VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Sexta-feira, 29 de Janeiro de 2021

Tranquila

Uma vitória tranquila num jogo que até nem parecia poder ter este cenário no seu período inicial. Mas dois golos quase de rajada deixaram tudo quase decidido e permitiram-nos gerir com tranquilidade e acima de tudo sem desligar completamente do jogo, para variar. Também merecemos um jogo destes de vez em quando.

1.jpg

O primeiro facto assinalável foi o regresso de quatro jogadores recuperados da COVID-19. Gilberto, Vertonghen, Grimaldo e Waldschmidt apareceram de início, juntamente com o regressado Gabriel num onze onde o Cervi se manteve, regressando à sua posição de origem. O início de jogo foi pouco entusiasmante. O Benfica teve domínio territorial e criou algumas situações de perigo, mas sem conseguir finalizar na maior parte delas. Uma vez mais, alguma falta de qualidade no passe a pautar o nosso jogo, especialmente no momento de decisão. Muitas das situações de perigo acabaram por ser desperdiçadas por falta de qualidade no último passe. Do outro lado a B SAD não fez grande coisa, e o Svilar foi quase um espectador durante todo o jogo - não me recordo de uma defesa dele, a não ser num lance que foi anulado por fora de jogo. Num jogo destes há sempre o perigo do adversário marcar primeiro, porque como as coisas estão sabemos perfeitamente o rumo mais provável a partir desse momento. Mas as coisas caíram para o nosso lado pouco depois da meia hora graças a um golo caricato e algo feliz. Depois de uma saída do guarda-redes aos pés do Darwin, uma carambola entre ele, o Darwin e um defesa deixou a bola à frente do Darwin com a baliza aberta, e ele só teve que marcar. Cinco minutos depois o jogo ficou muito bem encaminhado, depois de um raro golo do Benfica na sequência de um pontapé de canto. Pontapé largo do Grimaldo, cabeceamento do Jardel a enviar a bola para junto da baliza, onde apareceu o Rafa a finalizar quase sobre a linha de golo. Na segunda parte, para a qual o Waldschmidt já não regressou, o Benfica limitou-se sobretudo a gerir, mas felizmente sem fazer daquelas 'gestões' em que entrega completamente o domínio do jogo ao adversário. Mantivemos sempre o Belenenses relativamente longe da nossa área, espreitando o ataque através de alguma transições rápidas, e quando à passagem da hora de jogo o Weigl rendeu o Gabriel ficámos ainda mais tranquilos, porque o alemão trouxe mais alguma estabilidade, quanto mais não seja por não falhar tantos passes. E aos setenta e dois minutos fechámos de vez o jogo, numa boa iniciativa do Rafa, que depois soltou a bola no momento certo para o Cervi finalizar com classe, picando a bola sobre o guarda-redes quando este lhe saiu aos pés. Até final, gestão tranquilíssima com várias substituições e até estivemos perto de marcar o quarto golo, sendo um defesa da B SAD a cortar o remate do Chiquinho sobre a linha de golo.

3.jpg

Destaques no Benfica para o Rafa, que terá sido mesmo o melhor em campo, e também para o Cervi, Darwin e Grimaldo, que não pareceu nada afectado pela COVID. Sem surpresas, pareceu-me que o rendimento dele subiu pelo facto de ter o Cervi a jogar à sua frente. Os dois entendem-se de olhos fechados e acho que não há outro jogador no plantel que permita ao Grimaldo jogar de forma tão solta. Fiquei bastante contente com o golo do Cervi, porque fez por merecê-lo. É uma opinião pessoal, mas gostava mesmo muito que ele não saísse do plantel, porque é um jogador que pode ser útil (como o tem mostrado) e que dá sempre tudo em campo.

 

A missão foi cumprida sem sobressaltos e estamos nas meias-finais da Taça de Portugal, onde vamos defrontar o Estoril. Foi positivo vermos quatro jogadores de regresso e termos um jogo ideal para que eles recuperem o ritmo de jogo - três deles fizeram os noventa minutos, aparentemente sem dificuldades de maior. Agora é preparar da melhor maneira possível, face às condicionantes (ficámos agora a saber que também o nosso treinador está infectado), o jogo absolutamente decisivo que se segue.

tags:
publicado por D`Arcy às 00:50
link do post | comentar
6 comentários:
De Redpower a 29 de Janeiro de 2021
Plenamente de acordo! É esta a atitude a ter em todos os jogos. Jogadores concentrados e rápidos na pressão e na reação à perda. Assim não deixamos o adversário sequer sonhar em surpreender-nos. Quando os deixamos jogar e nos comportamos como se estivéssemos num treino, os desgostos são inevitáveis...

Neste momento ninguém compreenderia a saída do Cervi. Vender o jogador em melhor forma atualmente e que provou ser (muito) útil, seria verdadeiramente uma estupidez. Ainda mais porque os valores envolvidos nem são muito significativos. Precisamos de jogadores assim, com garra e que transmitem essa atitude à equipa também. Só espero que o que vem nos jornais sejam simples especulações.

Ainda vamos a tempo de uma grande época, basta querer e dar tudo pela camisola do Benfica!!

VIVA O BENFICA!
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 29 de Janeiro de 2021
TRANQUILA devia ser a REGRA e não a excepção.

Jogo fraco e pobre contra uma equipazeca de 2ª divisão.

A vitória é justíssima, mas não mostrou nada de novo. Futebol sempre igual, lento, trapalhão até, e muito longe do que deve ser o Futebol do Benfica.

O Benfica precisa e merece muito mais. Muitos melhores jogadores, treinadores e dirigentes.

BENFICA BENFICA BENFICA... desde sempre e para sempreeeeeeeeeeeeee
De Luis Agostinho a 29 de Janeiro de 2021
Gostei do resultado, mas os problemas da equipa continuam, sobretudo, na minha opinião, no meio-campo, e que depois, afecta toda a equipa, como ataca e como defende.
Não entendo a insistência de colocar o Gabriel a 6 e o Taraabt a 8. Enfim, estamos a chegar ao final do período de "mercado de inverno", e estou cada vez mais convencido de que vamos ter de levar com isto toda a época, e também estou convencido de que, se assim for, não vamos ganhar nada.
Taraabt perde uma imensidão de bolas, que causam desequilíbrios na equipa, e por isso estamos sempre em perigo de sofrer um golo no contra-ataque. Também não sabe defender. O Gabriel está sempre mal posicionado e deixa um buracão à frente da defesa e estamos sempre em risco de sofrer um golo de média distância, ou um passe de morte para as costas da defesa. E o Gabriel também falha um horror de passes, desequilíbrio na equipa, e perigo de sofrer um golo no contra-golpe. Com o Pizzi as coisas não melhoram porque este defende com "golpe de olhos", apenas. Por isso sofremos tantos golos, e ontem tivemos a sorte de isso não acontecer, apesar de um contra ataque perigoso, do Belém, e se tem sido golo, seria mais do mesmo... Gostava que viesse um 8, já que a posição 6, na minha opinião, está bem entregue a Weigl e acho que o Samaris ficaria como suplente. Se, como parece, não vier um 8, entre os que estão, gostava de ver um meio campo com Gabriel a 8 e o Weigl a 6. Acho que seria a opção mais sólida. Mas o JJ nunca os juntou, pelos vistos considera-os incompatíveis, ao contrário do Taraabt - Gabriel e Pizzi - Gabriel e Chiquinho - Gabriel...enfim, há coisas que não compreendo.
Uma nota final, se já estava preocupado para o jogo no WC do Campo Grande devido às fragilidades e desequilíbrios que a equipa tem demonstrado, ainda mais fico com as sequelas físicas e de forma, do surto de covid, e hoje, ainda mais preocupado fiquei em saber que teremos o pasteleiro no apito e o macron no var. Mas isso são consequências de outra coisa com a qual não concordo, a política de não defesa dos interesses do Benfica na liga, federação, etc, da parte da direcção/estrutura.
De Anónimo a 30 de Janeiro de 2021
Valeu o resultado! As falhas continuam lá. O meio-campo continua uma lástima na qualidade de passe e na dinâmica do jogo. O número de passes errados no meio-campo não é digno de uma equipa do Benfica.
O mestre da táctica continua fiel aos seus erros, pois insistir em Taarabt e Gabriel no meio-campo é o mesmo que pretender que um "esteio" jogue futebol.
Salva-se deste jogo a confirmação de que neste momento o Cervi é titular indiscutível do Benfica e a sua presença no terreno de jogo é imprescindível para a qualidade de jogo do Grimaldo.
O Everton e o Pedrinho vêm confirmando o erro de avaliação nas suas contratações. Oxalá me desmintam daqui para a frente, mas estes 38M€ investidos na qualidade de um 8 e num jogador possante de área e num defesa direito era o essencial.
Por fim, ainda bem, ao que parece, que a estrutura à frente 10 anos deu a mão à palmatória e recuou na intenção de dispensar o Cervi.
Agora é aguardar pelo jogo em Alvalade, onde só a vitória interessa para manter a luta no campeonato. Em caso de derrota ou empate, por muito que nos custe, já não chegamos mais lá, termina o campeonato e a luta é pelo terceiro lugar com o Braga.
Sócio há 26 anos, hoje mais benfiquista que ontem!
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 30 de Janeiro de 2021
Toda a verdade, está aí expressa nesse seu comentário.
Subscrevo INTEGRALMENTE.

Saudações da Águia Eterna.

BENFICA BENFICA BENFICA................ desde sempre e para sempreeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
De Luís Manuel a 31 de Janeiro de 2021
Olá D'Arcy, e obrigado pelo post.

Verdade: de vez em quando merecemos um jogo mais tranquilo... Concordo com a tua análise, mas até marcarmos o (feliz) primeiro golo andámos muito tempo a "engonhar"... Muito bons os golos do Rafa e do Cervi, e espero que este fique connosco, é um jogador importante, lutador e com boa técnica como se viu no golo que marcou. Soube agora que o Ferro foi emprestado ao Valência, e sinceramente lamento que não fique entre nós. O Valência será talvez a quarto, quinto clube em Espanha. Não terá o Ferro qualidade para ficar no Benfica?

Bom, ganhámos o jogo, houve boas indicações de alguns jogadores, apesar de recém-curados do covid, acho que houve coisas boas e outras menos boas mas o importante está feito e estamos nas meias-finais da Taça. Gostava de ver um meio-campo com o Weigl a 6 e o Gabriel a 8.

Agora é mesmo concentração total no jogo que se segue. É decisivo, como dizes. Vai ser muito difícil, até mesmo por essa carga psicológica de ser um jogo determinante. Temos de fazer das fraquezas forças. Só mesmo com muita entreajuda, luta e espírito de sacrifício poderemos vencer. Uma vitória pode relançar-nos. Mas temos de ser enormes, porque com tudo o que nos atingiu as coisas não vão ser nada simples. Temos de lutar e de estar unidos. Força, Benfica!

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Confrangedora

Arrasador

Sofrível

Solidez

Escasso

Profundidade

Domínio

Finalmente

Sina

Martírio

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds