VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Quinta-feira, 16 de Agosto de 2018

Tranquila

O inferno de Istambul foi ultrapassado com maior facilidade do que antevia e está feito metade do caminho de acesso à Champions League. Não foi um bom jogo, mas foi bem jogado pelo Benfica na medida em que fizemos exactamente aquilo que se exigia para passar a eliminatória: não nos remetemos exclusivamente à defesa da magra vantagem trazida de Lisboa, marcámos o importante golo fora, e depois foi possível fazer a gestão da eliminatória com muito mais tranquilidade. Não foi propriamente um passeio a Istambul (até porque o jogo foi bastante intenso em termos físicos) mas foi uma visita bem mais tranquila do que se esperaria.

 

 

Uma única alteração no onze, com a troca do Ferreyra pelo Castillo na frente de ataque. Se alguém esperava uma galopada irresistível dos turcos desde o minuto inicial à procura do golo que empataria a eliminatória, ficou desiludido. O Fenerbahce mostrou pouco mais do que aquilo que já tinha mostrado na Luz. Uma equipa pouco agressiva na procura da bola, com receio de arriscar muito no ataque e fraca reacção à perda da bola. Cedo se percebeu que o Benfica tinha tudo para carimbar a passagem, pois conseguiu assentar o seu jogo com relativa facilidade, mostrou-se uma equipa tranquila e a conseguir ter mais a bola em seu poder do que a equipa que tinha a obrigação de mandar no jogo. E também cedo se percebeu que o Benfica tinha tudo para chegar ao golo, porque devido à má reacção à perda da bola, quando conseguíamos acertar na transição para o ataque chegávamos à área adversária com alguma facilidade. Onde falhávamos mais era na altura de definição da jogada, sobretudo com o Cervi a mostrar-se absolutamente desastrado e o Gedson ainda a errar muito no último passe. Mas o nosso golo era muito mais provável do que o dos turcos, e aos vinte e seis minutos surgiu com naturalidade, numa tabela entre o Gedson e o Castillo, com o primeiro a conseguir desviar a bola na cara do guarda-redes. Apesar disto não ser uma ciência exacta, por aquilo que se via o apuramento do Benfica era agora quase uma certeza, até porque a reacção do Fenerbahce ao nosso golo foi inexistente. Um segundo golo nosso parecia aliás ser bastante mais provável (o Ferreyra, que tinha entrado para o lugar do lesionado Castillo, ficou pertíssimo de o fazer) mas bastou um relaxamento defensivo mesmo a fechar a primeira parte para que os turcos empatassem e ganhassem um ânimo que até então nunca tinham mostrado possuir.

 

 

Era expectável então um regresso forte do Fenerbahce para a segunda parte, à procura de um golo madrugador que deixasse a eliminatória em aberto. Foi isso mesmo que eles tentaram fazer, e pela primeira vez em todo o jogo (aliás, em toda a eliminatória mesmo) vimos o Fenerbahce assumir o controlo do jogo e instalar-se de forma mais convicta dentro do nosso meio campo. Apesar da maior dificuldade em controlarmos o jogo e da bola rondar mais frequentemente a nossa baliza, ainda assim não fomos propriamente sujeitos a um sufoco. Mas o perigo de um segundo golo turco surgir, que certamente colocaria o estádio e o jogo em ebulição, era real. Após um primeiro quarto de hora mais intenso a pressão dos turcos começou a perder fulgor, e pouco depois eles fizeram uma alteração táctica de muito maior risco, em que passaram a jogar com dois pontas-de-lança, e isto revitalizou-os. O Vlachodimos ainda foi obrigado a uma defesa de maior dificuldade, mas a resposta do Benfica veio minutos depois, com a entrada do Alfa para o lugar do Salvio. Com isto o Benfica inverteu o triângulo do meio campo, passando a jogar com dois médios mais recuados (o Pizzi foi fechar a direita) e o Fenerbahce morreu para o jogo. A partir deste momento nunca mais o nosso adversário conseguiu criar qualquer tipo de incómodo, e o jogo voltou a ter o perfil que tínhamos visto na primeira parte. Pensei até que iríamos conseguir ganhar o jogo nos minutos finais, mas infelizmente isso acabou por não acontecer - o André Almeida ainda teve uma oportunidade soberana para marcar no último lance do encontro, mas a bola passou ligeiramente ao lado do poste quando o guarda-redes já estava batido.

 

 

O homem do jogo e melhor em campo foi o Gedson. Tem ainda muito para melhorar na definição das jogadas - falhou passes que a acertar teriam resultado em ocasiões soberanas de golo, ou noutras ocasiões optou pelo passe para o colega errado quando tinha outro (em particular o Ferreyra) em muito melhor posição. Mas marcou o golo decisivo e encheu o campo, destacando-se sobretudo nas transições para o ataque. De resto, o Castillo estava a fazer um jogo agradável até ser substituído, o Fejsa fez o seu trabalho com a eficiência do costume, e os nossos centrais estiveram praticamente intransponíveis.

 

Segue-se o PAOK como o adversário a ultrapassar para chegarmos à Champions. Não é uma competição pela qual eu nutra particular interesse, mas os prémios monetários envolvidos fazem com que seja fundamental garantirmos a nossa presença. Acima de tudo não podemos menosprezar os gregos. São uma equipa complicada, com um ambiente em casa semelhante ao que vemos nos estádios turcos. Graças à especial atenção que nos foi concedida pela Liga, teremos a simpatia de disputar os dois jogos da eliminatória com uma recepção à lagartagem pelo meio (fantástico como dois sorteios conseguiram resultar exactamente no mesmo). Infelizmente parece que ao contrário do ano passado, em que a presença da lagartagem na Champions era de especial importância para o futebol nacional e por isso inventaram-se não sei quantas condicionantes para as primeiras jornadas, este ano a presença do Benfica já não importa tanto assim e por isso pela primeira vez em vários anos tivemos um sorteio sem quaisquer condicionantes. É a Liga que temos (claramente ao serviço do Benfica).

tags:
publicado por D'Arcy às 00:35
link do post | comentar
5 comentários:
De Antonio Campos a 16 de Agosto de 2018
Totalmente de acordo sobre o desenrolar do jogo, temos de melhor rapidamente o ultimo passe, pois se o fizermos seremos uma equipa muito mais forte. Não gostei da substituição não concretizada aos 90 minutos, penso que Zivko deveria ter entrada muito antes para o lugar do Pizzi ou Gedson. Rodar jogadores parece-me importante face ao que aí vem e também para não pagarmos a factura lá mais para a frente. Zivko, Rafa, sobretudo estes têm que ter mais jogo.
De Anónimo a 16 de Agosto de 2018
Grande regresso D'Arcy,

Mais uma cronica brilhante a analisar o jogo e no final a colocar o dedo na "ferida" do nosso sorteio interno.

Cumprimentos
De Dias Pereira a 17 de Agosto de 2018
Boa noite.
Terminei o comentário que aqui deixei após o Benfica-Guimarães com um Post Scriptum em que escrevi: "Oxalá que na Turquia não aconteçam desgraças muito grandes...".
Felizmente, as desgraças foram de uma dimensão tal que ainda nos permitiu ultrapassar a eliminatória, o que, sendo o mais importante, não é tudo.
Como a crónica do D'Arcy muito bem retrata, o jogo foi pobrezinho, com uma acção ofensiva sempre muito encolhida, feita muito mais à custa de fogachos individuais do que em resultado de uma dinâmica colectiva da equipa, com um último passe quase sempre inconsequente e uma finalização deplorável, que envergonharam, certamente, a nação benfiquista. É que, ver o modo como, em especial na parte final da 2.ª parte, a nossa defesa resolvia, com sofreguidão e despropósito, os ataques turcos, com pontapé para a frente - onde já não tínhamos ninguém!... - ou como "aproveitámos" - por mais de uma vez, lances de bola parada junto à área adversária, com um passe para o lado e, de seguida, uma série de passes sempre na direcção do nosso guarda-redes, envergonha, realmente, qualquer um. Pelo menos a mim envergonha-me!
A verdade é que o jogo, mau grado a passagem ao play-off da CL - onde teremos que jogar muito mais para ultrapassarmos o modesto PAOK de Salónica... - foi muito mauzinho. E faz-me muita confusão como é que há tantos a quererem tapar o sol com a peneira, anunciando exibições fantásticas e grandes atitudes, individuais e colectivas, depois de jogarmos o que (não!) temos jogado. Um dia a casa cai, e lá voltaremos, então, a acordar para a realidade.
Para mim, de bom só mesmo o resultado, mais a exibição - e o golo... - do Gedson. Tudo o resto foi miserável demais...
Uma última nota para referir que, uma vez mais, sofremos um golo que não é possível sofrer em alta competição. Grimaldo, mesmo sendo um minorca, não pode, repito não pode, deixar um adversário - que até nem é especialmente alto... - cabecear com aquele à-vontade perto do limite da nossa pequena área. São os tais relaxamentos - a que eu chamo laxismo e inaceitável sobranceria!... - que têm sido "mais que muitos", sem que se perceba qualquer evidência no sentido da sua correcção.
(Atenção, porque, eu falo da [não] intervenção de Grimaldo, mas parece-me que Odysseas também é um pouco mal batido. Os ditos relaxamentos são contagiosos?...).
Em face do que é o momento actual do nosso futebol, e atendendo aos sinais que têm sido reiteradamente emitidos, agravados com o que me parece ser a comprovada incapacidade do nosso treinador para pôr a equipa a jogar futebol, não antevejo nada de bom para esta época. E nem com sorteios mais simpáticos iríamos a algum lado...
Enfim... resta-me acreditar que, ao contrário do que indiciam todos os sinais repetidamente percebidos, a equipa apareça, de um dia para o outro, a jogar um futebol decente, consistente e inequivocamente vencedor, para podermos, então, voltar a ser Benfica. Até lá, continuaremos com o credo na boca e o coração em sobressalto, qualquer que seja o adversário: de um Tondela de vão de escada a um Boavista de futebol pobre e feio, passando por um qualquer Moreirense empertigado...
Viva o Benfica!
Saudações benfiquistas!
De E Pluribus Unum a 17 de Agosto de 2018
Caro Dias Pereira, tenho-o como um grandíssimo BENFIQUISTA, e sabedor do que é o FUTEBOL PROFISSIONAL A SÉRIO E DO MAIS ALTO NÍVEL. Só por isso e desde já , os meus SINCEROS PARABÉNS.
Nós BENFICA, precisamos de muitos, muitos, muitíssimos mais DIAS PEREIRAS a apoiar e a viver o nosso Glorioso e Inigualável Clube, que é o Maior e o Melhor de Portugal........ em TUDOOOOOOOOOO.

Relativamente a este jogo efectuado na Turquia, concordo em 95% com a sua análise.
A discordância dos 5% deve-se ao facto de eu achar que o nosso guarda-redes Odissyas Vlachodimos esteve muito bem no jogo, e que foi o melhor jogador da nossa equipa logo a seguir ao ENORME Gedson Fernandes.
Na minha modesta opinião - que no entanto vale tanto como qualquer outra de um Benfiquista como eu -, Odisseyas Vlachodimos não tem hipótese de evitar aquele golo pois o cabeceamento é muito bem executado para uma zona onde ele não poderia chegar, a não ser que tivesse dons de adivinho e estivesse no local à espera da bola antes de ela ser cabeceada.

Claro que o golo é MUITO CONSENTIDO, aliás como é costume nesta nossa equipa que tudo facilita aos adversários - veja-se como exemplo os recentes golos sofridos na nossa Catedral contra o Vit. Guimarães -, e tal não pode acontecer se o Benfica quiser ser mesmo o GRANDE BENFICA e não apenas mais uma equipa vulgar das muitas que existem na prova europeia apenas para fazerem número.

Infelizmente eu até adivinhei a marcação daquele golo do Fenerbaçhe, pois nos minutos anteriores ao mesmo, estava eu a comentar com os meus amigos Benfiquistas que comigo viam o jogo, dizendo-lhes eu que " O Benfica está a fazer tudo para que o Fenerbaçhe marque o seu golo". Meu dito meu feito. INFELIZMENTE.

Estamos sempre com o coração nas mãos nos jogos do nosso BENFICA que, com este treinador parece que se sente muito feliz em dizer que foi a SUPERAÇÃO da equipa que fez com se se eliminasse o Fenerbaçhe!!!!

SUPERAÇÃO para eliminar o Fenerbaçhe?!?!?!
É o que faz termos um treinador com mentalidade do Vilafranquense ou do Fátima ou Paços de Ferreira, etc,etc,etc,.....

Ainda quanto ao golo que sofremos, na minha opinião a maior culpa é do lateral direito que facilitou tudo ao adversário para que ele cruzazze a bola para a entrada da pequena área com TODAS AS FACILIDADES DO MUNDO, limitando-se a ver e a "tirar fotografias" ao jogador turco para ver como ele centrava as bolas. UMA VERGONHA.
Falta RAÇA. MUITA RAÇA. FALTA QUERER E FALTA AMBIÇÃO.

Com estes dirigentezinhos que temos e com a sua PEQUENÉRRIMA mentalidade, sonhar com um BENFICA GIGANTE E VERDADEIRAMENTE EUROPEU, é como um trabalhador que não consegue mais do que o ordenado mínimo sonahr em ter um Mercedes Classe E.
FICA-SE PELO SONHO sem nunca atingir a realidade.

Um abraço carregado de BENFIQUISMO, e que os seus alertas nos excelentes comentários que escreve sirvam para que alguém da Estrutura do nosso Benfica os faça chegar a Presidente e treinadores a ver se de uma vez por todas saímos da PACHORRICE ENDÉMICA que tomou conta do nosso querido Clube e passamos a ser de facto um dos grandes, mas mesmo dos grandes Clubes e equipas da Europa.

BENFICA BENFICA BENFICAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA SEMRPEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE O MAIOIR E O MELHORRRRRRRRRRRRR.

P.S. " A HISTÓRIA E A GRANDEZA DO BENFICA EXIGE-NOS GANHAR SEMPRE".
Renato Paiva dixit.
De Dias Pereira a 21 de Agosto de 2018
Caro E Pluribus Unum,
Agradeço, e retribuo, o simpáticos cumprimento e as referências que fez.
Concordo que, realmente, no golo do Fenerbahce, o nosso guarda-redes não terá tido grandes possibilidades de o evitar. Porém, há uma fracção de segundo de atraso na sua resposta ao cabeceamento do atacante turco, que nos foi completamente fatal. A culpa foi, mesmo, do Grimaldo, que facilitou de maneira inaceitável e, em consequência disso, sofremos um golo que nos poderia ter custado muito caro. A rever, imperiosamente!
Viva o Benfica!
Saudações benfiquistas!

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Março 2024

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Persistência

Cumprida

Chave

Reflexo

Desastrosa

Inócua

Rajada

Consistência

Revolução

Medíocre

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds