAR para o assinalar - isto era um lance de VAR, não para o árbitro de campo). Praticamente na resposta, um chuto para a frente sem qualquer nexo, o Otamendi escorrega - aliás, não sei bem o que é que se passou para que tantos dos nossos jogadores tivessem escorregado durante o jogo - e uma equipa que jogou completamente para o empate e praticamente nada fez para ganhar o jogo, marca e ganha. Foi injusto? Tremendamente. Mas nas tradicionais palavras nestas situações, pusemo-nos a jeito? Completamente. Quanto ao nosso treinador, mais uma vez desilude ao não mostrar reacção no banco. Mexe tarde na equipa e parece mexer mal. A precisar de marcar, não arrisca, simplesmente faz troca por troca e tira do jogo o Gonçalo Ramos. Eu que nem sou fã do Musa achei que se havia jogo onde se justificaria a sua entrada era este. Acabou por entrar a um minuto do final. Não é que eu seja apreciador de reacções de pânico, mas a excessiva calma do Roger Schmidt perante os sucessivos cenários de descalabro que se vão desenrolando à sua frente é difícil de aceitar. E preocupa-me que fique com a sensação de que ele não tem noção do sentido de urgência que certos jogos têm. Abordámos o jogo com o Porto como se fosse apenas mais um jogo como qualquer outro, eles como sempre abordaram-no como uma guerra e como se as suas vidas disso dependessem. Vimos o resultado. Hoje era outro jogo que tínhamos que ganhar de qualquer maneira, mas olhando para a nossa equipa nunca me pareceu que tivessem noção disso. O resultado está mais uma vez à vista

3.jpg

Obviamente que não consigo fazer destaques. Posso apenas assinalar que, mesmo correndo mal as coisas, o Neres estava a ser dos mais interventivos e quem mais parecia querer tentar alguma coisa. Foi o primeiro a sair. O miúdo João Neves não entrou mal e acabou por mexer um pouco com o jogo.

 

No espaço de uma semana deitámos fora seis dos nossos pontos de vantagem no campeonato e hipotecámos o nosso futuro na Champions. Em relação a isto, de assinalar também que o Inter perdeu hoje contra o Monza em casa, e que tem apenas uma vitória nos últimos oito jogos. Precisamente a da passada terça-feira. Agora não é tempo de dizer para termos calma porque ainda estamos em primeiro com quatro pontos de vantagem, e que somos os únicos a depender apenas de nós próprios. É sim tempo de dar um safanão nesta equipa - se for preciso até um murro nas ventas - para que se enxerguem e percebam tudo o que está em jogo. Não é altura de pedir o apoio dos adeptos, porque esse sempre esteve lá, de forma incondicional, e vamos enchendo a Luz e os campos deste país jogo após jogo. É sim altura de corresponder a esse apoio e às nossas expectativas. O Benfica não pode perder três jogos seguidos e responder com apelos à calma como se nada de extraordinário se passasse. Tenham noção.

tags:
publicado por D'Arcy às 00:20
link do post | comentar
42 comentários:
De Pedro Qwara a 16 de Abril de 2023
O meu pai costumava dizer que quando um homem está com azar até os cães lhe mijam nas calças…Bastou-me um ecrã e apenas uma repetição para ver que houve grande penalidade sobre o Otamendi, como é que o VAR com 4 ou 5 câmeras e repetições de vários ângulos não conseguiu ver? Esse acaba por ser o lance capital do jogo, uma grande penalidade a nosso favor, transformada numa falta a favor do Chaves que acaba em golo. De agora em diante um único pensamento, se os outros com 10 pontos de atraso não deitaram a toalha ao chão, nós com 4 de vantagem também não a vamos deitar.
E Pluribus Unum!
De Anónimo a 16 de Abril de 2023
Os recados do Conceição e do Baía surtiram efeito.
De Anónimo a 16 de Abril de 2023
E depois a noite, ao intervalo já havia cinco amarelos para o santa clara e dois penalties para o porto. Claro que na segunda parte o santa clara intimidado só fez três faltas.
De lawrence a 16 de Abril de 2023
A corrupção através dos seus habituais paus mandados lançou a jornada com avisos aos bois pretos.
Ao cabo de tantas jornadas quem afinal deveria ter chamado à pedra essa cáfila?
Népias!
De Luis Agostinho a 16 de Abril de 2023
Que dizer perante o descalabro...? Não dormi nada bem. Não quero ver nem ler nada sobre o jogo, além da crónica do D'arcy. Nem vi se era realmente penalty ou não. Muda alguma coisa? Eu ainda me lembro do golo em fora de jogo que o proença validou na Luz e que nos roubou um campeonato, e ele hoje é presidente da liga, e até contou com o apoio e voto do Benfica (pelo menos na primeira vez, não tenho a certeza quanto ao segundo mandato).

Quase tive um ataque nervoso durante o jogo porque o que mais vi foi descoordenação a todos os níveis. Esta equipa dos últimos três/quatro jogos faz-me muito lembrar a equipa do nosso descontentamento do ano passado. Nunca tinha visto a bola a passar a meio metro dos jogadores e perder-se tantas vezes porque o jogador a quem é passada não consegue chegar a ela, e ela a passar ali tão perto. Nunca tinha visto tantas vezes os jogadores a "correrem" para um lado e a bola a ser passada para o outro. Inacreditável a quantidade de passes para o guarda-redes e para a cabeça do steven Vitória, e isso quando a bola não se perdia pela linha lateral ou pela linha de fundo. Que se passa com os pitons dos jogadores do Benfica? Parece que estavam a jogar sobre gelo, tanto os vi a escorregar. Nunca tinha visto jogdores a driblarem-se a eles próprios "à Chalana", ou seja, a enviarem a bola por um lado, e a "tombarem" para o outro.

Uma equipa lenta, muito lenta e lentíssima, a jogar para trás e para os lados porque não conseguia ter ideias de como penetrar na defesa dos adversários. Quando a bola chegava ao João Mário, o jogo parava, era como se tivesse um botão de pausa, e até dava para ir à cozinha beber um copo de água, voltar, e não perder nada do jogo. Quando ia para o Rafa, era entregar aos adversários. O Gilberto, coitado, faz o que pode, e o Grimaldo, voltou a ser o nosso Gri de outros tempos. Tivemos bastante posse de bola, mas era no meio campo a fazer passes e passinhos para o lado e para trás. Os nossos centrais, bem, aquilo era uma auto estrada entre eles onde só não sofremos mais cedo porque o nosso guarda redes fez uma daquelas defesas de golo. O Chiquinho andou desaparecido neste jogo, e o Aursnes foi mais oito do que seis e, faltou um seis para ajudar a proteger os defesas. O Ramos, coitado, quando a bola não chega ao PL, mais não pode fazer do que descer para tentar ajudar a defender, e foi onde mais se viu.

De Luis Agostinho a 16 de Abril de 2023
O Schmidt está como a equipa. Parece preso de ideias, não sei se surpreendido com o que se está a passar com a equipa. Infelizmente, a maioria de nós, que já assistimos a outras épocas, especialmente a do ano passado, não nos poderemos considerar totalmente surpreendidos. Aliás, ouvia muitos benfiquistas surpreendidos era pelo contrário, como é que o Schmidt tinha conseguido transformar jogadores que no ano passado eram assim e assado e este ano estavam completamente diferentes... afinal o nosso treinador não faz milagres....até ao fim, já que fez durante grande parte da época. Estou convencido de que se o Schmidt tem tirado o Rafa e o João Mário mais cedo e entrado o Musa para pressionar os centrais flavienses que estiveram sempre confortáveis a receber bolas largas, altas, de frente, tinhamos ganho este jogo. É só um "feeling". Porque não o fez? Não sei. Se calhar estava à espera ad eternum que o Rafa e o João Mário acabassem por resolver o jogo? Eu acho que ainda poderiam lá estar hoje de manhã e nada mudaria.

Infelizmente acho que a nossa equipa, que é constituída maioritariamente por jogadores de baixa estatura e pouco porte físico, esgotou-se fisicamente, pois a época já vai muito longa, muito exigente, com muitas paragens, e ainda por cima, a continuação na liga dos campeões veio espremer ainda mais o limão que já estava muito espremido, e essa é, na minha opinião a maior razão do descalabro.
Apesar de durante a semana ter ouvido, especialmente na BTV, que a equipa não estava assim tão mal, que teve azar nos dois jogos e que nem estava em défice físico como alguns diziam, e que os adversários/inimigo, até estiveram muito bem, para nosso azar, acho que este jogo conformou que assim não é.
As responsabilidades da direcção/estrutura, são muitas, mas acho ridículo quem fala na renovação do treinador. Como se o treinador, por ter assegurado mais dois ou três anos de contrato, considere que já não tem de se esforçar e ganhar jogos? Nem percebo bem essa teoria. Na minha opinião as responsabilidades da estrutura são duas. Uma é na constituição do plantel, que, como se constata, é muito curto e não tem banco à altura, especialmente, faltam extremos para alargar o jogo, ir à linha, cruzar e parar com o irritante afunilamento e ticki-treta, que já vem do ano passado, para trás e para o lado. A segunda, é o que tenho vindo a dizer, jornada após jornada, há anos, e há anos que se repete o mesmo erro e com o mesmo resultado. Mudou-se de presidente, de direcção, de treinadores, de vários jogadores, mas o erro continua. E esse grande erro é deixar o palco mediático todo aos fruteiros e aos viscondes, mas este ano principalmente aos fruteiros, para influenciarem as estruturas, principalmente as arbitragens, sem qualquer contraditório. Eles prepararam a jornada ao longo da semana, falaram todos, um a um, um por dia, sempre na mesma direcção, a mesma cartilha, e com o foco na arbitragem. Do Benfica...nada. E na terça feira até voltei a ver o nandinho da facturas sentado ao lado do Rui Costa na Luz... Rui, não foi para isso que te atribui os meus preciosos 50 votos, e quem dá, também tira.

Saudações Benfiquistas
De anónimo a 16 de Abril de 2023
Que coisa aberrante é esta equipa! Um ajuntamento apenas de alguns pseudo-craques! Arriscam-se a ficar no anedotário do futebol mundial por perderem um campeonato quando tinam dez pontos de avanço sobre o segundo classificado a oito jornadas do fim da prova! Coisa nunca vista em lado nenhum! A seis jornadas do fim já só têm 4 pontos de avanço!
Pior do isto só a guerra Rússia - Ucrânia.
RIP Benfica.
De mlm a 16 de Abril de 2023
A derrota tem um nome. Chama-se Rui Costa. Rui Costa e a (des)comunicação do clube. Andaram os corruptos toda a semana a condicionar a arbitragem. De Rui Costa e seus delfins, nem um pio. Resultado, um penalti sonegado ao Benfica e outro inventado para os corruptos. Continuem assim. Não ganhamos o campeonato. Mas o prémio do fair-play ninguém nos tira.
De anónimo a 16 de Abril de 2023
Diria antes o prémio burrice.
De Anónimo a 16 de Abril de 2023
Mais uma excelente analíse. Pela minha parte, tenho que admitir tenho que admitir que não esperava nem consigo entender este colapso da equipa a que estamos a assistir. O melhor exemplo é a asneira do Otamendi, jogador mais experiente em campo, que dá origem ao golo. E o pior ee tudo é que perante o esgotamento dos titulares habituais, as alternativas do banco, com a execepção do Guedes, revelam a sua total inutilidade. Saída do melhor avançado, o Ramos, para entrar um tal Tengstedt? Mas quem é que achou que com 13 ou 14 jogadores se podia fazer a época?
Ainda podemos ser campeões mas esta equipa vai ter que renascer das cinzas e Schmidt vai ter que reinventar os 13 ou 14 que os outros não contam.
De Anónimo a 16 de Abril de 2023
Obviamente houve penalti sobre Otamendi. Obviamente que por ações provenientes da beira Douro os árbitros começaram as marcar os penaltis convenientes, a não marcar os que não interessam bem como a aplicar os amarelos que interessam e a esquecer os que não interessam.

Portudo isto dava jeito que o Benfica se mexesse em campo e desesperasse os inimigos como eles nos chamam.

Por agora está a acontecer o contrário, e ou eles escorregam ou o campeonato já foi, atendendo ao calendário.

Sem contar com os jogos mais "faceis", o Benfica como está não passa pelo Braga e Sporting.
De Anónimo a 16 de Abril de 2023
Todos somos Benfiquistas e todos podemos dar a nossa opinião, mas "comer gelados com a testa" NÃO! Depois de tudo o que se passou nos ultimos quatro jogos, falar de arbitragens...por amor da Santa!!
Férias a destempo enquanto os outros se preparavam para a "guerra", equipa destroçada em termos fisicos, jogos mal preparados, substituiçoes, ou falta delas, ridiculas, falta assustadora de leitura e orientação de jogos, equipa completamente á deriva e há quem venha falar nas arbitragens. Tenham noção e responsabilizem quem de direito, Jogadores, treinadores e restante estrutura, todos eles pagos a peso de ouro. Cada menino mimado ganha mais num ano do que a esmagadora maioria dos Benfiquistas que aqui comentam, em toda a vida. Nunca, nunca em Portugal se perdeu um campeonato depois de se ter uma vantagem de 10 (dez!!) pontos. Vamos nós passar por essa humilhação. Á bardamerda para todos os profissionais (??!!) do Grande Benfica que continuará a ser ENORME apesar de ser representado por estes inuteis. Carrega Benfica, estou desolado mas orgulhosamente BENFIQUISTA
João Oliveira
De Anónimo a 16 de Abril de 2023
“Comer gelados com a testa” é deixar passar isto em claro… Se tivesse acontecido com os nossos rivais daria direito á presença do presidente na flash interview e a um mês de conversa na comunicação social, como aconteceu ao Benfica não se passa nada…E mais estranho ainda é que sejam os próprios benfiquistas os primeiros a desvalorizar o sucedido.
“Há penálti sobre Otamendi antes do golo do Chaves. Um dos casos mais polémicos da época”.
Pedro Henriques considera que João Pedro “acerta de pitons no tornozelo de Otamendi” numa “entrada duríssima”, no lance que antecede o golo flaviense. Seria segundo amarelo e expulsão.” “Lance de VAR”.
De anónimo a 16 de Abril de 2023
Partilho desse pensamento, mas o grande problema dos benfiquistas é pensarem que têm um presidente e uma direcção!!!
O Benfica com as potencialidades que tem tinha de ter jogadores muito mais fortes e melhores a trabalhar pelo clube 3 ou 4 vezes mais.
Temos apenas um conjunto de novos ricos cada um pensando que é o centro do mundo e sem o mínimo sentimento por quem lhes paga os imerecidos ordenados.
Falta ao Benfica massa crítica para a exigência ser maior.
Rui Costa não tem nível nem presença para ser o presidente do Clube e levá-lo às glórias, muito menos às glórias europeias!
É uma vulgaríssima personagem, ainda pior do L.F.Vieira.
Falou em ganhar a hegemonia do futebol em Portugal e apresenta aos benfiquistas uma equipa com índices físicos e de trabalho ao nível de uma equipa de júniores?!
Sofro muito com o Benfica e os não benfiquistas riem-se disto até quase caírem para o lado, o que faz com que o nosso sofrimento seja a multiplicar por dez!
Infelizmente os dirigentes do Benfica não valem nem 1% dos adeptos do clube!
Como alguém já disse, neste momento o grande Benfica é um gigante com pés de barro, por culpa e incapacidade dos seus dirigentes, mormente o chefe deles, o antigo jogador Rui Costa.
Viva o Benfica.
De Anónimo a 17 de Abril de 2023
Ainda pior que L. F. Vieira...
Não abusemos...!!!!
De Armando Cravo a 17 de Abril de 2023
Nem esse teu 'Viva o Benfica', disfarça o ódio que nutres pelo grande benfiquista que é o Rui Costa e que foi um dos maiores do futebol português. Rui Costa, percebe mais de futebol a dormir, do que tu acordado. Ele que até há quinze dias atrás era o maior, num instante passou de bestial a besta!...
Lê as notícias e vê o que se está a passar com outros grandes clubes da Europa, depois desta paragem para as seleções!!!
Esta página que devia de ser de apoio, é usada por alguns, para ajudar a destruir aquilo que quem ama o clube, quer construir.
De anónimo a 18 de Abril de 2023
Acredito que o que escreves é com a melhor das intenções e fruto da forma como vês a tua realidade, mas felizmente estás enganado no que concerne a alguns pontos. Eu não tenho nenhum ódio ao Presidente Rui Costa, antes pelo contrário sempre o apoiei, estando ele no Benfica, na Fiorentina ou no AC Milan. Rui Costa sempre foi e é um grande Benfiquista. Dos maiores de sempre. quanto a perceber de futebol acordado e a dormir, seria preciso um "percebiómetro" para se fazer essa aferição científica. Aliás estou-me borrifando para isso do "perceber de futebol", pois isso é completamente subjectivo e inconsistente. pois se assim fosse um treinador que fosse campeão, e portanto percebesse mais de futebol do que os outros, acabaria por ser campeão todos os anos!!!!
Mas isso não interessa nada. O que interessa é a forma como se defende o Benfica e os benfiquistas, que são uma e a mesma coisa.
E nesse aspecto Rui Costa tem-se mostrado muito pacífico, nada ou quase nada actuante em termos públicos em defesa do Benfica, exigindo que as Leis do jogo sejam iguais para todos e que não se marque penalties a favor do nosso clube apenas quando arrancarem a cabeça a um jogador nosso, e ao contrário aos nossos dois principais adversários marcam a seu favor penalties por dá vá aquela palha, ou seja, mesmo que não existam de todo!
O Benfica, bem dirigido e bem defendido neste pântano corrupto que é a Liga Portuguesa, com as potencialidades que tem, e que são em tudo superiores a qualquer porto ou sporting, será sempre e de forma destacada e indesmentível o candidato nr. 1 a ser Campeão em Portugal e,praticamente com a "obrigação" de o conquistar.
Quanto ainda ao Rui Costa, eu não odeio nenhum benfiquista que o seja de facto, antes lhe desejo o dobro do que quero para mim mesmo.
Viva o Benfica.
De Armando Cravo a 16 de Abril de 2023
Sabes anónimo, os benfiquistas a quem te referes, são capazes de afirmar a pés juntos, que o Pedro Henriques só disse isso, porque é um benfiquistas dos quatro costados!... Mas nós, aqueles que prestamos atenção aos lances, não somos cegos e também vimos.
O Darcy, na sua apreciação ao jogo da jornada anterior, já tinha alertado que os portistas que mandam no futebol, iriam apostar todas as fichas, neste jogo de Chaves!... E não é que acertou?!
De Anónimo a 16 de Abril de 2023
A análise é do antigo árbitro Pedro Henriques, não é do Pedro Henriques que jogou no Benfica.
De D'Arcy a 16 de Abril de 2023
O Duarte Gomes tem a mesma análise. E o Pedro Henriques que jogou no Benfica é portista (e também jogou no Porto).
De Armando Cravo a 17 de Abril de 2023
Quando eu referi o Pedro Henriques como um grande benfiquista, estava a ser irónico e estava a referir-me mesmo ao árbitro, porque, o conheço de ginjeira!!!
De Anónimo a 16 de Abril de 2023
Sim, vamos falar de arbitragens. Claro que nos ultimos jogos o Benfica não tem estado como nos habituou ao longo da epoca, mas também não é preciso piorar injustamente o que já está mau.
Ontem, apesar de não termos jogado bem, jogámos o suficiente para ganhar e no limite, devido ao desperdicio, deviamos ter empatado.

Pergunto, quantos jogos como os de ontem é que qualquer grandes não ganhou devido a um penalti que apareceu?

Pelos vistos, até ao fim do campeonato, o Benfica está proibido, para além de outros golos invalidados e cartões que oportunamente vão aparecer.
Eu já esqueci o campeonato, porque mesmo que o Benfica recupere a forma, já estão em campo as necessárias medidas para que perca mais 6 pontos pelo menos.

Oxalá me engane!
De Anónimo a 16 de Abril de 2023
O futebol é a atividade mais volátil, imprevisível e implacável que existe, daí ter milhões de adeptos espalhados pelo mundo.
A derrota com o FCP deixou as suas sequelas, abalou a força anímica e a confiança da equipa, e aquilo que era uma dinâmica de vitória, rapidamente se transformou numa dinâmica de derrota.
Importa agora inverter a situação e acreditar até ao fim, até porque ainda nada está perdido.
Força Benfica!

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Paciência

Semelhanças

Quinze

Desnecessário

Risco

Nervos

Falso

Regresso

Campeões

Adiada

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds