VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Segunda-feira, 1 de Fevereiro de 2016

Superioridade

Não há dois jogos iguais, mas a superioridade do Benfica em mais um encontro frente ao Moreirense foi novamente incontestável, e a goleada saiu outra vez de forma muito natural. Pode não ter sido um jogo tão fácil como o da Taça da Liga tinha sido, mas voltou a ser mais um passeio do Benfica por Moreira de Cónegos, com quatro golos lindos que resultaram de quatro jogadas de equipa em bola corrida.

 

 

Houve apenas uma alteração no onze que tem sido mais habitual nos últimos jogos do campeonato. Com o regresso do Gaitán alguém teria que sair, e foi o Carcela. O Nélson Semedo pode já estar recuperado mas o André Almeida não quer ceder o seu lugar sem luta, e o Samaris tenta aproveitar a ausência do Fejsa no meio campo. A entrada do Benfica no jogo foi fortíssima, rapidamente remetendo o Moreirense para o seu meio campo e limitando o adversário a tentativas de saída para o ataque através de pontapés longos para os jogadores mais adiantados. O Benfica apresentou o carrossel habitual no ataque, com deambulações e trocas de posição constantes do Jonas, Pizzi e Gaitán, e com o Renato Sanches muito activo a preencher os espaços. A boa entrada foi recompensada aos dezasseis minutos, com o golo do Jonas. O Samaris libertou o Pizzi na direita, que centrou para a entrada fulgurante de cabeça do nosso goleador. Depois de alcançada a vantagem, o Benfica abrandou um pouco e então lá se viu um pouco mais de Moreirense no jogo, mas sempre com o Benfica a aparentar ter o jogo completamente sob controlo. Houve um ou outro lance mais apertado, o Júlio César ainda teve que se aplicar num lance, mas sobre o intervalo foi o Benfica quem, com muita naturalidade, aumentou a vantagem. Mais um golo bonito, no qual o Renato progrediu pelo meio com a bola, solicitou o Eliseu na esquerda, e o centro deste mesmo no limite for rematado de primeira pelo Mitroglou, que voltou a fuzilar a baliza adversária. Depois do golo de calcanhar na última jornada, mais um bonito golo do nosso avançado grego.

 

 

Na segunda parte a toada manteve-se, ou até se agudizou, porque o Benfica pareceu estar mesmo interessado em congelar o jogo e gerir o esforço. O Moreirense tentava chegar ao golo que relançasse o resultado e ameaçava quase sempre pelo mesmo jogador, o Iuri Medeiros. O Benfica dava a impressão de estar simplesmente a deixar correr o tempo, e que em qualquer altura poderia acelerar e dar a estocada final - mesmo que o Moreirense, por acaso, tivesse chegado ao golo, a ideia com que fiquei foi que isso de forma alguma faria abanar a equipa, e esta rapidamente voltaria a pegar no jogo e a resolvê-lo. Prova disso a lesão do Lisandro, que forçou a sua saída - entrou o Lindelöf para o seu lugar e não se notou qualquer tipo de abanão no Benfica com a presença do jovem sueco na defesa. Mas nem foi preciso preocuparmo-nos, porque a meio da segunda parte, e em mais uma jogada brilhante, desta vez entre o Pizzi e o Jonas, o Benfica fez o terceiro golo e matou o jogo. Para além das trocas de bola entre os jogadores, muito bonita também a frieza do Jonas na cara do guarda-redes e a forma como o evitou para depois rematar para a baliza deserta. O Benfica passou então a jogar perfeitamente à vontade e a um quarto de hora do fim chegou ao quarto golo. O Gaitán tinha marcado dois a meio da semana e não quis passar este jogo sem voltar a marcar, o que conseguiu em mais uma jogada muito bonita, na qual o Jonas deu o toque final para que ele entrasse pelo centro e, em frente ao guarda-redes, finalizasse de forma fácil, de trivela. Só foi pena o golo concedido já no período de descontos, inevitavelmente marcado pelo Iuri Medeiros, que deve ter feito 90% dos remates do Moreirense.

 

 

Destaques para alguns dos suspeitos do costume. Jonas, com dois golos e uma assistência e a habitual importância das suas movimentações em zonas mais recuadas e combinações com os colegas. O Pizzi, que continua a jogar como nunca o tinha visto fazer, que desta vez não marcou mas fez duas assistências e voltou a ser um dos motores da equipa. E por falar em motores, o Renato Sanches foi também um deles no meio campo. Continua a ter algumas perdas de bola, mas recupera ainda mais e o saldo é francamente positivo, até porque ele é um dos jogadores que actua sempre em alta rotação e está constantemente a proporcionar linhas de passe no meio campo. No geral, toda a equipa me pareceu ter actuado a um bom nível.

 

A sequência de bons jogos continua. Mais do que as vitórias, o que me dá confiança é ver agora a equipa a praticar um futebol que nunca vi nos primeiros meses do Rui Vitória no cargo. Mesmo que eventualmente voltemos a ter um mau jogo (espero que não) sei aquilo que a equipa pode produzir. Esta é uma equipa completamente transfigurada daquela que vimos no início da época, e sempre que conseguir apresentar esta qualidade de jogo, será muito difícil não vencer.

tags:
publicado por D`Arcy às 01:33
link do post | comentar
16 comentários:
De Zico a 1 de Fevereiro de 2016 às 03:10
Vitória INCONTESTÁVEL. Normal. Natural. N A T U R A L Í S S I M A.
O que também foi "normal", foi o facto de mais uma vez termos sido OBRIGADOS a jogar contra 14 (CATORZE). Aos 3,5 minutos de jogo, penalty escandaloso contra o Moreirense por ALBALROAMENTO dentro da grande área dos caseiros, de um jogador do Benfica, que ficou por marcar, em mais uma "VISTA GROSSA" escandalosa desse bufador do apito "nelinho morteiro", - outro da cidadela do porco - que já contra o Rio-Ave na nossa Catedral da Luz, há cerca de três semanas, nos SURRIPIOU de uma penada TRÊS PENALTIES visíveis até da Sibéria!!!
Além disto ainda INVENTOU algumas faltas contra nós, bastando para isso que qualquer jogador dos cónegos de Moreira, "amandando" a bola para a frente, e na impossibilidade de prosseguir o lance ganhando a mesma, se projectasse contra um jogador do nosso Benfica, com este parado e sem se mexer, como se o nosso jogador fosse OBRIGADO a fazer um buraco no relvado e meter-se lá dentro para que o adversário passasse à vontade, como se aquilo fosse tudo dos cónegos.

Já o tenho dito e repito, que nós, a começar pela Direcção e Presidente, temos de ALERTAR E LUTAR contra este "SERVIÇO DE AGENDA" que os apitadores ou bufadores de apito têm contra o nosso BENFICA.
Nós somos os MELHORES E OS MAIORES, mas não somos obrigados a jogar, por nenhum "dec.lei" dos BUFADORES DE APITO, contra 14 ou 15 ou mais adversãrios, sendo que a maioria deles, ainda por cima são mais caceteiros profissionais disfarçados de futeboleiros, do que propriamente verdadeiros jogadores de futebol.
Pestana bem aberta e EXIGÊNCIA no ÍNDICE MÂXIMO no que respeita ao "SERVIÇO" dos BUFADORES DE APITO. É que até agora, 20ª Jornada, os ditos GATUNOS de apito na boca já nos SURRIPIARAM pelo menos 10 pontos. Não fora isso, e se em vez disso REINASSE A REAL VERDADE DO JOGO, mesmo com as nossas fragilidades no início da época, seríamos neste momento LÍDERES DESTACADÍSSIMOS. Esta é que é a VERDADE. Verdade que DÓI muito, E QUE DEVIA DOER ainda mais, muito mais, a esse ESCABROSO rui santos, junta-letras de primeira água, e ao LEPROSO e RANÇOSO trinca bolotas burro de parvalho,a quem eu desejo TUDO, TUDO, TUDO, TUDO , MESMO TUDO do pior, pois esse GFDP-PÔDRE ofendeu o MEU QUERIDO BENFICA com as MENTIRAS E DIFAMAÇÕES mais pueris e rascas que eu conheci em 59 anos de BENFIQUISMO. Para mim, esse MONTE DE ESTERCO com duas patas, e todos os que o apoiam ou são como ele, não têm PERDÃO.

Quanto ao jogo propriamente dito, o D'Arcy já o descreveu, concordando eu com tudo, menos na referência ao grande RENATO SANCHES - que é o principal responsável pelo crescimento e consolidação do nosso jogo a meio campo e não só -, relativamente aos "passes falhados. Quem me dera que TODOS OS OUTROS falhassem apenas como falha o Renato Sanches.
Jogador BOM EM TUDO. EM TUDO. O Passe e a visão de jogo no lance do nosso segundo golo, (Mitroglou) saído da "CABEÇA" e da chuteira do nosso Renato, é de qualidade superior, a fazer-me lembrar um nosso ex-GRANDE JOGADOR, que era MESTRE nesse tipo de jogadas-passes, o nosso sempre muito estimado e admirado VALDO. Valdo Cândido Filho, hoje já com 52 anos, e que foi, a par de João Alves, Shéu Hann, Víctor Martins, Rui Costa, dos melhores jogadores de meio-campo que vi jogar. Jogadores com classe para jogarem em qualquer equipa de primeira linha do Futebol Europeu.
RENATO SANCHES é mais um deles.

Só não seremos TRI-CAMPEÕES se não formos capazes de dar cumprimento a duas premissas absolutamente determinantes: Continuar a jogar com GARRA E VONTADE, E LUCIDEZ à BENFICA, e se não formos capazes, BEM CAPAZES, de DEFENDER o nosso Glorioso e Inigualável Clube de todos os ladrões, principalmente os de APITO NA BOCA, QUE TUDO IRÃO TENTAR fazer para impedirem o nosso Clube absolutamente MARAVILHOSO, de atingir o seu principal obectivo: Ser TRI-CAMPEÃO NACIONAL.

Que NINGUÉM "DURMA NA FORMA". N I N G U É M.

E Pluribus Unum............ AD ETERNUM.


BENFICA BENFICA BENFICA. Sempreeeeeeeeeeeeeeeee o Maior e o Melhorrrrrr
De RyanRed a 1 de Fevereiro de 2016 às 08:41
Sim o futebol normal do Benfica estava na hora de aparecer. Espero que assim continue porque para chegar ao tri temos de continuar desta forma. Vamos la mostrar a nos mesmos que somos capazes.
De ZE a 1 de Fevereiro de 2016 às 09:13
INÁCIO

«Foi uma decisão que já esperava. O Benfica domina o futebol português, tem os poderes todos, mas trata-se de algo ilícito, que salta à vista de todos. É uma tentativa clara de favorecimento para os próximos jogos,... O próximo árbitro a assinalar um penalty contra o Benfica será preso»,

SERÁ QUE ESTAS PALAVRAS NÃO PRETENDEM COAGIR A ARBITRAGEM?

SE NÓS MANDÁSSEMOS NO SLB, ESTE ERA MAIS UM QUE SENTAVA O CU NO TRIBUNAL

Entretanto visto na net o comentário seguinte:

“O futebol possui tem 17 leis, todas estabelecidas pelo International Board...
Mas ao que tudo indica vem aí uma 18ª Lei. Toda ela especial e específica:

PENALTY CONTRA O BENFICA.

Criada e desejada pelos ignaros lagartos, é de total obrigatoriedade a sua aplicação (como é obvio) só nos jogos do Benfica.

Os jogos em vez de se iniciarem com a bola no centro do terreno, iniciar-se-ão com PENALTY CONTRA O BENFICA. E sem o guarda-redes na baliza.

Na eventualidade de o jogador / equipa não obter golo, o lance será exaustivamente repetido até o golo ser obtido.

Em termos práticos o Benfica deve iniciar os seus jogos com desvantagem no marcador. PENALTY CONTRA!”


MAS O RECORD DE 1680 DIAS (4,6 ANOS !!!) (4,6 ANOS !!!) (4,6 ANOS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!) SEM GRANDES PENALIDADES CONTRA

ESTÁ NA POSSE

do clube que teve um presidente que assumiu que PAGOU A ÁRBITROS para favorecerem o seu clube,

o mesmo clube dos DEPÓSITOS NA MADEIRA

e o mesmo clube que QUERIA UM PENALTI NUM CORTE LIMPINHO DE CABEÇA,

em suma o clube do TONEL

e vamos lá para não cansar o clube que em três jogos seguidos contra o Benfica já viu PERDOAREM-LHE 6 PENALTIS UM DELES COM BRAÇO PARTIDO
De Henrique Teixeira a 1 de Fevereiro de 2016 às 11:30
Depois dos maus desempenhos e resultados obtidos tanto nos jogos da pré-época como nos da liga até à 8.ª jornada, altura em que o Benfica já somava 3 derrotas e parecia irremediavelmente afastado do título, a partir daí a equipa começou a melhorar, a ganhar e depois a ganhar com goleadas. Em pouco temo ganhamos 8 pontos ao Porto e 5 ao Sporting, temos muito mais golos marcados que eles e também jogamos melhor futebol que eles. Para mim, o que se passa no Benfica, até pela onda de lesões que tem atingido alguns dos melhores jogadores, é verdadeiramente surpreendente.
Ontem em Moreira de Cónegos continuou o festival de futebol e de golos.
Há vários jogadores, que eu julgava medíocres, que estão a jogar a um nível que nunca julguei fossem capazes de atingir, sendo Pizzi o caso mais surpreendente.
Aqueles a quem já era reconhecida grande classe, todos estão em alta e a fazer as delícias de quem, como eu, ama o clube.
Que Rui Vitória continue a dar razão ao presidente, que foi dos poucos que acreditou nele e que leve o Benfica a mais um título para calar todos os cépticos, entre os quais eu me incluía e agora, com muito agrado, vejo que estava enganado.
O que me aflige mais agora é a lesão do Lisandro, logo numa altura em que se aproximam jogos tão difíceis.
De antonio fonseca a 1 de Fevereiro de 2016 às 11:41
Bom dia,

Inteiramente de acordo com o comentário do moderador.

Dizer que foi mais uma vitória categórica e que não deixa margem para dúvidas de que a jogar assim depressa alcançaremos a primeira posição, isto se os viscondes deixarem de ser beneficiados pelos homens do apito verde!!

Inácio, sim aquele que diz que vê a BTV pela net continua a despejar o seu fel esverdeado, só dá para continuar com a afirmação do spot publicitário " não sejas inácio ".

Saudações benfiquistas.
De Manuel Afonso a 1 de Fevereiro de 2016 às 12:25
Sim D'Arcy, é um facto que estamos a jogar melhor agora do que no início da época.
Não que alguma vez tenhamos jogado tão mal como muitos quiseram fazer crer.
Mas é um facto que estamos a jogar melhor agora que no início da época.
Não que isto seja motivo para admirar alguém, já que começamos a época com um novo treinador.
Mas é um facto que estamos a jogar melhor agora que no início da época.
E se considerarmos toda a desconfiança a que o novo treinador foi sujeito, todas as campanhas mediáticas levadas a cabo com a intenção de o arrasar, ainda menos admiração deve causar que a equipa tenha levado algum(pouco) tempo para começar a carburar.
Mas é um facto que estamos a jogar melhor agora que no início da época.

E se estamos a jogar melhor agora do que no início da época, muito se deve a um homem, de seu nome Luís Filipe Vieira, um autêntico rochedo onde toda a estupidez de Benfiquistas papagaios, taliban, cúmentadeiros e jornaleiros se esborrachou sem deixar marca.
Por vontade dos Benfiquistas papagaios, entenda-se os que ainda ouvem, comem e papagueiam o que os restantes espécimes referidos regurgitam a toda a hora, já o Rui Vitória tinha sido despedido há largos meses.
Mas o rochedo deixou de tal forma claro, mesmo perante os maiores obstáculos, mesmo perante os maiores fracassos pontuais, que o caminho era este e ponto final, que a contestação diminuiu, e a equipa percebeu que não valia a pena duvidar, era melhor trabalhar.

E obviamente deve-se a um grande treinador, o nosso, o Rui Vitória, que soube resistir a tudo isto com humildade, força de carácter e trabalho. Soube aprender e adaptar-se a uma nova realidade com uma velocidade impressionante.
E soube, porque sabe, pôr a equipa a jogar melhor, mas muito melhor, do que alguma vez jogou na época passada.

Eu não sei se vamos ser campeões ou não. Acredito que sim, mas não interessa.
O que interessa é provar de uma vez por todas, entendendo mal, muito mal, o porquê de ainda ser preciso provar o óbvio, que com esta estrutura, com a nossa estrutura, estamos e estaremos sempre na luta, seja com que treinador for.


De Zico a 1 de Fevereiro de 2016 às 14:58

Caro BENFIQUISTA ZE, subscrevo o teu comentário, e por isso mesmo é que sempre faço a DEFESA INTRANSIGENTE do nosso Benfica, e peço que ninguém, mas NINGUÉM MESMO, "durma na forma". A começar por aqueles que têm o DEVER e a OBRIGAÇÃO - muito antes de todos os demais -, de se "porem em campo" e com todas as suas FORÇAS E CAPACIDADES defenderem o nosso Inigualável Clube.
Há duas razões fundamentais para os ataques constantes, vis e covardes, sustentados apenas na manipulação de factos e na mentira mais óbvia, que são feitos ao nosso Benfica.
A primeira é a GRANDEZA e PRESTÍGIO inigualáveis do nosso Clube, que faz com que os nossos adversários/INIMIGOS, vivam nas catacumbas do TRAUMA psicológico, que faz deles AUTÊNTICOS RETARDADOS COGNITIVOS, atraso esse provocado pela sua (deles) incomensurável INVEJA ao Maior e Melhor de Portugal, e um dos dez maiores de todo o Mundo.
A segunda razão, é a nossa EXCESSIVA TOLERÂNCIA e PACIÊNCIA para com os batráquios que tudo tentam fazer para nos diminuir, enxovalhar, descredibilizar, roubar, etc,etc,etc,....

Por isso estou contigo e EXIJO que a Direcção e Presidente, face às ACUSAÇÕES GRAVES desse inaçola ATRASADO MENTAL, o leve a Tribunal CRIMINAL, a fim desse MONTE de ESTRUME de porco com duas patas, que mais não é do que uma espécie de CRIADA de SERVIR do TRINCA BOLOTAS Miss Pig burro de parvalho, prove como é que o nosso querido SPORT LISBOA E BENFICA domina o Futebol Português, com toda a carga negativa que lhe pretende atribuir, e insinuando vantagens ilícitas para o nosso Clube.

Esse gajo tem a ESCOLA DAS PUTAS MAIS RELES e SUJAS que existem à face da Terra: Na impossibilidade de negarem a sua condição, chamam PUTAS às demais mulheres que nada têm a ver com o PUTEDO que elas ( AS PUTAS) praticam.

São assim os "inaçolas" desta vida. Portanto, sr. Presidente do nosso Benfica, ponha lá os nossos serviços jurídicos a trabalhar como deve ser em DEFESA do que de mais lindo e belo há em Portugal, o nosso Glorioso e Inigualável SPORT LISBOA E BENFICA de Portugal e de todo o Mundo.

Somos os maiores e os melhores dentro dos relvados. Temos a obrigação de o ser também FORA DELES, sempre respeitando a VERDADE E A LEGALIDADE de tudo o que envolva o desporto, e os clubes, que, tal como o nosso, estejam no desporto de CABEÇA LIMPA e com a Cultura da Honestidade e Seriedade como princípio INALIENÁVEL de toda a prática desportiva.

E Pluribus Unum. AD ETERNUM.

BENFICA BENFICA BENFICA, Sempreeeeeee o Maior e o Melhorrrrrrrrrr
De Pé quente a 1 de Fevereiro de 2016 às 16:00
Continuo a achar que faltam grandes jogadores como o Gaitan por exemplo, não desdenhando dos que temos!
De Genica Benfiquista a 1 de Fevereiro de 2016 às 16:03
Apenas um comentário de apreciação ao ZICO porque lembrou um jogador que recordo e que "voltou" a vestir a camisola do Benfica: Valdo, agora como Renato Sanches. Na crónica está ausente a sua principal qualidade e que tornava Valdo o melhor médio que vi em Portugal (Coluna tinha outras características): capacidade de ficar de frente para a baliza adversária recebendo de costas para ela e sob marcação. Acrescente-se um "pormenor": verifique-se se a bola salta quando passa para os companheiros - lembre-se como a bola saía dos pés do Chalana e do Diamantino.
De Luís Manuel a 1 de Fevereiro de 2016 às 23:36
Olá D'Arcy,

O teu post dá uma ideia bem clara do que foi o jogo. A nossa manobra colectiva foi magnífica. Excelente entrosamento entre todos os sectores, grande dinâmica ofensiva, enorme confiança dos nossos jogadores. Fiquei muito feliz com a vitória, alcançada ainda para mais depois dos nossos adversários directos terem jogado e vencido nos dias anteriores. Era muito importante darmos esta resposta, e o nosso treinador frisou isso mesmo após o jogo.

Estou muito esperançado que continuemos nesta senda, mas claro, temos de ter os pés bem assentes no chão, porque nenhum jogo será fácil. Se conseguirmos vencer no Restelo daremos outro passo importante, e este vai mesmo ser um jogo extremamente difícil. Teremos de estar muito concentrados, o Belenenses é sempre uma equipa forte em casa.

Concordo com os destaques individuais que fazes, mas para mim o nosso melhor jogador foi mesmo a equipa toda, do Júlio César ao Mitroglou. Fiquei preocupado com lesão do Lisandro, continuamos sem sorte nisto! Não há jogo que não acabemos sem alguém se lesionar. Tal como dizes, é verdade que a equipa não abanou com a entrada do Lindelof, mas o Lisandro estava a ser preponderante na defesa, e sem o Luisão ficamos desfalcados de centrais para os jogos importantes que se avizinham. Confiança máxima no Lindelof, mas seria muito bom podermos contar com o Lisandro e o Luisão já nos próximos jogos.

Sexta-feira é muito importante ganharmos.Seria mais uma grande ajuda para a nossa força anímica. Força, Benfica!

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Desnecessário

Desilusão

Estrelinha

Paciência

Incontestável

Difícil

Serenata

Crença

Evidente

Talento

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds