Uma vitória tranquila num jogo que até nem parecia poder ter este cenário no seu período inicial. Mas dois golos quase de rajada deixaram tudo quase decidido e permitiram-nos gerir com tranquilidade e acima de tudo sem desligar completamente do jogo, para variar. Também merecemos um jogo destes de vez em quando.

O primeiro facto assinalável foi o regresso de quatro jogadores recuperados da COVID-19. Gilberto, Vertonghen, Grimaldo e Waldschmidt apareceram de início, juntamente com o regressado Gabriel num onze onde o Cervi se manteve, regressando à sua posição de origem. O início de jogo foi pouco entusiasmante. O Benfica teve domínio territorial e criou algumas situações de perigo, mas sem conseguir finalizar na maior parte delas. Uma vez mais, alguma falta de qualidade no passe a pautar o nosso jogo, especialmente no momento de decisão. Muitas das situações de perigo acabaram por ser desperdiçadas por falta de qualidade no último passe. Do outro lado a B SAD não fez grande coisa, e o Svilar foi quase um espectador durante todo o jogo - não me recordo de uma defesa dele, a não ser num lance que foi anulado por fora de jogo. Num jogo destes há sempre o perigo do adversário marcar primeiro, porque como as coisas estão sabemos perfeitamente o rumo mais provável a partir desse momento. Mas as coisas caíram para o nosso lado pouco depois da meia hora graças a um golo caricato e algo feliz. Depois de uma saída do guarda-redes aos pés do Darwin, uma carambola entre ele, o Darwin e um defesa deixou a bola à frente do Darwin com a baliza aberta, e ele só teve que marcar. Cinco minutos depois o jogo ficou muito bem encaminhado, depois de um raro golo do Benfica na sequência de um pontapé de canto. Pontapé largo do Grimaldo, cabeceamento do Jardel a enviar a bola para junto da baliza, onde apareceu o Rafa a finalizar quase sobre a linha de golo. Na segunda parte, para a qual o Waldschmidt já não regressou, o Benfica limitou-se sobretudo a gerir, mas felizmente sem fazer daquelas 'gestões' em que entrega completamente o domínio do jogo ao adversário. Mantivemos sempre o Belenenses relativamente longe da nossa área, espreitando o ataque através de alguma transições rápidas, e quando à passagem da hora de jogo o Weigl rendeu o Gabriel ficámos ainda mais tranquilos, porque o alemão trouxe mais alguma estabilidade, quanto mais não seja por não falhar tantos passes. E aos setenta e dois minutos fechámos de vez o jogo, numa boa iniciativa do Rafa, que depois soltou a bola no momento certo para o Cervi finalizar com classe, picando a bola sobre o guarda-redes quando este lhe saiu aos pés. Até final, gestão tranquilíssima com várias substituições e até estivemos perto de marcar o quarto golo, sendo um defesa da B SAD a cortar o remate do Chiquinho sobre a linha de golo.

Destaques no Benfica para o Rafa, que terá sido mesmo o melhor em campo, e também para o Cervi, Darwin e Grimaldo, que não pareceu nada afectado pela COVID. Sem surpresas, pareceu-me que o rendimento dele subiu pelo facto de ter o Cervi a jogar à sua frente. Os dois entendem-se de olhos fechados e acho que não há outro jogador no plantel que permita ao Grimaldo jogar de forma tão solta. Fiquei bastante contente com o golo do Cervi, porque fez por merecê-lo. É uma opinião pessoal, mas gostava mesmo muito que ele não saísse do plantel, porque é um jogador que pode ser útil (como o tem mostrado) e que dá sempre tudo em campo.
A missão foi cumprida sem sobressaltos e estamos nas meias-finais da Taça de Portugal, onde vamos defrontar o Estoril. Foi positivo vermos quatro jogadores de regresso e termos um jogo ideal para que eles recuperem o ritmo de jogo - três deles fizeram os noventa minutos, aparentemente sem dificuldades de maior. Agora é preparar da melhor maneira possível, face às condicionantes (ficámos agora a saber que também o nosso treinador está infectado), o jogo absolutamente decisivo que se segue.
De Redpower a 29 de Janeiro de 2021
Plenamente de acordo! É esta a atitude a ter em todos os jogos. Jogadores concentrados e rápidos na pressão e na reação à perda. Assim não deixamos o adversário sequer sonhar em surpreender-nos. Quando os deixamos jogar e nos comportamos como se estivéssemos num treino, os desgostos são inevitáveis...
Neste momento ninguém compreenderia a saída do Cervi. Vender o jogador em melhor forma atualmente e que provou ser (muito) útil, seria verdadeiramente uma estupidez. Ainda mais porque os valores envolvidos nem são muito significativos. Precisamos de jogadores assim, com garra e que transmitem essa atitude à equipa também. Só espero que o que vem nos jornais sejam simples especulações.
Ainda vamos a tempo de uma grande época, basta querer e dar tudo pela camisola do Benfica!!
VIVA O BENFICA!
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 29 de Janeiro de 2021
TRANQUILA devia ser a REGRA e não a excepção.
Jogo fraco e pobre contra uma equipazeca de 2ª divisão.
A vitória é justíssima, mas não mostrou nada de novo. Futebol sempre igual, lento, trapalhão até, e muito longe do que deve ser o Futebol do Benfica.
O Benfica precisa e merece muito mais. Muitos melhores jogadores, treinadores e dirigentes.
BENFICA BENFICA BENFICA... desde sempre e para sempreeeeeeeeeeeeee
De Luis Agostinho a 29 de Janeiro de 2021
Gostei do resultado, mas os problemas da equipa continuam, sobretudo, na minha opinião, no meio-campo, e que depois, afecta toda a equipa, como ataca e como defende.
Não entendo a insistência de colocar o Gabriel a 6 e o Taraabt a 8. Enfim, estamos a chegar ao final do período de "mercado de inverno", e estou cada vez mais convencido de que vamos ter de levar com isto toda a época, e também estou convencido de que, se assim for, não vamos ganhar nada.
Taraabt perde uma imensidão de bolas, que causam desequilíbrios na equipa, e por isso estamos sempre em perigo de sofrer um golo no contra-ataque. Também não sabe defender. O Gabriel está sempre mal posicionado e deixa um buracão à frente da defesa e estamos sempre em risco de sofrer um golo de média distância, ou um passe de morte para as costas da defesa. E o Gabriel também falha um horror de passes, desequilíbrio na equipa, e perigo de sofrer um golo no contra-golpe. Com o Pizzi as coisas não melhoram porque este defende com "golpe de olhos", apenas. Por isso sofremos tantos golos, e ontem tivemos a sorte de isso não acontecer, apesar de um contra ataque perigoso, do Belém, e se tem sido golo, seria mais do mesmo... Gostava que viesse um 8, já que a posição 6, na minha opinião, está bem entregue a Weigl e acho que o Samaris ficaria como suplente. Se, como parece, não vier um 8, entre os que estão, gostava de ver um meio campo com Gabriel a 8 e o Weigl a 6. Acho que seria a opção mais sólida. Mas o JJ nunca os juntou, pelos vistos considera-os incompatíveis, ao contrário do Taraabt - Gabriel e Pizzi - Gabriel e Chiquinho - Gabriel...enfim, há coisas que não compreendo.
Uma nota final, se já estava preocupado para o jogo no WC do Campo Grande devido às fragilidades e desequilíbrios que a equipa tem demonstrado, ainda mais fico com as sequelas físicas e de forma, do surto de covid, e hoje, ainda mais preocupado fiquei em saber que teremos o pasteleiro no apito e o macron no var. Mas isso são consequências de outra coisa com a qual não concordo, a política de não defesa dos interesses do Benfica na liga, federação, etc, da parte da direcção/estrutura.
De Anónimo a 30 de Janeiro de 2021
Valeu o resultado! As falhas continuam lá. O meio-campo continua uma lástima na qualidade de passe e na dinâmica do jogo. O número de passes errados no meio-campo não é digno de uma equipa do Benfica.
O mestre da táctica continua fiel aos seus erros, pois insistir em Taarabt e Gabriel no meio-campo é o mesmo que pretender que um "esteio" jogue futebol.
Salva-se deste jogo a confirmação de que neste momento o Cervi é titular indiscutível do Benfica e a sua presença no terreno de jogo é imprescindível para a qualidade de jogo do Grimaldo.
O Everton e o Pedrinho vêm confirmando o erro de avaliação nas suas contratações. Oxalá me desmintam daqui para a frente, mas estes 38M€ investidos na qualidade de um 8 e num jogador possante de área e num defesa direito era o essencial.
Por fim, ainda bem, ao que parece, que a estrutura à frente 10 anos deu a mão à palmatória e recuou na intenção de dispensar o Cervi.
Agora é aguardar pelo jogo em Alvalade, onde só a vitória interessa para manter a luta no campeonato. Em caso de derrota ou empate, por muito que nos custe, já não chegamos mais lá, termina o campeonato e a luta é pelo terceiro lugar com o Braga.
Sócio há 26 anos, hoje mais benfiquista que ontem!
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 30 de Janeiro de 2021
Toda a verdade, está aí expressa nesse seu comentário.
Subscrevo INTEGRALMENTE.
Saudações da Águia Eterna.
BENFICA BENFICA BENFICA................ desde sempre e para sempreeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
De Luís Manuel a 31 de Janeiro de 2021
Olá D'Arcy, e obrigado pelo post.
Verdade: de vez em quando merecemos um jogo mais tranquilo... Concordo com a tua análise, mas até marcarmos o (feliz) primeiro golo andámos muito tempo a "engonhar"... Muito bons os golos do Rafa e do Cervi, e espero que este fique connosco, é um jogador importante, lutador e com boa técnica como se viu no golo que marcou. Soube agora que o Ferro foi emprestado ao Valência, e sinceramente lamento que não fique entre nós. O Valência será talvez a quarto, quinto clube em Espanha. Não terá o Ferro qualidade para ficar no Benfica?
Bom, ganhámos o jogo, houve boas indicações de alguns jogadores, apesar de recém-curados do covid, acho que houve coisas boas e outras menos boas mas o importante está feito e estamos nas meias-finais da Taça. Gostava de ver um meio-campo com o Weigl a 6 e o Gabriel a 8.
Agora é mesmo concentração total no jogo que se segue. É decisivo, como dizes. Vai ser muito difícil, até mesmo por essa carga psicológica de ser um jogo determinante. Temos de fazer das fraquezas forças. Só mesmo com muita entreajuda, luta e espírito de sacrifício poderemos vencer. Uma vitória pode relançar-nos. Mas temos de ser enormes, porque com tudo o que nos atingiu as coisas não vão ser nada simples. Temos de lutar e de estar unidos. Força, Benfica!
Comentar post