Começo com uma pergunta: o que aconteceu hoje foi surpresa? Houve algum benfiquista que tenha ficado genuinamente surpreendido com o facto do Benfica ter sido incapaz de ganhar ao Moreirense? É que para mim era bastante previsível, e depois de mais uma hora e meia de uma inaptidão desesperante, ainda mais natural foi.
O onze apresentado pelo Benfica foi bastante previsível, talvez com a pequena novidade do António Silva ter regressado à titularidade no lugar do Tomás Araújo. O regresso à titularidade do Di María era esperado, sobretudo depois da lesão do Aursnes, tal como era previsível que o Kökçü jogaria encostado à esquerda. Obviamente que não é isso que explica o mau futebol praticado pelo Benfica, os nossos problemas vão muito para além de uma simples invenção por parte do nosso treinador e não seria por o turco se deslocar para o meio que magicamente passaríamos a jogar bom futebol. Mas no meio de tanta coisa, o pormenor da teimosia em colocar um jogador fora da sua posição apenas contribui para aumentar ainda mais a minha irritação - já escrevi que hoje em dia para mim a experiência de ver o Benfica jogar significa alternar entre dois estados de espírito possíveis: aborrecimento ou irritação, e a irritação é o pior dos dois. O jogo foi mais daquilo que se esperava. Domínio territorial quase completo por parte do Benfica, com o adversário acantonado junto da sua área e a tentar sair em contra-ataque sempre que o Benfica perdia a bola. O domínio do Benfica, como vem sendo habitual, foi pífio, porque salta à vista de qualquer um que não parece existir um plano para o futebol jogado pelo Benfica (e se existe, então os jogadores são incapazes de o colocar em prática). A equipa não aparenta ter uma estratégia definida para chegar ao golo. E sendo isto por demais evidente, depois é ainda pior quando no final ouvimos o nosso treinador dizer que '[...]não sei porque temos tantos problemas a marcar golos' (sic). Se não sabe, então é porque já perdeu a capacidade para ser solução e por isso faz parte do problema. A estratégia do Benfica para marcar golos é, para mim que me limito a ver jogos, 'andar por ali com a bola'. Não há rotinas, movimentações que aparentem ser trabalhadas, simplesmente levamos a bola para as imediações da área adversária, metemos uns jogadores por lá e depois andamos por ali a trocar a bola, na esperança de que alguma sobre para nós, ou que um adversário cometa uma asneira qualquer. E para não estar só a bater no negativo, até achei que o Benfica esteve relativamente bem na parte da recuperação da bola - houve agressividade e capacidade para quase sempre recuperar rapidamente a bola, ainda em posições bastante adiantadas, o que permitiu manter o tal domínio territorial durante a maior parte do jogo. Mas se depois não sabemos o que fazer com esse domínio e essa posse de bola, de pouco serve. E para piorar, das poucas vezes que permitimos espaço ao adversário, quase sempre isso resulta numa jogada de perigo para a nossa baliza. Levámos logo com um aviso a acabar a primeira parte, em que só não fomos a perder para o descanso porque o golo do Moreirense, num contra-ataque após uma perda de bola no meio campo, foi anulado por falta evidente sobre o Barreiro.
Para a segunda parte regressou o Renato no lugar do Florentino e até esteve bem no jogo, que melhorou um pouco. Ainda tivemos algumas situações de finalização durante a fase inicial do segundo tempo (sobretudo nos pés do Pavlidis) mas com o mais do que expectável nervosismo a aumentar à medida que o nulo se arrastava fomos perdendo cada vez mais lucidez e criando cada vez menos perigo. As substituições foram também mais ou menos previsíveis, deu para adivinhá-las quase todas - a começar pela entrada do Marcos Leonardo para segundo avançado, e depois do Rollheiser e do Cabral já na fase de desespero. O brasileiro acabou por entrar para o lugar do Pavlidis, o que gerou descontentamento, mas se o grego ficasse em campo ficaríamos a jogar com três pontas-de-lança. O que seria inútil, porque a falta de ideias por parte do Benfica sobre como chegar ao golo é de tal forma absurda que nem sequer somos capazes de jogar no chamado chuveirinho na fase do desespero. Precisamos desesperadamente de marcar, e a bola raramente entra na área e anda ainda e sempre a circular, e a esbarrar na floresta de adversários que está plantada em frente à sua área. As excepções foram quase sempre dadas pelo Carreras, que por diversas vezes conseguiu furar pelo lado esquerdo e entrar na área. Infelizmente, o número de vezes em que conseguiu fazer isto foi exactamente igual ao número de vezes em que depois decidiu mal e ou fez um cruzamento para ninguém, ou colocou a bola directamente nos pés de um adversário. As bolas paradas foram também o costume - nem um lance de perigo resultou delas. E como quando as coisas correm mal, depois é sempre tudo a ajudar a empurrar para baixo, perto do final o Carreras fez mais um passe directamente para os pés de um adversário, só que desta vez fê-lo no nosso meio campo defensivo e quando a equipa tentava sair para o ataque. Fomos apanhados em contra-pé, e depois de progredir até à área o nosso adversário fez um remate que parecia não ir causar grande perigo, mas seguindo a regra de que tudo corre mal, a bola conseguiu ressaltar no António Silva e trair o Trubin, indo entrar mesmo encostadinha à base do poste. O jogo parecia irremediavelmente perdido, e só não o foi porque em período de descontos caiu-nos um penálti do céu, arrancado pelo Barreiros, que o Marcos Leonardo converteu. O penálti é ainda mais surpreendente porque foi assinalado depois de mais uma arbitragem ao nível da do fim-de-semana passado, com um critério completamente desequilibrado contra nós, sobretudo no que diz respeito à disciplina - o Moreirense teve carta branca para bater à vontade, o Benfica à sexta falta já tinha quatro amarelos. É indiferente, o empate é tão vergonhoso como a derrota o teria sido, e uma demonstração cabal da actual incompetência da nossa equipa e da falta de qualidade do nosso futebol.
Tenho muitas dificuldades em escolher alguém para destacar. Talvez uma menção ao Renato, que conseguiu com a sua entrada melhorar um bocadinho o que já tão mau era. O Pavlidis lutou na frente mas parece cada vez mais um homem só, quase nunca servido em condições. O António Silva, que agora parece andar muita gente mortinha por queimar, fez um bom jogo, e não merecia de todo a infelicidade de ser nele que a bola bateu para acabar no golo do Moreirense.
Acho que de uma forma fria, olhando para o que está a ser produzido face ao que está a ser investido e à qualidade individual dos jogadores que compõem o nosso plantel, me parece cada vez mais evidente onde está o problema. Não me quero alongar mais sobre este assunto, parece-me é que é daquelas coisas que não se podem continuar a empurrar com a barriga à espera que magicamente as coisas melhorem, porque aquilo que temos visto é precisamente o contrário, uma tendência para o problema se agravar. Em quatro jogos já perdemos cinco pontos e não somámos uma única exibição convincente, isto contra quatro adversários de qualidade manifestamente inferior. Qual é o ponto a partir do qual chegaremos à conclusão de que a época está irremediavelmente perdida? Estamos à espera dele para agir? Nada me move pessoalmente contra o actual treinador do Benfica, eu apenas desejo um treinador que saiba colocar a equipa a jogar bom futebol. E o nosso actual treinador parece neste momento ser não só incapaz de o fazer, como mesmo de perceber que a equipa joga mau futebol - normalmente no final dos jogos vem dizer que a equipa jogou bem. É que é ainda mais difícil resolver um problema quando não se consegue reconhecer que temos um problema.
De BI - CAMPEÃO EUROPEU a 31 de Agosto de 2024
Futebolzinho MISERÁVEL!!!!
Rua com esse chuleco Schmidt com qualidade e competência ZERO que está a DESTRUIR o Benfica.
Indivíduo sem dignidade que está no Benfica não pela sua competência, mas agarrado a um contrato das Arábias que o INOCENTE Rui BANANAL costa lhe ofereceu, estando à espera apenas que o escorrassem para levar o saco das notas gigante da indemnização.
Detesto profundamente esse indivíduo.
RUA Rua RUUUUUUAAAAAAAA.
Benfica, sempre.
De BI - CAMPEÃO EUROPEU a 31 de Agosto de 2024
Esse INDIGENTE "treinador" ainda tem a lata de dizer no fim do jogo que "estivemos bem"!!!!
Arre, que este gajo é para lá de burro.
Ou então quer fazer dos Benfiquistas néscios e totós.
Em qualquer scp, fcp, até mesmo scb, esse "treinador" já há muito tempo tinha sido despedido!!!!
No Benfica, com um pseudo Presidente absolutamente INCAPAZ, o alemanhao está nas suas quintas, faça as palermices e besteiradas que fizer.
São quase cinco horas da madrugada e ainda não consegui pregar olho!!!
Mais uma noite em claro, ao contrário desses PARASITAS todos que vivem à grande e à americana à custa do Benfica e dos Benfiquistas.
Nojo dessa gentalha.
RUA RUA RUA RUA RUUUAAAAA
Benfica, sempre.
De Joe Nash a 31 de Agosto de 2024
Tenham cuidado benfiquistas que daqui a nada aparece o palhaço de serviço criticar os adeptos que não bateram palmas ontem á noite
De Nick Name a 31 de Agosto de 2024
Não sei quem é esse, mas parece ser de facto um palhaço. Podes citar o que ele escreveu a criticar os tais adeptos para o podermos identificar?
De anónimo a 31 de Agosto de 2024
Se fosses um poucochinho inteligente saberias muito bem que é esse palhaço. Pega num espelhinho que logo terás a resposta. Fácil, hein?!
De Nick Name a 31 de Agosto de 2024
Pois, mas como não sou um poucochinho inteligente, pedia-te para citares o texto em que o tal palhaço criticou os adeptos. Vá lá, não deve ser difícil. É que se não o fizeres, alguém pode chegar à conclusão que o palhaço não é palhaço e que quem lhe atribuiu essa afirmação não passa afinal de um vulgar mentiroso.
De Nick Name a 31 de Agosto de 2024
Também eu só quero para o Benfica um treinador que ponha a equipa a jogar bem, e não faço parte dessa corja que por aqui e noutros espaços passa o tempo a zurrar contínuamente contra RS, RC, os jogadores e tudo o resto só porque sim. Infelizmente, o nosso treinador há muito parece desorientado, confuso e incapaz sequer de tentar pôr em prática um projecto coerente. Pelo contrário, vai tentanto implementar uma série de ideias sem sentido.
Já passámos pelos 3 centrais, jogar sem PL fixo, adaptações bizarras, desaparecimento abrupto de jogadores que eram titulares, substituições aos 89 minutos e outras excentricidades. Agora, a moda é jogar com 2 ditos "pivots defensivas" contra os Casas Pias e Moreirenses da nissa modesta Liga...
Eu já há muito que achava que um jogador tipo Florentino, incapaz de um passe de rotura ou de contribuição ofensiva, era inútil em 80% dos jogos da Liga. Pois agora jogou 2 Florentinos, que só se atrapalham mútuamente (dito isto, o Barreiro é ofensivamente bastante melhor que o Florentino e ontem foi dos poucos a merecer nota positiva, ganhando até o penalty um tanto duvidoso). O resultado? 45 minutos com zero oportunidades e produção atacante quase nula. E tem sido isto em todos os jogos...
Nem me quero alongar sobre este jogo sinistro, em que o único ponto positivo foi o regresso em grande do Renato. Será que a partir daqui ao menos pode acabar o 'duplo pivot" e ficar de fora o Florentino? E de entre o negativo, ainda queria destacar o Carreras. Quem é que achou boa ideia contratar este? Faz muitos cruzamentos, é um facto, e alguns são perigosos, mas acontece que é um defesa e nesse aspecto é um jogador que só vai dar sustos. Alguém pediu outro Nuno Tavares? Acho que não.
Enfim, está a chegar a hora das decisões. Claramente, temos um presidente que não gosta de decidir. Mas perante uma situação destas e com um treinador que insiste em aberrações como o "duplo pivot" , uma equipa que não joga nenhum e um desfile permanente de contratções e vendas que é difícil entender a situaćáo vai tornar-se cada vez mais insustentável.
De Redpower a 31 de Agosto de 2024
Perfeitamente de acordo! Analisando friamente, jogamos devagar, sem profundidade e quando conseguimos meter a bola na área, só lá temos o Pavlidis, sozinho contra 4 ou 5. Assim é difícil.
Como o D'Arcy diz, o pior é que parece que o treinador não vê o mesmo. Ou então não o quer admitir. Seja como for é preocupante e já vem da época passada.
Ao decidir mantê-lo pensei que o presidente teria tido uma conversa com ele e que teriam chegado a um consenso quanto ao que havia a melhorar na equipa. Se esta conversa existiu, não serviu de muito. Está tudo exatamente igual e continuamos a contratar avançados em catadupa à espera de um milagre. Mas tenho dificuldade em perceber o rumo que queremos tomar.
De BI - CAMPEÃO EUROPEU a 31 de Agosto de 2024
Chamar treinador de futebol profissional a esse schmidtzeco, é como chamar Estádio da Luz ao campo de jogos do Moreirense.
Só o "presidente" não é capaz de ver isso pois infelizmente deixou que lhe capturassem o cérebro!!!
Rua com os colossais incompetentes que estão literalmente a desmoronar e a desfazer o Maior Melhor Clube de Portugal.
Rua rua rua RUUUUAAAAAAAAAÁA....
BENFICA, Sempre.
De Luis Agostinho a 31 de Agosto de 2024
Mesma receita, mesmo resultado.
Quando ganhámos o último campeonato, com um futebol de encher o campo, mas com uma grande quebra na parte final que quase nos ia fazendo perde-lo depois de termos apresentado um muito bom futebol na maior parte da época, pensei mesmo assim que tínhamos tudo para cimentar o domínio do futebol português com um ou outro retoque na equipa.
Mas, ao contrário das expectativas, a época passada foi a continuação da quebra da parte final da anterior. Apesar de muitos milhões gastos.
Este ano, vai pelo mesmo caminho, ou ainda pior.
O Benfica tem bons jogadores. Acho que não podemos dizer que os jogadores não se esforçaram.
Então, o problema está dos jogadores para cima. Do treinador até ao presidente. Na chamada "estrutura". Tenho pena em ter de concluí-lo porque tinha grandes esperanças no Rui Costa em quem votei.
Neste momento o Benfica parece não ter rumo, parece andar tudo perdido. Não se entende as vendas que se têm feito, na maior parte ao desbarato, acho que muito por culpa do sub-aproveitamento que o treinador tem feito dos jogadores. Também na parte das aquisições, principalmente na época passada, foi um descalabro. Também penso que por culpa do treinador e da sua má utilização dos activos. Este ano, vamos ver... O que parece óbvio para a quase a totalidade da Nação Benfiquista, é que o treinador não tem mãos para o bólide, ou para o Ferrari, apesar daquela recta inicial nos ter dado a impressão, incluindo ao presidente, de que sim.
Parece-me que neste momento a equipa está a fazer a pré-época. O treinador fez uma equipa tipo, que contava com o Aursnes e o João Mário como médios interiores e o Prestianni a fazer de Rafa e os laterais a fazer os corredores. E trabalhou a equipa para jogar assim e mentalizou-se de que esta seria a equipa para a época, e está a ter grandes dificuldades em alterar este esquema. Seja porque não quer, ou porque não consegue. Outro problema é que apesar do esforço do Prestianni, penso que grande parte do problema continua nessa posição, já o era na minha opinião na época passada com o Rafa, apesar do Prestianni pressionar muito mais no processo defensivo do que o Rafa fazia. No processo atacante o Prestianni pouco tem contribuído, perdendo muitas bolas e construindo pouco jogo, e os médios interiores a mesma coisa, jogando toda a gente ali no meio, muito juntos enquanto exige aos laterais que façam todo o corredor. Tanto o Carreras como o Bah fizeram inúmeros cruzamentos, mas quantos criaram realmente perigo? Quantos chegaram ao destino? E depois, ao avançar os laterais para irem cruzar, ou até os vimos muitas vezes na área, obviamente que deixam espaço nas costas, e os treinadores adversários aproveitam isso.
Eu acho que o Rui Costa está neste momento refém do Schmidt, pois ao não o ter despedido no final da época passada, acredito que por razões económicas, agora com a época em andamento, é muito mais complicado. O problema do Schmidt, não é só o sistema táctico, que já vimos, tem várias fragilidades, é também a forma como está a desvalorizar activos do Benfica ao insistir num sistema que não está a funcionar já há quase época e meia e teimar em colocar os mesmos jogadores, que não estão a funcionar em certas posições, nesse sistema que não está a funcionar. E no meio disto tudo, quantos bons jogadores já foram queimados? E quantos o estão a ser? Parece que neste momento todos os jogadores com algum mercado estão desejosos de sair. Provavelmente os outros também, só que não têm mercado e como têm bons ordenados... A direcção parece não conseguir contratar jogadores que consigam ser mais valias no sistema do Schimdt, e o Schmidt vai-os descartando e colocando a jogar fora de posição, como quem diz, não me dás o que quero e eu vou usá-los, ou até nem isso, como entendo, com grande custos para a SAD/clube. Provavelmente iremos apresentar resultados negativos pelo terceiro ano consecutivo (penso que seja terceiro, não tenho a certeza) e por este caminho, mais uma época a seco em títulos.
Infelizmente, o que está a acontecer não é nada que surpreenda a Nação Benfiquista. Quando a época terminou e soubemos que o presidente não ia mudar o treinador, acho que ninguém ficou entusiasmado com a ideia, mas no fundo, tínhamos esperanças que...
De Fernando Valente a 31 de Agosto de 2024
È de uma crueldade olhar para este Benfica,bater nestes mortos mete dó, prefiro malhar na administração. Um presidente que vem falar em manter o actual tecnico só tem um nome "burro"foram mais inteligentes seus pés que todo resto do corpo, á massa adepta que enche o estadio tem um nome "mansos"custará muito pedir uma assembleia extraordinária?Se tal não acontecer venham como eu rezar para o muro das lamentações pedindo que acabe depressa este suplicio.Sou de V. do Castelo passo muitas noites sem dormir com a dor que o meu Benfica me causa, um treinador qualquer precisa-se para terminar este suplicio.
De Fernando Valente a 31 de Agosto de 2024
È de uma crueldade olhar para este Benfica,bater nestes mortos mete dó, prefiro malhar na administração. Um presidente que vem falar em manter o actual tecnico só tem um nome "burro"foram mais inteligentes seus pés que todo resto do corpo, á massa adepta que enche o estadio tem um nome "mansos"custará muito pedir uma assembleia extraordinária?Se tal não acontecer venham como eu rezar para o muro das lamentações pedindo que acabe depressa este suplicio.Sou de V. do Castelo passo muitas noites sem dormir com a dor que o meu Benfica me causa, um treinador qualquer precisa-se para terminar este sufrimento.
De Vitor Pereira a 31 de Agosto de 2024
Boas, diz-se, diz-se, que a estrutura está de costas viradas.. Diz-se que o Rui é um "banana". Diz-se que o Rui contrata jogadores sem os conhecer. Diz-se que o balneário está fraturado e contra o treinador. Diz-se que as decisões hoje é uma coisa amanhã outra. Diz-se que do plantel que ganhou o campeonato só lá estão no onze titular 3 ou 4 atletas (era so não mexer e ir buscar um clone do enzo). O Benfica desde a saída do enzo que tem vindo a decrescer de organização e agressividade. Diz-se que as contas estão no vermelho.
Meu caro perante esta realidade qual lhe parece a ÚNICA saída para o Rui, Direção e Treinador? Vamos ser sérios OK?!
Somos Benfica, somos família, somos união? Vamos deixar que o descalabro continue e nós assobiando para o lado, ah nós somos muito institucionalistas, as direções devem sempre cumprir os mandatos...
Ou somos mansos ou temos graves problemas mental, falo de nós como um todo.
Temos que nos unir amigos! E ir para a rua gritar!
De Anónimo a 31 de Agosto de 2024
Saudações benfiquistas.
Depois de Famalicão, fiz rapidamente as minhas previsões: íamos ganhar em casa ao Casa Pia e ao Estrela (verificou-se que houve muitas dificuldades em ambos os jogos), mas seríamos parados em Moreira de Cónegos. Dito e feito. Não é adivinhação, pelo contrário, é razoabilidade!
Já aqui disse uma vez e repito: tive o privilégio de ver o Benfica desse GRANDE SENHOR ERICKSON. Que classe de jogadores, de equipa e de futebol. Junto o Benfica da primeira passagem de Jorge Jesus (sobretudo os primeiros anos).
Agora, olho para isto e, tal como diz Darcy, é um misto de desilusão com irritação. Mais a preocupação: vai ser uma época desastrosa. O meu filho ontem dizia que para o ano vamos à Conference. A correr bem.
Não tenho visto muita crítica, mas os nossos defesas laterais são uma nulidade nos cruzamentos. Então o Bah é de fugir. Comparem com a qualidade do Sporting (a continuar como está, já podem encomendar as faixas e reservar o Marquês).
Lembram-se do Sporting de há uns anos atrás? Estamos na mesma! Gestão desportiva sem rumo, se autoridade e sem visão. Isto com um presidente que sabe de futebol. Mas o que tinha no campo ... por lá ficou.
Abraço a todos.
De Anónimo a 31 de Agosto de 2024
Parabéns pela realidade.
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 31 de Agosto de 2024
Muito bom comentário!!! Inteligente e certeiro.
Quanto a perceber de futebol, o "presidente" BANANOLA costa sabe tanto ou ainda menos do que o "treinador" PATETA schmidt, só que a soma dessas duas sabedorias anda muito próximo do ZERO X ZERO = ZERO.
A prova do que digo está nos MISERÁVEIS JOGOS que esta "equipa" - acho aquilo mais um conjunto desconjuntado de jogadores - nos apresenta jornada após jornada!!!!
O Costa está a transformar o Benfica num clubeco de ÓCIO, de FÉRIAS, em que os jogadores fazem o que querem e lutam e correm e têm níveis de entrega e agressividade nos jogos 100 (CEM) vezes inferiores ao scp e fcp e mesmo ao scb e vsc!!!!!!
Com esse PATETÃO schmidtzeco estamos entregues à SUMA INCOMPETÊNCIA e com fortes hipóteses de sermos goleados no ladrão e em alvaladra!!!!
Culpado maior, para não dizer ÚNICO desta desgraça e vergonha é essa figurinha abnóxia que faz de conta que é Presidente do Maior de Portugal!!!!
Já desde o ano passado que digo que com este "treinador" a desgraça vai ser total e vergonhosa.
Só não vê isso que for mesmo mesmo mesmo para lá de burro, e achar que jogar futebol profissional de nível europeu é o mesmo que jogar à bola!!!!!
Rua schmedtzeco, COVARDE AFRONTADOR da Massa associativa do Benfica.
Vai e leva contigo o APEDEUTA rui costa e com o dinheiro da indmnização compra um clubezinho à tua medida para te entreteres e julgares que és treinador de futebol.
Viva o Benfica, sempreeeeeeeeeeeeeee
Comentar post